Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Polícia Militar de Itamaraju realiza homenagem a PM morto a tiros



A Polícia Militar lotada na 43ª CIPM de Itamaraju realizou uma homenagem ao Sd PM Márcio Pereira dos Santos, assassinado na noite de terça-feira (06/12) ao reagir heroicamente um assalto na Paralela em Salvador.

Assim como em várias regiões da Bahia, a PM de Itamaraju se juntou durante a tarde desta quarta-feira (07/12) para homenagear o colega de trabalho morto de forma trágica e inesperada. Três viaturas e vários PMs se posicionaram nas imediações da Praça castelo Branco no centro do município para prestar a homenagem.

Em forma e com as sirenes das viaturas ligadas, os PMs respeitaram um minuto de silêncio lembrando a morte do Sd PM Márcio Pereira dos Santos, para os polícias de Itamaraju, a vítima morreu de forma heroica quando no extinto de salvar vidas reagiu ao assalto mais acabou sendo baleado./Cocobongo

ITAMARAJU | Ex-diretor de obras denuncia prefeito e vereador dispara: “Se for prender a quadrilha tem que arrumar vários ônibus”



Em mais uma sessão ordinária os vereadores do município de Itamaraju estiveram reunidos, no período noturno desta terça-feira (06), para a aprovação de indicações enviadas a casa por vários edis.

Com o número legal de 11 vereadores a sessão foi presidida pelo parlamentar Chico do Hotel, que solicitou a lista de presença, seguida com a leitura da ata de sessão anterior e ordem do dia.

Em grande expediente, a palavra foi franqueada aos parlamentares e a pérola da noite foi o discurso do vereador Adriano Pinaffo, que relatou possuir um dossiê oferecido pelo ex-diretor de obras do município o popular “Neto Milionário”, com número superior a 600 fotos e arquivos relatando desvios do dinheiro público. 

Causando um grande prejuízo para a comunidade, onde ruas estão tomadas pelo lixo, funcionários dispensados e pouco modificou nos valores da folha de pagamento, mas cerca de 30% da folha foi despedida em contratos. Empresas que prestavam serviços, mas utilizavam de veículos e funcionários numa forma de desvio, sem contar que lâmpadas e reparos não são realizados, mesmo recebendo altíssimos valores. Alegou ainda que uma obra licitada chegou a utilizar máquinas da prefeitura, afirmou o vereador.

O vereador Antônio Portugal, em formato irônico relatou que uma CPI deve ser aprovada para caçar o prefeito Pedro da Campineira no exercício de 2017. Pois todas as alegações foram levantadas e todos os parlamentares foram contra, no início de 2016.neto-pedro

O parlamentar Mazuk Ribeiro, também discursou e falou que mais de R$ 2 milhões de reais foi repatriado e 30% dos funcionários foram demitidos , no entanto os serviços básico de coleta de lixo, iluminação pública e outros não estão funcionancionando.

Na sequência o vereador Rubens do Hospital também disparou e acusou, falando que na prefeitura foi instalada uma quadrilha.

Os vereadores alegam que as contas do prefeito Pedro da Campineira possuem enormes indícios da prática criminosa e que devem ser apuradas.

O parlamentar Paulo Vitor chamou o prefeito de irresponsável, mas afirmou que as denúncias são gravíssimas e se caso houver o prosseguimento, serão necessários vários ônibus para prender os criminosos instalados na prefeitura.

Em formato unânime todos os vereadores solicitaram a presença do diretor de obras, na próxima sessão para apresentar num data show os vídeos com a confirmação dos crimes e nomes citados como envolvidos nas práticas.

Valzão relatou que muitas das denúncias apontadas pelo ex-diretor Neto, passaram pelo olhar de todos, mas somente agora no final que os escândalos vem à tona. Agora resta ser justo com Itamaraju e medidas devem ser tomadas, na votação das contas do gestor.

Chico do Hotel garantiu que votará as contas e fará justiça com o povo de Itamaraju, onde permitirá que a câmara faça seu papel e assim evite que crimes e desvios tornem a ocorrer. O ex-diretor  será convocado a tribuna livre e assim tornar todo o processo oficial, destinando aos órgãos responsáveis alegações dos crimes.

Na sequência houve a aprovação unanime da indicação proposta pelo vereador Paulo Vitor, que garante o título de cidadão itamarajuense ao parlamentar Valzão. Outro projeto aprovado por todos, foi o aumento salarial de 15% para os funcionários da câmara municipal de vereadores.

A próxima sessão que garante ser explosiva devido à convocação do ex-diretor de obras que está marcada para acontecer nesta terça-feira (13)./TN

Justiça decreta prisão preventiva do casal acusado na morte do filho “bebê” em Prado


Resultado de imagem para casal Jorge Mendes Carneiro Junior, 41 anos e a sua esposa Erisângela Santos Silva, 38 anos

A justiça decretou no início da noite desta quarta-feira (07/12), a prisão preventiva do casal Jorge Mendes Carneiro Junior, 41 anos e a sua esposa Erisângela Santos Silva, 38 anos, que está grávida de três meses. O casal já está preso desde o último dia 9 de novembro na sede da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, por força de um mandado de prisão temporária decretado pelo juiz Leonardo Santos Vieira Coelho, da comarca de Prado, expedido no último dia 8 de novembro, que atendeu uma representação do delegado Júlio César Teles.

