Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Jô Soares desabafa no ar: ‘A televisão está me deixando’


jo_soares_eduardo_giannetti

Em conversa com o economista Eduardo Giannetti, o apresentador deixou escapar um lamento pelo fim do seu talk-show na Globo



Em pelo menos duas ocasiões, Jô Soares já pareceu dar sinais de descontentamento com o fim do seu programa na Globo. A primeira foi em sua participação em uma chamada para o Adnight, de Marcelo Adnet, em que figurava sem grande entusiasmo para anunciar a chegada de mais um talk-show às madrugadas da emissora.

Depois, ao desejar boa sorte a Fabio Porchat na estreia do seu late-show na concorrente Record, diretamente do seu programa, coisa que a Globo não permitia. Mas nunca foi tão enfático a esse respeito como na edição do Programa do Jô exibida na madrugada desta quarta-feira.

Ali, em conversa com o economista Eduardo Giannetti, o apresentador deixou escapar um claro tom de lamento pelo fim da sua atração. “Não sou eu que estou deixando a televisão, é a televisão que está me deixando”, disse.

ITAMARAJU : Homens armados invadem fazenda e roubam carro, objetos e agride proprietário




Uma família viveu momentos de terror após ter a propriedade rural invadida por elementos armados durante a noite do último domingo (04/09) as margens a BR-101, próximo a Fazenda Maria Bonita.

Segundo o proprietário de nome Elias Diogo dos Santos, ele, sua esposa e filha chegaram a fazenda da família por volta das 22:30hr após um culto na igreja, quando todos se preparavam para dormir a porta foi arrombada e três bandidos armados invadiram o local.

Os assaltantes aparentando estar nervosos pediram a chave do veículo e todos os documentos pessoais e colocaram as três vítimas dentro do banheiro, Elias Diogo dos santos foi agredido com uma coronhada de revólver na cabeça quando tentou ver o rosto de um dos assaltantes.

Além de roubar o veículo Fiat Strada de cor branca com placa policial JMN-9998 licenciada em Itamaraju, os assaltantes levaram dinheiro, documentos pessoais, televisão, receptor de parabólica, microondas, celulares além de outros objetos.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil onde o caso segue sendo investigado, informações em relação ao veículo informar a Polícia Militar 190 ou Polícia Civil 197./Cocobongo

Independência do Brasil


Resultado de imagem para Dia da Independência

Independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1825 e coloca em violenta oposição o Reino do Brasil e o Reino de Portugal, dentro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como uma consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir novamente o Brasil ao seu antigo estatuto colonial.

Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal que se recusa a se juntar ao ´bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias lusitanas[1][2]. A instalação do Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro traz uma série de transformações políticas, econômicas e sociais que levam à decisão do Príncipe Regente D. João, consumada em 16 de dezembro de 1815, de elevar o Brasil à condição de reino, unido com sua ex-metrópole.

Porém, em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar para Lisboa. Antes de sair, no entanto, D. João nomeia o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê sua condição complicada pela vontade política das cortes portuguesas em repatriá-lo e de retornar o Brasil ao seu antigo estatuto colonial. Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.

Resultado de imagem para Dia da Independência

Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir das tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país, evitando a desfragmentação do território.[3]. Em meio ao conflito, há o levantamento da Confederação do Equador, que pretendia formar seu próprio governo, republicano, mas foi duramente reprimido. Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. Em troca, o Brasil se comprometeu a pagar ao Reino de Portugal uma indenização substancial e assinar um tratado de comércio com o Reino Unido, para indenizá-lo por sua mediação.

Reprise: Com 18 meses de mandato de Uberlândia Pereira, ela diz que a vontade de trabalhar pela população dobrou


Resultado de imagem para Uberlândia Pereira - jucuruçu

Uberlândia Pereira não para de agradecer o apoio que sempre teve do Deputado Estadual Jurandir Oliveira (PRP), Deputado Estadual Timóteo Brito (PSD), Deputado Federal Nelson Pelegrino (PT), o senador Walter Pinheiro (PT), e o governo Estadual e Federal. Que disponibilizaram recursos para os projetos da atual gestão.
  
O ano de 2013 pode não ter sido bom para muitos gestores, mas para a prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira, a satisfação de resolver problemas antigos, reivindicados pela população, e investir na zona rural e urbana do município, mostrou que o trabalho superou os obstáculos encontrados nos seus 18 meses de gestão.

Apresentando os investimentos na Saúde, Educação, Agricultura, Ação Social, Obras, Esporte e Cultura, entre outros setores da administração municipal, a prefeita analisa como positiva sua gestão em meio à crise econômica que afeta o Brasil, principalmente com a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

Uberlândia completando 18 meses de mandato, a prefeita diz que os incentivos e a vontade de trabalhar pela população dobraram.

Completando nesse período de mandato, a prefeita disse que olhar pra frente e a obrigação que se sente de trabalhar pela população é seu ponto forte.

Ela afirma que os investimentos realizados em seu inicio de mandato, mesmo com as crises econômicas, se destacaram e mostram que Jucuruçu vem se preparando para o desenvolvimento que merece.

Para Uberlândia, os investimentos levados pelas Secretarias municipais contribuíram com a melhoria das ações planejadas e executadas no decorrer do ano passado.

A limpeza da cidade, desobstrução e construção de bueiros e reformas e construções de Escolas, mostram um início de trabalho essencial para manter a cidade limpa e organizada, homens e mulheres trabalham na limpeza da cidade de sol há sol.

Infraestrutura de Jucuruçu, o que fizemos e o que melhorou nestes 18 meses.

O inédito investimento na recuperação de mais de 50 km de ramais mostra a preocupação em oferecer ao homem do campo ás condições de tráfego para o escoamento da produção, assim como garantir o acesso dos alunos às escolas.