Os acusados são os pais do garotinho Pedro Silva Carneiro, de 9 meses de idade, morto possivelmente após ter caído da porta traseira da Caminhonete Hilux dirigida pelo pai, no início da noite de sábado do último dia 29 de outubro de 2016, numa estrada litorânea ao norte do município de Prado. Os pais contam que a criança caiu com a freada do carro, tão logo a mãe ter dado um grito com expressão para o marido: “Jorge a porta abriu” e ele faz a frenagem bruscamente, levando a porta ao canto e a criança caindo para fora, possivelmente de cabeça para baixo.

O mandado de prisão provisória contra o casal que é acusado de participação na morte do próprio filho bebê vence nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro. Na manhã da última sexta-feira (02), o Tribunal de Justiça da Bahia negou um pedido do habeas corpus em favor do casal. E na última segunda-feira (05/12), o delegado Júlio Telles, presidente do inquérito policial do caso representou pela prisão preventiva do casal por se convencer que os pais mataram o próprio filho por agressão física. E no final da manhã desta quarta-feira (07), o delegado Júlio Teles concluiu e remeteu a justiça o inquérito policial do caso. E as 18h30 desta mesma quarta-feira (07), o juiz Leonardo Coelho, titular da comarca de Prado, transformou a prisão temporária do casal em prisão preventiva.

O laudo concludente da perícia na exumação do corpo do bebê foi entregue ao delegado presidente do inquérito, na última sexta-feira (02/12), e trouxe um resultado semelhante ao do primeiro laudo de medicina legal. O laudo diz que o bebê teve sua causa morte decorrente de duas lesões na cabeça, uma na região temporal esquerda (acima da orelha) e outra na região parietal (nuca), além de uma terceira fratura na mandíbula (a Mandíbula forma a parte inferior da cabeça, que por vezes se usa a palavra externa de maxilar ou queixo).

Foi constatada estrutura óssea quebrada e trincada e, não mutilação, o que caracteriza realmente a possível queda por acidente de trânsito ou por objeto capaz de ter agido traumaticamente sobre o corpo do bebê. O perito médico legal Welson Nascimento descreve que as lesões ósseas encontradas no corpo do bebê não têm como definir e nem afirmar se a criança foi vítima de violência humana, apenas podendo afirmar que o bebê teve causa morte por instrumento contundente. (O que pode ter sido por uma queda, acidente de trânsito, arremessamento ou lesões produzidas por pressão da força).

Já o laudo da reprodução simulada ainda não foi entregue e tem previsão de chegar às mãos do delegado do caso em até 23 de dezembro. Mas em relação à dinâmica, o perito criminal Bruno Melo, autoridade cientifica responsável pelo trabalho de reconstituição e confecção do laudo concludente, tenta esclarecer a possibilidade de uma queda contada na versão dos pais, ter provocado três fraturas ósseas em três lugares distintos da cabeça: uma na região temporal esquerda (acima da orelha) e outra na região parietal (nuca), além de uma terceira fratura na mandíbula (maxilar, queixo).

Na noite do último sábado (03), a Caminhonete Hilux dos pais do bebê foi examinada pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas objetivando encontrar manchas de sangue no veículo e o trabalho foi acompanhado pelo delegado presidente do inquérito Júlio Telles. Os peritos Bruno Melo, Eder Ramos e Sandro de Abreu utilizaram o luminol, um produto químico especial capaz de fazer aparecer traços de sangue em locais invisíveis a olho nu. Eles utilizaram também iluminação ultravioleta, um dos equipamentos mais utilizados pelos peritos para revelar cenas ocultas de um crime.

O perito criminal Bruno Melo disse que a técnica é tão eficaz que pode encontrar os vestígios de sangue “mesmo em locais onde um criminoso tentou eliminar as pistas, usando fortes produtos de limpeza”. Só foi possível encontrar manchas de sangue no banco dianteiro do carona e na lateral da mesma poltrona na parte de acesso ao banco traseiro. E também foi encontrado sangue no “bebê conforto”, tanto na almofada, quando na parte externa inferior do carrinho.

O perito criminal Bruno Melo disse que o que foi encontrado foram manchas semelhantes a sangue e foi enfático em dizer que já se passaram mais de 30 dias do fato e era natural que o resultado possa ser prejudicado em razão do tempo. Mas, que mesmo assim, vai encaminhar todas as amostras para o laboratório central do Departamento de Polícia Técnica em Salvador, objetivando a possibilidade de obter um resultado oficial.

Conforme o delegado Júlio Teles, o laudo concludente da exumação lhe ofereceu materialidade para preencher a sua suspeita inicial, quando resolveu apurar o caso e, entende que a criança foi morta vítima de agressão física, praticada pelos próprios pais. Ele contesta a dinâmica do menino ter sofrido três traumas na cabeça em regiões diferentes por queda de veículo e, não se convenceu que um bebê sem nenhuma habilidade motora tenha condição de sair de um bebê conforto, destravar a porta e cair para o lado numa freada em que ele seria projetado para frente.