Várias outras podem ser mencionadas, pois configuram um novo ciclo de progresso e desenvolvimento. Talvez a mais arrojada obra  já realizada com recursos próprios do município tenha sido a revitalização, urbanização, jardinagem e paisagismo na praça principal, a Josino Brito,  compreendendo os arredores do  hospital e todos canteiros da cidade, dando um visual mais bonito para quem visita, e aumentando o orgulho do cidadão com sua cidade.

Vale destacar também a construção da Praça de Eventos, com galpão, seis banheiros, e o calçamento da praça e da Rua do Campo, com blocos. Construção de praça e calçamento de várias ruas no distrito de Água Limpa.

Nos demais distritos, como em São da Boa Nova; Itamaraty; São José do Monte Negro; Sombra da Tarde e Manoel Rodrigues, já se encontram em andamento os projetos para calçamentos de ruas e outras obras. Construção em andamento de meio-fio e pavimentação de várias ruas no Bairro Califórnia, com recursos do próprio município. Construção em andamento de meio-fio e pavimentação de várias ruas no Bairro Califórnia, com recursos do próprio município.

As obras de reconstrução das estradas rurais melhoraram a vida de quem vive no campo, Foram reconstruídas várias estradas vicinais, com patrolamento e cascalhamento, imprescindível para o acesso de quem vive nas comunidades, como Córrego Nova Alegria; Brejão; Comunidade dos Alves; além de melhorar o acesso à Guaratinga; acesso de Monte Azul a Santo Antônio; acesso de Jucuruçu a Palmópolis; Comunidade dos Jonas; Zé de Jacinto; Comunidade dos Gudés; Comunidade dos Dias; acesso de Jucuruçu a Monte Azul; acesso de Jucuruçu a Cruzeiro do Sul. Instalação de rede de água no Bairro Novo, distrito de Monte Azul, com aquisição de bomba. Isso ainda não atingiu seu objetivo, mas já existe projeto, com distribuição em gravidade, para melhorar ainda mais os serviços, e outras.

Na área da saúde:

Ainda de acordo com a prefeita, houve uma adequação nas unidades e postos de saúde, que foram abastecidos com medicamentos em falta.

A ampliação de médicos, enfermeiros e o suporte para agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio, fizeram o sistema municipal de saúde atender melhor a população, o que é comprovado pelos índices de saúde, comparados na gestão anterior.

a secretária de Saúde, Siderlândia Carmos, vem buscando fortalecer a assistência da saúde básica, atuando na identificação de problemas e no encaminhamento dos pacientes a uma assistência especializada, além de manter grande empenho em trazer inúmeros benefícios na infraestrutura e equipamentos que vêm melhorando a cada dia a saúde e a qualidade de vida da comunidade jucuruçuense.

CONSTRUÇÃO em andamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS l), um investimento de R$ 426.969,26 do Ministério da Saúde, com contrapartida do município. Além de agregar uma equipe de Saúde da Família, os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Jucuruçu  é composta pelo Hospital Municipal, 5 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Os setores internos estão divididos em: Departamento de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica, Gerência da Regulação e Marcação de Exames e Gerência de Informações em Saúde.

COMPRA de um gerador para garantir um atendimento emergencial na falta de energia, que em breve será substituído por outro de maior capacidade. AQUISIÇÃO de imóvel para as futuras instalações da Secretaria de Saúde. AMPLIAÇÃO do PSF de Água Limpa, em parceria com o governo federal, melhorando consideravelmente a estrutura e o atendimento à comunidade.

Reforma, pavimentação do pátio com blocos e construção de muros nos arredores do Hospital Municipal potencializam o atendimento de emergência com a implantação de uma Base de Serviço de Atendimento móvel (SAMU), e uma ambulância adaptada com equipamento pré-hospitalar, que já se encontra disponível no município. AQUISIÇÃO de uma casa na comunidade de Água Limpa, para moradia da médica cubana Dr. Nilvia Perez Matoz.

NASF: uma grande conquista do governo A implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com certeza foi uma grande conquista da gestão da prefeita Uberlândia. O núcleo conta com uma Nutricionista, um Educador Físico, uma Psicóloga, um Fisioterapeuta e duas Assistentes Sociais, e tem como estratégica apoiar, ampliar e aperfeiçoar a gestão na Atenção Básica e Saúde de toda família.

O núcleo conta com uma Nutricionista, um Educador Físico, uma Psicóloga, um Fisioterapeuta e duas Assistentes Sociais Saúde em Movimento possibilitou realizar cirurgias de catarata em pessoas acima de 60 anos. Essa ação ocorreu em duas etapas, sendo a primeira no município de Teixeira de Freitas, e a segunda no município de Porto Seguro.

Em ambas as ações o município também custeou toda a estadia dos pacientes. Iraildes Alves Silva Residente no Distrito de Água Limpa.

 IMPLANTAÇÃO DO TESTE DA MAMÃE POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE EXAMES NECESSÁRIOS PARA A ATENÇÃO AO PRÉ–NATAL

Programa de Triagem Pré-Natal em Papel Filtro da Rede Cegonha, onde as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, Sífilis, Toxoplasmose, HTLV, Hepatites B e C, citomegalovírus e Doença Falciforme. Com esse programa é possível oferecer às gestantes todos os exames durante o pré-natal, com capacidade de diagnóstico mais rápido e mais adequado.

Com isso é possível garantir a prevenção, acompanhamento e tratamento das doenças, caso sejam identificadas nas gestantes. É uma oportunidade de ter uma intervenção mais rápida para o início do tratamento. A metodologia do exame é a mesma do teste do pezinho: a amostra de sangue é colhida em um papel e encaminhada para um dos laboratórios.

Mais médicos em Jucuruçu - com a adesão ao (Programa Mais Médicos) o município foi contemplado com quatro excelentes profissionais: os médicos cubanos Dr. Wilgen Antonio Gonzalez e as Dras. Vivian Velasquez, Verônica Rondon e Nilvia Perez Matoz. Eles estão residindo e realizando atendimentos nos distritos de Coqueiro, Monte Azul, Água Limpa, e na sede do município.