O advogado criminalista Gean Prates, que defende os interesses do casal, disse que vai pedir a revogação da prisão à própria justiça do Prado, por entender que estão se fazendo uma injustiça contra os pais que já foram punidos severamente no momento que perderam o filho por uma negligência imposta por eles próprios. O advogado Gean Prates insiste em dizer que o que ouve foi uma negligência e não um crime contra a criança, a qual os pais tanto demonstravam carinho, amor e dedicação incondicional como os próprios amigos e familiares defendem.

Para o criminalista Gean Prates, o laudo médico legal com o resultado colhido na exumação cadavérica, divulgado na sexta-feira (02/12), é a prova que o casal não matou o seu próprio filho. Para ele, o que houve foi negligência dos pais por não ter tomado os cuidados necessários, por exemplo, deveria ter travando devidamente o “bebê conforto” da criança, sabendo que o carro é básico, semi-automático, possui travas parciais e já tem quase 8 anos de uso e trafegaria por uma estrada de chão com muitos buracos e costelas que causam ensurdecedora trepidação.

Para a família, uma vez solta na cadeirinha, seria notadamente possível sim a criança ter saído do “bebê conforto” e destravado o carro e sido arremessado com a freada, porque tratava-se de um bebê de 12,5 quilos, com muita força e extremamente sapeca, acostumado a puxar e a derrubar objetos pesados em casa. Para o advogado Gean Prates não se faz nenhum sentido condenar antecipadamente duas pessoas em que a unanimidade das pessoas das cidades onde elas são oriundas os defende veementemente por conhecer seus cotidianos.

O advogado Gean Prates, acrescenta que no momento do fatídico e lamentável episódio, deve-se ter feito algum movimento com o volante no sentido do acostamento que deve ter arremessado a criança na estrada para o lado de fora – tendo em vista, que a criança não estava atracada aos dois cintos da cadeirinha do “bebê conforto” que estava segura pelo cinto de segurança. E o bebê teria saído facilmente, destravando a porta do carro, que no impacto da freada, que deve ter derrapado de banda, a criança caiu para o lado exterior. (Por Athylla Borborema).

Roberto Carlos faz homenagem para Jô Soares e leva apresentador às lágrimas: 'Meu amigo de fé'


Jô Soares se emociona com Roberto Carlos (Foto: Carol Caminha/Gshow)
Jô Soares se emociona com Roberto Carlos (Foto: Carol Caminha/Gshow)


Prepare o coração para assistir à entrevista de Roberto Carlos no Programa do Jô. E quando se fala em Rei, não dá para ser diferente. Na gravação que aconteceu na terça-feira, 6/12, ele arrancou risadas do público, contou algumas histórias curiosas da sua vida, cantou sucessos de carreira e emocionou com uma homenagem para Jô Soares, ao dedicar a música "Amigo" ao apresentador, que foi às lágrimas na última temporada da atração.

Abraçado ao apresentador, Roberto se declarou. "Era pra eu cantar essa música em pé, mas não faz sentido cantar longe de você. Essa música eu fiz pro Erasmo Carlos, mas quando posso cantá-la a amigos queridos, alguns parentes, irmão...", disse, embargando a voz. Logo na primeira frase, "Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada", Jô não conseguiu conter a emoção.

O apresentador ainda agradeceu ao cantor por conseguir arrumar um tempinho para a entrevista, mas ele explicou que fez questão de estar ali. "Eu é que liguei pra cá pra dizer que gostaria de participar do seu programa, estou muito preocupado de ver que não terei mais você nas minhas madrugadas", disse.

E além de choro e emoção, o bate-papo teve muita risada também. Para começar a conversa, Jô colocou o cantor contra a parede. "Que história é essa de que você foi fazer show em uma certa cidade e tinha uma moça na sua cama de hotel?”, perguntou. “Não vou dizer o nome da cidade, nem da moça, nem de quem aprontou isso. Eu dei uma dormidinha antes do show e, quando me acordaram, tinha uma moça deitada ao meu lado... Bicho, eu não sabia o que era aquilo... Queriam mandá-la embora, mas eu falei: ‘não mande ela embora, bicho...”, brincou Roberto.

Roberto Carlos participa da última temporada do 'Programa do Jô' (Foto: Carol Caminha/Gshow)
Roberto Carlos participa da última temporada do 'Programa do Jô' (Foto: Carol Caminha/Gshow)


A última vez em que o Rei esteve no Jô foi em 2011, quando ele falou sobre os TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Cinco anos depois, ele voltou a falar sobre o assunto, mas explica que deu uma "melhoradinha". Para conferir esse e outros momentos, não perca a entrevista na íntegra, que deve ir ao ar nesta sexta-feira, 9/12./gshow

Seis pessoas morrem em queda de avião em Manaus


Resultado de imagem para Seis pessoas morrem em queda de avião em Manaus

Seis pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na reserva ambiental do Mindu, em Manaus (AM). A aeronave modelo Embraer 721 D, com capacidade para 8 pessoas, decolou do aeródromo de Flores por volta de 8h e seguia para o município de Novo Aripuanã. A queda ocorreu logo após a decolagem.

Segundo o tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros de Manaus, seis pessoas estavam no avião, entre elas uma criança. “Quatro passageiros, inclusive a criança, ficaram entre os escombros e morreram com a colisão e com o incêndio que ocorreu, morreram carbonizadas. O piloto foi arremessado para fora da aeronave e ficou a uns dez metros de distância”, ressaltou João Filho.