É importante ressaltar que em nenhum momento da história do município o cidadão teve acesso facilitado a esses profissionais, que já estão adaptados ao cotidiano das comunidades. Antes a gente tinha que procurar atendimento na sede ou em Itamaraju, que fica a quase 80 quilômetros. Além da assistência de toda equipe, ter um médico morando no distrito, com atendimentos diários, e se precisar ele vai até a casa do paciente, com a maior disposição, tem sido muito importante para toda a comunidade.” Afirma Rosiane Pereira da Costa, 32 anos

- Foram realizadas campanhas de promoção da saúde, como a Caminhada da Dengue, Caminhada do Diabético, e palestras voltadas à Saúde do Homem, Saúde da Mulher e Saúde do Ttrabalhador - Cinco Agentes de Endemias foram empossados e estão realizando trabalhos voltados para a prevenção de doenças como Dengue - A aquisição de novos veículos, sendo que anteriormente a Secretaria não contava com este suporte; - O município acaba de ser contemplado com mais uma ambulância através de emenda parlamentar do deputado estadual, Jurandir Oliveira - O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou em 2013 a ação de combate à obesidade, e em 2014 vem realizado ações de combate ao sedentarismo.

Através dessas ações foi possível levar até as escolas uma equipe de saúde comprometida, com o intuito de promover a saúde e prevenir e diagnosticar doenças; - O Olhar Brasil possibilitou atender crianças diagnosticadas com perda de acuidade visual e realizar consultas com oftalmologistas. Essa ação foi realizada na cidade de Itanhém; - Implantação do Sistema E-SUS, onde as informações em saúde serão mais fidedignas.

O município de Jucuruçu já está em processo adiantado e realizou uma oficina com os profissionais de saúde, para apresentar o programa; -CAF - Centro de Abastecimento Far- E outra ambulância do SAMU adaptada com equipamento pré-hospitalar, que maceutico já se encontra disponível no município. Secretária Siderlândia Carmos Pereira e equipe da saúde.

“Dando prioridade às políticas de investimento da educação, nossa gestão garantiu o aumento no número de vagas para os alunos do ensino infantil e fundamental. O concurso para professores da zona rural e urbana, assim como todo o apoio necessário foram garantidos, com aplicação de cursos de capacitação em diversos segmentos.

Sabemos que a educação é essencial para o desenvolvimento de uma pessoa ou sociedade. Visto que, é por meio dela que poderemos vislumbrar a esperança de um futuro melhor. Como diz Paulo Freire, “Se a educação não pode transformar  a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Neste sentido, Jucuruçu tem buscado de inúmeras maneiras  oferecer  uma educação de qualidade a todos os alunos de todo o município. Para tanto, a Secretaria municipal de Educação (SEMED) conta com uma excelente equipe de profissionais, tais como, secretária municipal, técnicos, diretores, vice-diretores, coordenadores, secretários, bibliotecários, zeladores, merendeiras, vigilantes, ajudantes gerais, motoristas e principalmente professores e auxiliares  para cuidar e educar de todos os estudantes.

Neste sentido, desenvolveu desde janeiro de 2013 muitas obras, projetos, e eventos visando atender seus 2.180 alunos distribuídos em 40 escolas e creches municipais rurais e urbanas. Dentre estas ações estão:

• Construção e reforma de escolas;
• Compra de kits escolares: equipamentos, livros e materiais didáticos e pedagógicos;
• Aquisição de veículos: ônibus (Caminho da escola) e Fiat (recursos próprios);
• Liberação (PAR-FNDE-) para construção da Creche pro infância;
• Regularização de merenda escolar e de qualidade;
• Melhoria dos transportes escolares;
• Realização de Jornadas Pedagógicas;
• Capacitação de professores;
• Efetivação de Programas como: Pacto, Pnaic, Formação pela escola e Topa;
• Encontros de gestores;
• Conferências, Palestras, Seminários e Oficinas;
• Planejamento e execução de políticas voltadas para o atendimento das crianças do meio rural;
• Visitas técnicas e pedagógicas de acompanhamento às escolas;
• Informatização da secretaria de educação e das principais escolas;
• Uniforme escolar gratuito aos alunos das creches;
• Ações do PSE: exames de vista, entrega de óculos aos alunos e práticas de atividades físicas coletivas;
• Homenagens e comemorações em datas especiais como o dia dos professores, das mães, dos pais, das crianças, estudantes.
• Busca por adequação dos salários e benefícios dos servidores;

Dentre as ações, destacam-se as da Escola Municipal Cecília Meireles, situada na sede do município, que foi reformada e conta com equipamentos necessários –como ar condicionado em salas de aula por exemplo- para oferecer mais conforto e qualidade aos alunos e funcionários. Em suma, a busca por uma educação pública gratuita e de qualidade para todos.

Na área do esporte:


Segundo a prefeita, na área de esporte nunca se viu tantos incentivos como no apoio às competições e equipes. As premiações, sejam no futebol no caratê, em torneios e competições na zona rural, tiveram seus destaques de forma inédita. Lugares nunca antes contemplados pelo município passaram a receber atenção especial.

Os incentivos para garantir o crescimento do esporte na região chegaram rapidamente com o planejamento que havia sido trabalhado. O apoio às equipes do município nas competições estaduais e municipais também contaram com a ajuda da atual administração.

O Secretário de Esportes, Agnaldo Carmos - falou que o sonho dele é fazer com quê o Esporte seja mais motivados pelos os desportistas.

A Prefeitura Municipal de Jucuruçu, representada pela Diretoria de Esporte, realizou um grande Campeonato Intermunicipal, visando promover atividades que proporcionem interesses e motivações, fazendo com que os desportistas participem com entusiasmo, conquistando novos adeptos, melhorando assim o esporte no município.

A Secretaria Municipal de Juventude e Esporte foi desvinculada da Secretaria da Educação, no ano de 2014, tendo a missão de resgatar, potencializar, planejar, acompanhar, desenvolver, fiscalizar e executar as Políticas Municipais nas áreas de esporte e lazer, para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência, visando melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão Cultural, esportiva e social dos cidadãos do município, segundo Agnaldo Carmos.

Recém - criado, e ainda sem muita infraestrutura, a Secretaria tem atuado para que as ações dessa área sejam multiplicadas e planejadas para a concretização de seus projetos futuros, como, por exemplo, a construção do sonhado estádio de futebol e de uma quadra coberta.

Promover uma união dos amadores, além de desenvolver o convívio em companheirismo e amizade, ampliando o bom relacionamento entre as equipes de futebol e os desportistas da nossa cidade, é o objetivo da Secretaria.

Festas com cavalgada da Amizade, com prova de 03 tambores Com parceira da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte e o organizador de eventos Rena Bariri, aconteceu a Cavalgada da Amizade, com a prova de três tambores, que contou com participantes de várias cidades circunvizinhas, e acabou sendo um grande sucesso.

O município apoia iniciativas. Como da ASKAJ- ASSOCIAÇÃO SHORIN-RYU DE KARATÊ DE JUCURUÇU-BA, presidida pelo professor Maycon Henrique Sichelschimidt, que realizou a 1ª Copa de Karatê. Mesmo com muitas limitações, o campeonato foi um sucesso, sendo o professor Maycon parabenizado por vários professores que vieram de outras localidades.

Na área da cultura:

Uberlândia destaca, ainda, que a criação da Secretaria de Cultura resgatou e estruturou os eventos tradicionais do município. Como bumba meu boi- quebra pote – ovo na colher- samba de couro – contra dança- quadrilha entre outras culturas regionais, sempre vão ter o nosso apoio.

“A festa de comemoração do aniversário de Jucuruçu contou com um público recorde que garantiu um agrado especial para toda população, com a presença de crianças de todas as idades, pois elas se divertiram e ganharam presentes. As ações com os artesões e, em parceria com o SEBRAE, diversificando os eventos culturais do município”, frisou a prefeita.

No que diz respeito ao funcionário público municipal, a prefeita esclarece que vem sendo realizados diálogos gradativos com as categorias.

Pagamento do salário em dia nunca deixará de ser a maior prioridade no meu mandato, mostrando o compromisso da gestão com os servidores e a sociedade, e garantindo um aquecimento importante na economia da região.

A prefeita informou que se existiram alguns obstáculos em 2013, estes foram superados pela quantidade de recursos conquistados para 2014.

“Tivemos o apoio dos deputados federais e senadores. Agradeço primeiramente ao deputado estadual Jurandir Oliveira (PRP), que não mede esforços para ajudar o município,

A prefeita agradeceu também o senador Walter Pinheiro (PT) pelo o empenho incansável de nos ajudar e por destinar emendas para a realização de importantes projetos na construção de um Jucuruçu mais desenvolvido e melhor para sua população.

“Ao deputado estadual Jurandir Oliveira (PRP) quero deixar meus agradecimentos, em nome de toda população jucuruçuense, pelas emendas parlamentares que vêm sendo destinadas sempre ao município; eles que sempre vem ajudando a prefeita Uberlândia, dando grande importância nos nossos anseios, mantendo assim uma super parceira para o desenvolvimento da nossa região e para nossa população, e ajudando Jucuruçu de forma maiúscula com a locação de emendas parlamentares”, relatou a prefeita.

Uberlândia Pereira deixou bem claro que sua gestão continuará seguindo a meta de trabalhar e levar Jucuruçu ao desenvolvimento esperado pela sua população.

Acusado de tráfico foge em ação da DTE/DRACO: Mulher é presa com drogas



Teixeira de Freitas: Nesta terça-feira, 06 de setembro, a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/DRACO) realizou uma operação em combate ao tráfico de drogas, visando prender um traficante de vulgo “Mineirinho”. Na ação, o delegado Marco Antônio Neves e os investigadores da DTE/DRACO foram até a Rua Dom Lucas Moreira Neves, no Bairro João Mendonça, onde foi identificado que seria o local onde Mineirinho estava.

Ao chegarem na residência de número 13, os investigadores perceberam que uma pessoa fugia pelos fundos. Houve perseguição, mas, os policiais não conseguiram prender o fujão, que logo depois foi identificado como sendo o “Mineirinho”. Os agentes realizaram buscas pelo imóvel e encontraram uma mulher, que foi identificada como sendo, Yara Oliveira de Jesus. A mesma foi detida e acompanhou as buscas realizadas pelos agentes.


Após varredura na residência, os investigadores localizaram um buraco no quintal e, no seu interior, foi encontrado 165 buchas de “maconha”, já embaladas e prontas para comercialização. Yara recebeu voz de prisão por ter ligação com o Mineirinho, e foi conduzida à sede da DTE, onde o caso foi registrado. Após ser ouvida, Yara foi flagranteada por crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os agentes seguem em busca de informações que levem ao Mineirinho./Liberdadenews 

Rui nega atraso de 12 meses em pagamento a empresas que fornecem viatura para PM



O governador Rui Costa (PT) saiu-se com um "não existe isso" ao ser questionado, durante o desfile de sete de setembro, sobre a existência de dividas que chegam há quase 12 meses com empresas terceirizadas que alugam veículos para a Polícia Militar da Bahia. 

A negativa se trata do tempo, esclareceu depois o petista, que preferiu não adentrar no assunto. Instado a falar sobre a dívida, Rui Costa preferiu se apegar à contradição na formulação da pergunga a dar um posição concreta sobre o débito. 

A repórter emendou o questionamento sobre os quase 12 meses com a afirmativa que a informação consta no site da Transparência Bahia e que haveira lá o registro de dividas entre seis e oito meses. Neste momento, Rui disse: você havia falado em um ano, agora falou em seis ou oito meses. Declarou isso e partiu para outra pergunta.