Uma das vítimas foi socorrida em estado gravíssimo e encaminhada ao Hospital 28 de agosto, com 99% do corpo queimado. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já realizou perícia e está investigando as causas do acidente. Entretanto, já adiantou que não foi encontrado nenhuma irregularidade com a matrícula da aeronave. 

Aposentadoria: governo quer mínimo de 65 anos de idade e 25 de contribuição



Será preciso ter ao menos 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para se aposentar, segundo a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo. A regra passaria a ser a mesma para homens e mulheres.

As mudanças atingem não só trabalhadores de empresas privadas, mas também servidores públicos e políticos. Militares ficaram de fora --mudanças para as Forças Armadas devem ser propostas depois, em um projeto de lei, segundo o governo.

Os pontos da reforma foram explicados pelo secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, nesta terça-feira (6). A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata da reforma foi protocolada na noite de ontem e publicada hoje no Diário Oficial da União.

Para quem valerão as novas regras?

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso e pode sofrer mudanças. Até lá, as regras atuais continuam valendo. Depois de aprovadas, aí sim as novas regras entram em vigor. Veja quem é afetado:

As novas regras valem para homens com até 49 anos, inclusive, e para mulheres com até 44 anos, inclusive, na data em que a proposta entrar em vigor; Para homens com 50 anos ou mais e para mulheres com 45 anos ou mais haverá uma regra de transição; Para quem já está aposentado nada muda;

Nada muda também para quem estiver em condições de se aposentar quando a reforma entrar em vigor, mesmo que não tenha dado entrada no pedido de aposentadoria.

Onda de execuções toma conta do Prado: Homem é assassinado a tiros no Portal do Prado


714b6235-c216-417c-a04a-3279e003e0c0

Prado registrou, na manhã desta quarta-feira (07), mais um assassinato. Um homem ainda não identificado foi morto com tiros na cabeça, ele também foi baleado na rosto.

O crime aconteceu por volta das 7h15min, no bairro Portal do Prado. A Polícia Militar foi acionada por moradores que informaram que um homem havia sido morto a tiros e estava caído no local.

Os policiais que atenderam a ocorrência, encontraram a vítima caída sem sinais vitais. A polícia acredita que o crime tenha sido um acerto de contas. Uma possível ‘cobrança de dividas’.

7a6b70fd-6dd2-432a-8753-4243f8eec332

O corpo da vítima será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. A autoria do assassinato ainda é desconhecida.

O crime será investigado pela Polícia Civil de Prado./pradonoticia

Caminhoneiro morre após perder o controle de caminhão na curva da tarifa



BR 101: Na madrugada desta quarta feira (07), por volta de 01h10, o motorista identificado como Valdir Borghardt, 60 anos de idade, perdeu o controle do caminhão placa policial MQM 1270, licenciado do Espírito Santo no Km 895, a famosa curva da tarifa, capotou e acabou falecendo.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local, e também foi necessário o trabalho do Corpo de Bombeiros pra retirar o corpo das ferragens. De acordo os agentes da PRF o motorista saiu da pista, caiu na ribanceira capotado e não resistiu.


A vítima estava sozinho no veículo e seguia no sentido Posto da Mata para Teixeira de Freitas. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas./Liberdadenews

Barbaridade: Filha mata mãe com 40 facadas e depois ateia fogo em corpo



Uma garota de 15 anos é acusada de ter matado a própria mãe a facadas na noite de terça-feira (6), no residencial Nova Conceição, conhecido como B13, no bairro Conceição, em Feira de Santana. Segundo a polícia, a menor alegou que era “xingada” pela mãe.

Segundo a polícia, Jaqueline do Nascimento Silva, 36 anos, foi atingida no pescoço e no peito esquerdo após entrar em luta corporal com a filha, que foi apreendida após o crime. Também segundo a polícia, a adolescente ainda teria tentado ocultar o corpo e ateado fogo após escondê-lo debaixo da cama da vítima. A fumaça chamou a atenção dos vizinhos e ela foi à casa de uma tia que reside no mesmo residencial, informando que o carregador de celular havia explodido na tomada provocando o fogo. A garota disse à polícia que chegou da escola por volta das 14h e que passou a ser xingada pela vítima, que iniciou a agressão.

“Segundo ela, sua mãe fez uso de remédios controlados e que após os xingamentos entraram em luta corporal e sua mãe de posse de uma faca de cozinha desferiu facadas na direção do seu rosto. A mesma tentou se defender e foi ferida na mão direita. Em ato contínuo, seguiram em luta passando pela cozinha, onde a jovem conseguiu pegar outra faca e golpeou a mãe no pescoço e peito. A vítima caiu na porta do quarto, já sem vida”, informou a polícia. O corpo de Jaqueline foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

PRADO A CIDADE DO MEDO: Mulher é estuprada e morta no interior de Prado


Mulher é encontrada morta e com sinais de violência sexual no interior do Prado

Foi encontrado a manhã desta segunda-feira, dia 7 de dezembro, em Guarani, distrito do Prado, o corpo de uma mulher de prenome Carmélia, de pelo menos 40 anos, que pelas primeiras informações da polícia, apresentava sinais de ter sido violentada sexualmente.