TCM formula representação ao MPE contra prefeito de Medeiros Neto


TCM formula representação ao MPE contra prefeito de Medeiros Neto

Na sessão desta terça-feira (06/09), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costa, para que seja apurada a suposta prática de improbidade administrativa nas contratações irregulares de trabalhadores temporários realizadas em 2014, ao custo total de R$ 4.531.175,61. Pelas irregularidades identificadas no processo, o relator, conselheiro Paolo Marconi, multou o gestor em R$15 mil.

Apesar do município de Medeiros Neto ter duas leis municipais que autorizam a contratação de trabalhadores temporários em hipóteses específicas e sob certas condições, as contratações realizadas em 2014 não podem ser consideradas regulares, pois não há qualquer prova de que elas respeitaram o devido processo legal.

O gestor não apresentou os processos administrativos que poderiam comprovar a regularidade das contratações questionadas, que atingiram R$ 4.531.175,61 em um ano. E que contribuíram para que fosse extrapolado o limite legal das despesas com pessoal, que no exercício analisado alcançaram 62,78% da Receita Corrente Líquida. 

Reprise: Prefeita Uberlândia Visita o Distrito de São João da Boa Nova


Resultado de imagem para Uberlândia faz visita em São João da Boa Nova e anuncia mais obras para todo município de Jucuruçu

No último dia 10, a Prefeita Uberlândia juntamente com sua equipe de governo estiveram no Distrito de São João da Boa Nova, se reunindo com a população em prol de melhorias para o distrito. A prefeita Uberlândia falou sobre a dificuldades encontradas quando tomou posse da prefeitura, onde encontrou o município totalmente virado de cabeça pra baixo, mas que não a impediu de conseguir muitas melhorias para o município, dentre elas, carros, motos, retroescavadeira, patrol, diversas obras em vários distritos e povoados, recuperação das estradas, salários em dia, pagamento do Fundeb e 13ª, entre outras.

1795713_838806006146073_1440105122_n

Aproveitando a oportunidade da visita, a prefeita frisou várias obras que se encontram em andamento e anunciou o inicio do calçamento no distrito de São João da Boa Nova, sonho de todos os moradores, e também a recuperação das estradas vicinais. Em seguida teve um bate papo entre a prefeita e a comunidade, para discutir as necessidade daquele distrito, e o que precisa mudar no mesmo.

equipe saude

No mesmo dia esteve presente também em São João da Boa Nova a Secretária de Saúde Siderlândia e sua equipe fazendo um mutirão, dando orientação quanto a saúde do homem de da mulher com os enfermeiros Caio Rossan e Marta Lacerda, teve atendimento médico e odontológico, na Unidade de Saúde. A Secretária de Desenvolvimento Social Núbia Cajaíba também esteve com sua equipe no distrito fazendo novos cadastro do bolsa família, fazendo atendimento com a assistente social, entre outros.

1922205_838805039479503_578064163_n

No fim da tarde a Secretária de Educação Carmem, e sua equipe que também marcou presença, se reuniu com toda a equipe de educação do distrito, para descurtir as melhorias na área educacional do distrito.

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE GESTÃO DO CANDIDATO A PREFEITO DE DR. AILTON PREFEITO - JUCURUÇU/BA PARTIDO PROGRESSISTA - PP




APRESENTAÇÃO  

Em região desbravada por madeireiros, formou-se a povoação de Chumbo, em território pertencente ao município de Itamarajú. Município formado com território desmembrado de Itamarajú, por força de Lei Estadual, de 24/02/1989, recebendo a denominação de Jucuruçu. A sede ganhou foros de cidade quando da criação do município. 

Segundo IBGE – 2015, Jucuruçu possui uma área territorial de 1.457,856 km², com uma população residente de 10.290 pessoas, a qual o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 2010 – IDHM é de 0,541, que é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice de Jucuruçu é considerado baixo pela ONU – Organização das Nações Unidas. 

Onde segundo o IBGE – 2015, o valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes na área rural é de 127, 50 reais e de 211,67 reais na área urbana, demonstrando o nível sócio-econômico da população. Um programa de desenvolvimento inovador para Jucuruçu deve garantir a melhoria da qualidade de vida de toda a população, a qualidade do meio ambiente e a diminuição da pobreza. 

Os programas que estiverem sendo bem sucedidos na administração de Jucuruçu serão mantidos e aperfeiçoados. Não se deve interromper, programas e projetos com bons resultados. No entanto tem programas que precisam mudar. A população de Jucuruçu quer e merece mais. O Prefeito deve ser capaz de mudar e aprimorar o que precisa ser mudado e discernimento para manter o que deve ser mantido. 

A melhoria dos serviços de saúde, educação, pavimentação pública, lazer, estradas e segurança são fundamentais para a melhoria na qualidade de vida da população de Jucuruçu no momento. Essas intervenções estão ao alcance do Prefeito e da gestão Municipal. São dentro desses temas que as diretrizes da nova gestão de Jucuruçu foram construídas para atender as expectativas de nossa população. 
                  
PROPOSTAS DE GESTÃO  

Administração, Planejamento e Finanças 

 Criação de uma Administração aberta à participação popular através dos Conselhos de Orçamento Participativo.  Capacitar os nossos Servidores Municipais e implantar programa de qualidade total.  Estudar com os Servidores Municipais as melhorias salariais.  Garantir a continuidade dos pagamentos dos salários aos Servidores Municipais com pontualidade, bem como dos fornecedores.  Garantir a eficiência e agilidade no atendimento aos munícipes, mantendo a atualização dos equipamentos e o controle do Patrimônio Público.  Apoiar a inserção e participação da mulher no mundo produtivo.  Procurar ampliar as políticas de apoio a juventude, firmando parcerias com instituições de ensino, órgãos governamentais desenvolvendo ações que venham ao encontro dos jovens jucuruçuenses.  Preparar cada vez mais os nossos funcionários para que os projetos e convênios sejam executados.  Dar preferência ao comércio local para compra de produtos e equipamentos.
  