A mulher foi localizada morta por vizinhos, sobre a cama com calcinha abaixada no meio das pernas e com sinais de violência sexual. o corpo ainda apresentava ferimentos na região do pescoço.que logo em seguida informação à Polícia Militar através do telefone 190. 

A causa da morte, pela forma como o corpo foi encontrado, pode ter sido por esganadura, quando o assassino comprime o pescoço da vítima até que ela pare de respirar. O corpo estava despedido e apresentava sangramento vaginal.

No fim da manhã o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (UML), para exames de necropsia. Carmelia foi removida para exames de necropsia no Instituto Médico Legal de Itamaraju. A Polícia Civil vai investigar o crime.

Jovem morto em confronto com a PM de Eunápolis era de Arraial d’Ajuda


Jovem morto em confronto com a PM de Eunápolis era de Arraial d’Ajuda

Segundo a policia, Harim Andrade dos Santo Júnior, de 19 anos, teria participado de uma assalto a uma mulher e levado uma caminhonete Fiat Strada, crime ocorrido na noite desta última segunda-feira, dia 5 de dezembro, no bairro Pequi, em Eunapolis. Logo após o roubo, Harim e um comparsa, ainda não identificado, fugiram rumo a Porto Seguro e no caminho, na rodovia BR-367, durante perseguição, os militares asseguram que foram recebidos a tiros, sendo preciso o revide.

Na ação policial o acusado acabou atingido próximo ao Distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro e mesmo tendo sido socorrido pelos próprios militares ao Hospital Regional de Eunápolis (HRE), acabou não resistindo e veio a óbito. O outro ocupante da caminhonete, de cor branca, conseguiu escapar.

No interior do veículo roubado, que já foi revolvido à dona, os policiais apreenderam um revólver calibre 32 e um simulacro de pistola Ponto 40. O revólver estava municiado com alguns cartuchos deflagrados e outros ainda intactos.

Nesta terça-feira (6), foi confirmado que Harim Andrade dos Santo Júnior, de 19 anos, era oriundo de Arraial d’Ajuda, no litoral sul de Porto Seguro./TN

Governador Rui Costa participa do 5º Encontro de Prefeitos promovido pela UPB em Guarajuba



O governador Rui Costa garantiu que o Estado creditará – a exemplo do ocorrido em 2015 – no dia 31 deste mês na conta dos 417 municípios baianos os valores dos repasses referentes às suas obrigações, a exemplo das áreas de saúde, educação, e transporte escolar. 

Ele também anunciou que – apesar da crise econômica que os Estados vivenciam – a Bahia está estudando a antecipação do dia 05 de janeiro para o dia 31 de dezembro do repasse aos municípios da parcela da contribuição sobre o Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS).

As boas novas foram anunciadas aos prefeitos eleitos e reeleitos nesta terça-feira (6) durante a cerimônia oficial de abertura do 5º Encontro de Prefeitos – Escola de Gestão, evento promovido pela
União dos Municípios da Bahia (UPB), que acontece até quinta-feira (8) no Vila Galé Marés, em Guarajuba, município de Camaçari.


Sobre a crise econômica que o País atravessa, Rui Costa afirmou: “É preciso uma saída para o Brasil. O cenário que se encontra não é de melhoria, portanto toda cautela é necessária para o início de governo. Dos 27 estados, apenas quatro pagam mensalmente em dia seus funcionários. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e Rio Grande do Norte já decretaram estados de falência”.

Ele sinalizou aos prefeitos a convicção de que é preciso trabalhar em parceria. “Quando a gente faz trabalhos em parceria com os municípios é mais rápido e barato. Parcerias com os consórcios de saúde, rede de abastecimento de água, transformação dos hospitais regionais, policlínicas, reduzindo o custo de cada prefeito. Precisamos ser criativos para poder fazer, de forma barata, mas com maior eficiência”, destacou o governador.

Na abertura do evento, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, deu boas vindas aos prefeitos eleitos e reeleitos e disse que a realização do encontro é para nortear principalmente os novos gestores a como iniciar sua trajetória a partir de 01 de janeiro de 2017.

“Queremos revigorar e fortalecer o papel do município no debate político do Estado e do País e entrar na discussão sobre o futuro da gestão pública e o processo de reformas: política, tributária e administrativa do Brasil. Estas são questões que precisam ser debatidas para juntos buscarmos soluções e efetivarmos ações em benefício dos municípios brasileiros”, afirmou Maria Quitéria, presidente da UPB e anfitriã do encontro.

Estiveram presentes na abertura do 5º Encontro de Prefeitos, além do governador Rui Costa e do secretário Josias Gomes (Relações Institucionais), diversos secretários estaduais, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), conselheiro Inaldo da Paixão, representante do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Luiz Freitas, representante da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícius, representante do Sebrae, Adhvan Furtado, o sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Clésio Sóstenes, os deputados federais Luiz Caetano, Alice Portugal e Daniel Almeida, os deputados estaduais Marcelo Nilo, Bira Corôa, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Luiza Maia, Gika Lopes, Euclides Fernandes, Fabíola Mansur, e Vando, além dos representantes municipalistas.