Assistência Social 

 Apoiar as iniciativas dos Conselhos Municipais, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos do Idoso, da Habitação, da Mulher e os Comitês: Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional – Fome Zero. 

 Buscar recursos junto ao Governo Federal para atender a demanda de reformas e construção de unidades habitacionais, seguindo as exigências dos convênios firmados para as habitações de interesse social.  Buscar recursos para construção de casas populares.  Buscar recursos para construção de casas para quem já possui o lote.  Buscar recursos para a construção de módulos sanitários.  Apoiar o Conselho Tutelar.  Apoiar e implementar os Programas Federais já em curso e os novos que surgirem.  Ampliar o atendimento do CRAS enquanto equipamento público de acesso as Políticas Públicas principalmente no atendimento as necessidades básicas da população.  Ter como objetivo a superação das formas de exclusão social e assegurar medidas que garantam o exercício da cidadania.  Ampliar cursos profissionalizantes para todos os segmentos: mulheres, homens, jovens.  Disponibilizar ônibus para os grupos da Melhor Idade para viagens, confraternizações e eventos religiosos em outras cidades.  Definir especial atenção para que as ações da Assistência Social tenham como foco principal a família. 

Agricultura e Meio Ambiente 

 Criação do Conselho Municipal de Agricultura apoiando as iniciativas e propostas.  Buscar recursos para ampliar e renovar constantemente as ações voltadas aos agricultores.  Apoiar e incentivar o pequeno produtor para agregar mais valor aos produtos aqui produzidos como: queijo, café, leite, hortaliças, etc.  Implantar programas de piscicultura e apicultura com fins de geração de emprego e renda. 

 Apoio às iniciativas das mulheres da área rural, através de cooperativas e associações.  Apoiar a agricultura familiar e pequenos produtores, na busca da diversificação, mantendo-o no campo com suas famílias, obtendo mais renda e qualidade de vida.  Apoio técnico para melhoria da qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros para produção e venda.  Viabilizar recursos para perfuração de poços artesianos e rede de distribuição em localidades que necessitam.  Buscar parcerias do Município com os Governos Estadual e Federal para as melhorias nas estradas vicinais. 

Educação, Cultura e Esportes 

 Apoiar as iniciativas dos Conselhos Municipais de Educação, Cultura e Esportes.  Manter em boas condições a frota do transporte escolar e planejar a sua renovação e aquisição de vans e ônibus.  Construção do Ginásio Poliesportivo na Sede do Município.  Construção do Estádio Municipal na Sede do Município.  Construção de Quadras Poliesportivas em cada povoado que não a possui, como Monte Azul, Água Limpa, São João da Boa Nova e Itamaratí.   Desenvolver políticas de esportes integradas a outras áreas, como: Implantação do Projeto Vida Ativa associados à terceira idade, à criança e adolescente, às pessoas portadoras de necessidades e às pessoas que participam dos programas de saúde como: hipertensos, diabéticos e outros.  Continuar apoiando e aprimorar todas as práticas esportivas, nas diversas faixas etárias (ex.: futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, e outros). 
 Apoiar todas as práticas culturais como: Folia de Reis, festivais de música, roda de viola, São João, Réveillon, Carnaval e festas religiosas.  Continuar os cursos de capacitação dos professores e equipe pedagógica, merendeiras, serventes e equipe administrativa. 

 Manter os programas de erradicação do analfabetismo.  Criação de escola técnica em parceria dos cursos técnicos à distância e presencial, capacitando os jovens para o mercado de trabalho, com a implantação do Programa Pró – Jovem.   Garantir investimentos em: Materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação e na manutenção e ampliação nos espaços escolares.  Buscar junto aos Governos Federal e Estadual para implantação do Ensino Técnico Regular nas escolas Estaduais do Município.  Construir uma biblioteca moderna e com livros atualizados e computadores para acesso à internet.  Valorizar os profissionais da educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários.  Erradicar o analfabetismo. Mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos que gere uma taxa de alfabetização próxima a 100%.  Estimular a participação das famílias na educação das crianças e jovens jucuruçuenses. Esta integração fortalece o aprendizado e as relações comunitárias.  Fortalecer a gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo o conselho municipal de educação e dos conselhos escolares. 
  
Segurança Pública  

 Parceria com a polícia Militar e Civil, e Secretaria de Segurança Púbica do Estado da Bahia, com o intuito de intensificar as ações de segurança na sede bem como nos distritos, a fim de garantir a segurança da população.  Solicitar um aumento no contingente policial para que se possa atingir uma maior cobertura municipal.
   
Viação, Obras e Urbanismo 

 Manter as máquinas em condições de trabalho e renovar a frota.  Realizar pavimentação nas ruas dos povoados como Coqueiro, Monte Azul, Água Limpa, São João da Boa Nova, Itamaratí e região.  Manter a equipe de trabalhadores para continuar a execução de cascalhamentos no interior, nos pontos críticos das estradas vicinais.  Criar uma equipe específica de jardinagem para conservar a cidade mais bonita e acolhedora.  Aquisição de um caminhão coletor e compactador de lixo para o correto transporte do lixo municipal  Construção do Aterro Sanitário Municipal.  Construção de um novo Cemitério Municipal.  Reforma no Cemitério de Coqueiro.   

 Manter as vias públicas limpas.  Colocação de lixeiras nos principais pontos públicos.  Melhorar a infra-estrutura do projeto de iluminação na sede e comunidades.  Colocação de obstáculos para diminuição de velocidade (como lombadas) de acordo com a legislação dos órgãos Estaduais e Federais.  Reforma e melhoria nas praças.  Revitalizar a Praça de Itamaratí.  Construção do Frigorífico Municipal.  Construção de Creche em Monte Azul.  Aquisição de Ambulância para São João da Boa Nova, Monte Azul, Coqueiro e Água Limpa.  Adequação do transporte escolar. 