O 5º Encontro de Prefeitos se estenderá até quinta-feira com uma programação intensa de assuntos técnicos direcionados exclusivamente à gestão pública municipal. Contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder - municipal, estadual e federal - estão entre os objetivos do evento./Serin/Ba

A bruxa está solta nos ares: Aeronave com equipe de TV faz pouso de emergência por falta de combustível



Uma equipe da Band passou por momentos de aflição na última segunda-feira, dia 05, ao retornar da cidade de Chapecó. Segundo informações do apresentado Datena durante o “Brasil Urgente”, a aeronave que transportava os profissionais da emissora teve que fazer um pouso de emergência por falta de combustível.

Na ocasião a equipe estava em Santa Catarina cobrindo o velório da coletivo da equipe da Chapecoense que morreram no trágico acidente registrado na cidade de Medellín, na madrugada do último dia 29.

A bruxa está solta nos ares, pelo menos 5 acidentes aéreos aconteceram na última semana. Um helicóptero caiu no último domingo, 04, e matou uma noiva horas antes do seu casamento, um avião caiu em cemitério de Cruz Machado, no Paraná, e uma pessoa morreu. O avião que transportava a apresentadora Xuxa Meneghel fez um pouso de emergência em Brasília.

Jovem é atingindo, tenta escapar mas é baleado em ação de motoqueiros no Teixeirinha



Teixeira de Freitas: Na noite desta terça-feira, 06 de dezembro, um jovem que estava em frente à casa do avô, na esquina da Rua Presidente Kennedy, no Bairro Teixeirinha, foi alvo de uma ação de uma dupla, a bordo de uma motocicleta. Segundo informações, o mesmo estava próximo à sua motocicleta, quando os atiradores se aproximaram, já atirando. A vítima chegou a correr e entrou no bar do seu avô, mas, os atiradores entraram no local e efetuaram outros disparos.

A vítima foi identificada como sendo, Ramon Botelho de Amora, conhecido como "Ramon Cowboy". Após ser baleado, Ramon foi socorrido por familiares em um veículo particular até o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Foram realizados procedimentos de praxe e o jovem, logo depois, foi levado ao Centro Cirúrgico.

Segundo informações, Ramon foi atingido por 04 disparos, sendo 03 na cabeça e 01 no tórax. Policiais militares do PETO se deslocaram até o local e ao HMTF, onde colheram informações e iniciaram buscas a fim de localizar os suspeitos. O caso foi informado na Delegacia de Polícia Civil e o delegado plantonista, Ricardo Amaral, juntamente com o investigador Emílio Roque, foi até o HMTF.

A autoridade policial ouviu onde familiares colheu informações para o registro do caso, e irá instaurar inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. Informações dão conta que o estado de saúde de Ramon é delicado./Liberdadenews

Governador anuncia convocação de novos delegados e escrivães




O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (6) a convocação de 51 novos delegados e escrivães para a Polícia Civil baiana. Os servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2013. 

A nomeação será publicada na edição desta quarta (7) do Diário Oficial do Estado (DOE). Entre os 51 aprovados, 35 serão direcionados para o cargo de delegado e os outros 16 vão trabalhar como escrivão. 

"O governo do Estado confirma o seu compromisso em garantir mais segurança para a população, ao mesmo tempo em que mostra o seu comprometimento em ampliar as oportunidades de trabalho para aqueles que investiram no aprimoramento profissional”, disse o governador Rui Costa.

Em novembro deste ano, o Governo do Estado nomeou 65 aprovados no concurso para peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda na área da segurança pública, 411 agentes penitenciários ganharam nomeação em 2016.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

COM O GOSTO DE QUERO MAIS:LANÇAMENTO DA 11ª EXPOAGRO DE ITAMARAJU



Antes de findar-se o ano de 2016, a 11ª edição da ExpoAgro de Itamaraju já está ganhando novos contornos para maximizar o grande sucesso que aconteceu na 10ª edição do evento, esta que superou as expectativas e trouxe mais de trinta mil visitantes e quarenta e seis expositores.


O evento de lançamento aconteceu no fim da tarde deste sábado (03), na área de leilão do Parque de Exposição Manoel Pereira na presença da sociedade civil organizada itamarajuense e visitantes. Foi exibido um vídeo demonstrando a importância do agronegócio em Itamaraju e a estrutura para a próxima ExpoAgro. Nesta décima primeira edição além de valorizar a pecuária local, também terá destaque outras atividades do campo que tem papel fundamental na economia de Itamaraju como a cafeicultura.

dsc_0551_filtered

Carlos Brito um dos idealizadores deste grande evento iniciou as explanações da noite agradecendo os presentes pelo apoio e confiança, além de elogiar a qualidade da região do extremo sul baiano, em especial Itamaraju. “Prezamos pela qualidade e não quantidade, pois estamos em uma região rica e com inúmeras potencialidades. Merecemos o melhor e vamos trabalhar por isso” disse Carlos Brito.

dsc_0557_filtered

A estrutura será maior e melhor para o conforto de todos, prova disso é a realização da primeira etapa de rodeio profissional. Maurício Ribeiro da Companhia de Rodeio Verão falou da satisfação de fazer parte de um projeto como esse e poder fazer parte da história de renascimento da ExpoAgro. Uma grande novidade é o retorno da tradicional cavalgada CavalFest, contudo ela estará inserida na 11ª ExpoAgro. Lozevaldo e Edson da Cela disseram que só tem a agradecer e afirmaram que será uma das melhores cavalgadas da região.

dsc_0558_filtered

O objetivos da 11ª ExpoAgro é resgatar as tradições das festas comunitárias, a valorização do homem do campo promovendo maior envolvimento das famílias, entidades, instituições, comunidade cristã e atrair turistas e visitantes. O prefeito eleito Marcelo Angênica e seu vice Téa Pires afirmaram que caminharão juntos nesse processo de resgate e crescimento do agronegócio de Itamaraju, em uma parceria saudável e benéfica para todos.

dsc_0562_filtered

Outra grande atração do evento são os Leilões Itamaraju que envolve o gado de corte, genética e de leite. Pablo do Rancho Leilões um dos parceiros do evento falou que sente-se agradecido por fazer parte deste projeto sólido. “Gostaria de agradecer Carlos Brito por nos dar a oportunidade de poder atuar nesta região, é muito difícil gerir um projeto como esse, mas com ajuda de pessoas profissionais e comprometidas, todos são beneficiados” disse Pablo.

dsc_0576_filtered

Mais uma vez o concurso garota ExpoAgro terá destaque, e agora irá coroar cinco belas rainhas, divididas em cinco categorias: Rainha da Pecuária, Rainha do Café, Rainha da Pimenta, Rainha do Cacau e Rainha do Rodeio. Analia Nascimento proprietária de uma loja do vestuário coutry de Teixeira de Freitas, agradeceu a receptividade dos envolvidos na ExpoAgro e também por ter continuado a parceria de poder vestir as garotas participantes do concurso, que foi firmada desde a última edição do evento.

dsc_0574_filtered

Itamaraju possui a vocação para o agronegócio, forte e consistente para ajudar na economia local e regional. Com estas palavras Everaldo Santo Melo Presidente do Sindicato Rural de Itamaraju saudou a todos e exaltou as qualidades de Itamaraju voltadas para o agronegócio.

dsc_0572_filtered

Uma exposição completa e recheada de atrativos com a excelência do agronegócio, assim se configura a 11ª ExpoAgro com leilões, vaquejada, rodeio profissional, cavalgada, palestras, rainha expoagro, feira agropecuária, shows, queima do alho, cantinho da viola, prova do tambor, parque de diversões, praça de alimentação, voo de helicóptero, boate e camarotes open bar e open prime. 

dsc_0575_filtered

Os shows musicais do próximo ano na 11ª ExpoAgro terão como atrações principais cantores que trazem em sua essência o sertanejo. A inconfundível dupla César Menotti e Fabiano e o cantor Gabriel Gava são os responsáveis por animar as noites de festas além da participação de bandas regionais./Zipix

Mulher de Sérgio Cabral se entrega e é presa no Rio de Janeiro


Resultado de imagem para Adriana Ancelmo

A prisão preventiva de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi determinada nesta terça-feira (6), pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. Nesta tarde, Adriana se entregou na sede da 7ª Vara.

Segundo o G1, a decisão ocorreu após o magistrado aceitar a denúncia da Operação Calicute, do Ministério Público Federal. Por volta das 15h, agentes da Polícia Federal chegaram ao apartamento onde Adriana morava com Cabral, no Leblon, Zona Sul da cidade. 

Na mesma decisão que determinou a prisão de Adriana, o ex-governador virou réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa.

Petrobras aumenta preço do diesel em 9,5% e gasolina, em 8,1%.


Resultado de imagem para gasolina

A Petrobras informou em comunicado aumentos em preços de combustível. A petroleira anunciou elevação no preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e da gasolina em 8,1%, em média, com vigência a partir desta terça-feira (6 de dezembro).

No informe, a empresa também lembra que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. Assim, na prática, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

A petroleira considera que isto dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis. “Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro, e a gasolina 3,4% ou R$ 0,12 por litro”, afirmou a Petrobras, em cálculos citados no comunicado.

A empresa informou que a decisão é coerente com política de preços anunciada pela companhia em outubro. Segundo a empresa, as principais variáveis que explicam a decisão do são o aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente. Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação, de acordo com avaliação da petroleira.

Em comunicado, a companhia reafirma, em sua decisão, política de revisão de preços praticados pela petroleira “pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente”, avaliou a companhia.

Elevação vale para os preços nas refinarias com vigência a partir desta terça-feira (6 de dezembro)

Mais uma: Prefeito de Alcobaça tem contas rejeitadas pelo TCM


Resultado de imagem para Bernardo Firpo Oliveira

O tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (06/12), votou pela rejeição das contas do prefeito de Alcobaça, Bernardo Firpo Oliveira, relativas ao exercício de 2015. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$11 mil, com recursos pessoais do gestor, em razão da ausência de comprovação de despesas. 

Também foram imputadas multas de R$10 mil e R$36 mil, sendo a primeira por irregularidades contidas no relatório técnico e a segunda, no valor equivalente a 30% dos subsídios anuais do gestor, pela não recondução da despesa com pessoal ao limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

As contas foram rejeitadas pela aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino em percentual abaixo do exigido na Constituição Federal, vez que foram investidos apenas R$20.218.470,82, que representou o percentual de 24,33%, quando o mínimo exigido é de 25%.