Saúde 

 Apoiar o Conselho Municipal de Saúde: Capacitar os conselheiros, incentivar a participação em eventos de saúde pública, apoiar as iniciativas dos conselheiros.  Reestruturação e implantação das Unidades de Atenção Básica no Município, tendo como objetivo cobertura de 100% da população, realizando atividades de prevenção e promoção da saúde, através do funcionamento adequado dos programas de saúde dos níveis estadual e federal, de forma a melhorar a qualidade dos serviços com ampliação de ações e garantindo material de consumo humano.  Registro, estruturação e credenciamento junto ao SUS da Unidade Hospitalar do Município dentro das normas da ANVISA, com condições mínimas de funcionamento, atuando nas áreas de pequena e média complexidade. 

 Criação de um Curso de Extensão de uma Escola de Formação de Técnicos de Enfermagem, para capacitar pessoas dentro do Município, para aproveitar esta mão de obra já qualificada na própria Gestão Municipal e oferecer oportunidades a estes de desenvolver suas habilidades em sua própria localidade bem como em outros Municípios.  Criação de um Serviço de Apoio ao Paciente Psiquiátrico ou distúrbios Neurológicos bem como dependentes químicos, com unidade estruturada, assistência especializada médica, de enfermagem e farmacológica, bem como apoio às suas famílias.   Organização e reestruturação da Farmácia Básica do Município com recursos próprios em parceria com as esferas Estadual e Federal.  

 Estruturação das Equipe de Saúde da Família, para o atendimento de rotina e de emergência nas comunidades, com medicamentos, material e equipamentos, dando ênfase aos cuidados e procedimentos emergências na zona rural.  Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada.  Garantir a Assistência Integral à Saúde da Comunidade, dando continuidade de tratamento aos pacientes que necessitam de especialistas, com possibilidade de transferência para outros municípios se necessário.  Criação da Policlínica Municipal com os atendimentos de diversas especialidades médicas, fisioterapia, nutrição, psicologia e exames complementares. 

 Estruturação do Programa Municipal de Imunização visando sua independência do Centro Regional de Saúde na obtenção das metas vacinais.  Obter as metas de cobertura vacinais.  Obter as metas de acompanhamento pré-natal.  Implantação do Programa MãeMaria, de acompanhamento à gestante, onde além de estimular o Pré-natal em sua micro-área, a gestante receberá cursos profissionalizantes, orientações para os cuidados com o bebê bem como participa do processo de construção de enxovais para as mesmas.    Implantar Políticas de Saúde junto às áreas de Educação, Saneamento, Infra-estrutura, Esporte e Lazer, realizando assim atividades de inclusão social.     Implantação de meios de diagnóstico para melhor conduta, tratamento e apoio aos profissionais de saúde, implantando assim exames de laboratório e de gabinete, como RX, ECG e Ultrassonografia, e convênios de exames de alta complexidade em outros municípios, para atender a necessidade e prioridade de nossos pacientes.  Aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde.  Ampliação do Programa de Saúde Bucal, na atenção Básica, com uma cobertura de 100% do Município, sendo este apoiado por uma Unidade Móvel de Saúde.

 Manter e ampliar os serviços de fisioterapia com a implantação de um Centro de Fisioterapia, sendo pelo menos um Fisioterapeuta atendendo os casos de atenção terciária, melhorando a qualidade de vida e favorecendo a breve reabilitação dos pacientes que necessitam de tal cuidado.  Rever junto ao Estado a lista de medicamentos de alto custo e medicamentos excepcionais.  Ampliar o número de medicamentos do programa de assistência farmacêutica.  Dar continuidade ao Programa Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), mantendo medicamentos e condições de acesso dos usuários.  Criar um programa municipal para atenção ao idoso, inclusive com atividades físicas e acompanhamento de equipe multiprofissional na sede. 

 Contratar uma assistente social para Secretaria Municipal de Saúde para dar maior agilidade nos programas.  Contratação de nutricionista para acompanhamento de hipertensos, diabéticos e crianças com tendência a obesidade.  Aumentar os itens da farmácia básica de medicamentos.  Ampliar a parceria entre a Estratégia Saúde da Família e a Pastoral da Criança para acompanhamento das carências nutricionais.  Manter ambulâncias para dar suporte ao atendimento de emergência e transporte de usuários para outras cidades, conforme determinação da Central de Regulação de Leitos.

 Garantir os medicamentos que fazem da Atenção Básica e do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica, para suprir as necessidades da população, inclusive nas unidades de saúde.  Apoiar os Programas de Combate a Dengue e criar uma estratégia para erradicação do mosquito transmissor da dengue, melhorando o suporte técnico da equipe de Agentes de Endemias.  Manter o serviço de endemias atualizado e com notificações periódicas conforme regulamentação do SUS e melhorar o suporte da equipe.  Manter e dar suporte técnico para equipe de Vigilância Sanitária. 
Viabilizar equipamentos para as equipes da Estratégia Saúde da Família. 

 Conclusão da implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.  Construção da Unidade Básica de Saúde em Itamaratí.  Desenvolver campanha educativa em todas as escolas municipais, e estaduais de ensino fundamental e médio, objetivando a prevenção e informação quanto à saúde reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas.  Reestruturar e melhorar o sistema de informática da Secretaria de saúde.  Valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação.  Fortalecer a gestão democrática e participativa da Saúde, garantindo a articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos de saúde (Conselho Municipal e Conselhos Locais). 

Adolescente que espancou pai e matou o pequeno Felipe é liberado após 45 dias



Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem recebeu a informação nesta terça-feira, 06 de setembro, que um dos adolescentes envolvidos no latrocínio que vitimou fatalmente o pequeno Felipe Gomes Lisboa, de apenas 08 anos de idade, e deixou ferido o seu pai, havia sido liberado. Nossa equipe começou a buscar informações, e tentou contato durante esta tarde com o Juiz que responde por Caravelas, mas, não conseguimos.