Também comprometeram o mérito das contas o não recolhimento de multas imputadas pelo TCM em processos anteriores e a irrazoabilidade dos gastos promovidos com locação de ônibus para transporte escolar (R$5.401.154,85), combustíveis (R$1.661.194,28), locação de máquinas pesadas (R$1.256.836,72), aquisição de alimentos (R$886.957,82), festejos (R$827.294,80), diárias (R$732.375,00) e diárias apenas para o prefeito (R$62.500,00)./TCM

Funcionária que autorizou voo da Chapecoense pede ajuda em Corumbá

Resultado de imagem para Celia Castedo Monasterio
A funcionária da Administração de Aeroporto e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia (Aasana) Celia Castedo Monasterio recorreu ao Brasil para possivelmente pedir permanência no país. Ela atuava no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, cidade que fica a mais de 650 quilômetros de Corumbá.
Foi ela quem revisou e autorizou o plano de voo CP2933, do avião da LaMia, que transportava comissão técnica e jogadores da Chapecoense, além de jornalistas brasileiros. A aeronave caiu na Colômbia, matando 71 pessoas. A hipótese mais contundente para o acidente seria falta de combustível.
O Ministério Público Boliviano recebeu da Aasana notícia-crime por "não cumprimento de deveres" e "atentado contra a segurança dos transportes" contra Monasterio. A investigação começou no final da semana passada.
Hoje, ela chegou a Corumbá e foi para a Procuradoria da República na cidade para pedir auxílio possivelmente para refúgio. O detalhamento da ajuda solicitada não foi informado pelo Ministério Público Federal.
"A boliviana C.C.M foi atendida na Procuradoria da República no município de Corumbá/MS. A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, em coordenação com as procuradoras Gabriela Tavares e Maria Olívia, vai solicitar aos órgãos federais competentes as medidas cabíveis, conforme as normas internacionais e o direito brasileiro", informou nota oficial do órgão.
Nesta quarta-feira (7), dois procuradores brasileiros encontram-se com membros dos Ministérios Públicos boliviano e colombiano para discutirem trabalho conjunto de investigação.
DENÚNCIA
A pena que a funcionária da Aasana pode receber pelas denúncias apuradas chega a quatro anos de prisão, conforme divulgou o jornal El Deber, da Bolívia.
Enquanto é investigada, Monasterio está suspensa do trabalho. Ela tem mais de 20 anos de experiência e as autoridades bolivianas querem apurar porque com tanto tempo de conhecimento na área, acabou autorizando o voo. O plano demonstrava risco porque deveria haver mais uma parada para reabastecimento.
Autoridades bolivianas também investigam tráfico de influência e indícios de irregularidades na fiscalização da empresa LaMia e ao voo da Chapecoense. 
Um ex-diretor da Direção Geral da Aeronáutica Civil, Gustavo Steven Vargas, seria filho do diretor-geral da LaMia e ex-piloto do grupo aéreo da presidência, Gustavo Vargas Gamboa.  
Gustavo Steven Vargas era responsável por conceder licenças de voo e poderia ter favorecido o pai, mesmo com a LaMia não atendendo a todos os requisitos. A informação foi repassada pelo ministro de Obras Públicas, Milton Claros, e reproduzida pelo jornal El Deber.

ITAMARAJU : Lançada oficialmente a Expoagro 2017, evento terá Gabriel Gava e Cesar Menotti e Fabiano



Lideranças, comerciantes e agricultores da região prestigiaram o lançamento da Expoagro 2017, realizada durante a noite de sábado (03/12), no Parque de Exposição Manoel Pereira, situado as margens da BR-101 em Itamaraju. 

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito eleito Marcelo Angênica, vice Téa Produções além de fazendeiros, comerciantes e agricultores de toda região, durante sua fala, um dos idealizadores o Carlos Brito exaltou a importância da Expoagro para Itamaraju e região uma vez em que o evento realizado em 2015 reuniu cerca de 30 mil pessoas nos dias do evento além de alavancar a economia do município com exposições, feiras agropecuárias, rodeios, vaquejadas e show ao vivo. 

dsc_0551_filtered

Carlos Brito apresentou um projeto em telão para todos os presentes onde visa uma estrutura ainda maior, com parque para crianças, área de rodeio, vaquejada, cavalgada, leilão, palestras, voou de helicóptero, prova do tambor, praça de alimentação, local para shows com palco, camarotes, área vip e segurança além de feira agropecuária, uma das novidades para a 11ª edição da Expoagro será a volta da Cavalfest que será inserido na Expoagro além de várias outras atrações.

Com tudo o evento terá também os concursos da Rainha Expoagro, Rainha Café Rural, Rainha do Rodeio, Rainha da Pecuária e Rainha da Pimenta, sendo distribuídos prêmios aos vencedores. As atrações musicais principais são a dupla Cesar Menotti e Fabiano, Gabriel Gava e bandas regionais.


Para os organizadores o evento que tem data prevista para abril de 2017 ficará marcada na história do município e a cada edição os envolvidos tentam fazer algo diferenciado para atrair e proporcionar o maior conforto e opções para o público que promete crescer a cada edição./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.