Então, no fim da tarde recebemos a informação que o adolescente de 16 anos, havia de fato sido posto em liberdade. Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, a decisão foi devido ao prazo legal de 45 dias que a Justiça tem para julgar casos envolvendo menores infratores. O outro adolescente envolvido no caso permanece apreendido, pois, além do caso Felipe, ele responde pelo latrocínio de um idoso ocorrido em Rancho Alegre.

Nossa equipe acompanhou o caso desde o início, ou seja, do roubo, da entrada do pai e do filho ao hospital, à triste notícia da morte do pequeno Felipinho, recebeu com tristeza e choque com essa notícia. Ou seja, a punição para o menor que atacou, matou e roubou foi de apenas 45 dias. Os 45 dias foram completados no último dia 02, e assim que completou o prazo legal de custódia do adolescente, a Justiça foi informada, e autorizou a liberação do latrocida.

Na delegacia, conversamos com algumas pessoas sobre o caso, e uma delas se manifestou: “Houve caminhada por Justiça, pedidos e manifestações em redes sociais, mas, infelizmente a impunidade vence e constrange toda a sociedade. A repercussão e monstruosidade do caso parece que não comoveu e nem ligou um sinal de alerta na Justiça, que devolve à sociedade, em tempo recorde, um jovem que causou dor, medo e fez sangrar o coração de todo o extremo sul da Bahia”./Liberdadenews

Consumidores poderão pagar menos por energia fora do horário de pico



Distribuidoras deverão oferecer cobrança alternativa a partir de 2018. Tarifa branca deve baratear o valor da conta de luz dos consumidores. Os consumidores de energia elétrica terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2018, a opção de pagar mais barato pela energia consumida fora do horário de pico. O prazo foi fixado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, a partir desta data, as distribuidoras de todo o país vão ter que oferecer aos seus clientes a chamada tarifa branca.

No primeiro momento, a tarifa branca deverá estar disponível para residências e comércio com consumo superior a 500 KWH por mês. A partir de janeiro de 2019 o serviço também vai ser oferecido para aqueles com consumo superior a 250 KWH/mês. Já a partir de janeiro de 2020, todos os consumidores residenciais e de comércio terão acesso a ela, exceto apenas aqueles de baixa renda, que hoje têm tarifa subsidiada e não teriam vantagem com a mudança.

Para as grandes indústrias, os chamados consumidores de alta tensão, já há cobrança diferenciada de acordo com o horário de consumo, por isso eles não serão incluídos na tarifa branca. A tarifa branca não é obrigatória. Os consumidores podem optar por ela ou manter a cobrança de sua conta de luz como ocorre atualmente. Além disso, aqueles que mudarem para a tarifa branca vão poder pedir para sair, caso não seja vantajoso.

Esse sistema foi criado em 2011, mas por falta de medidores apropriados, a sua aplicação foi adiada. Esses equipamentos devem medir o consumo de energia por horário, já que a tarifa branca prevê cobrança diferenciada de acordo com o período do dia.

Globo define Rodrigo Bocardi como novo âncora do “Jornal Nacional”


Foto: Divulgação

A Globo acaba de definir o mais novo âncora do principal telejornal do país, o “Jornal Nacional”. Trata-se de Rodrigo Bocardi, que já comanda o “Bom Dia São Paulo” de segunda a sexta. Ele apresentará o telejornal aos sábados.

De acordo com o jornalista Fernando Oliveira, que assina a coluna Zapping no jornal Agora, o âncora entra para o time dos substitutos de William Bonner, assim como Evaristo Costa e Heraldo Pereira, e já tem estreia marcada.

Ele comandará o telejornal neste sábado (10), pela primeira vez.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Separação de William Bonner e Fátima Bernardes teve médica como pivô. Entenda!


Apesar de terem negado que a separação teria um pivô, amigos próximos ao casal indicam a médica como pivô da separação

William Bonner e Fátima Bernardes anunciaram a separação há exatamente uma semana no Twitter. E, de acordo com a revista "Veja Rio", amigos do casal, que já passava por uma crise de dois anos no casamento, indicam que houve uma pivô para a separação.

No entanto, ela não seria jornalista e nem estaria no mesmo ambiente de trabalho dos dois: trata-se de uma médica, casada e dez anos mais jovem que o editor-chefe do "Jornal Nacional" - agora cotado para ser substituído por Evaristo Costa na bancada do telejornal.

Ainda de acordo com a publicação o divórcio já está na fase de divisão do patrimônio: no município do Rio, eles têm uma casa da Barra da Tijuca, onde Fátima segue morando com os trigêmeos, e um apartamento na Lagoa, para onde William Bonner se mudou antes mesmo de anunciar a decisão do divórcio. Além destes, Bonner e Fátima tem ainda uma casa em Secretário, na região serrana do Rio e outra em Mangaratiba, no Condomínio Portobello.

Bonner faz compras acompanhado de herdeira Neste domingo (04), o jornalista foi clicado ao lado da filha Beatriz fazendo compras no shopping Village Mall, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com a filha Beatriz, com quem o jornalista tomou um sorvete e visitou uma loja de utensílios domésticos./Marilise Gomes

Polícia pede prisão de jornalista por crimes contra assessor do pastor Feliciano



A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito que apurava crimes que teriam sido cometidos Patrícia Lelis, de 22 anos, contra um assessor do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP).

O delegado que investiga o caso vai indiciar formalmente a jornalista e estudante de direito por mentir à investigação e extorquir dinheiro de Talma Bauer.

Ela também deve ter a prisão preventiva pedida. Procurada, a advogada da jornalista, Rebeca Novaes Aguiar, confirmou nesta manhã à reportagem a conclusão do inquérito policial com o pedido de prisão de sua cliente.

Adsumus: empresários usam "laranjas" que recebem Bolsa Família



Responsável pela investigação do escândalo de corrupção em Santo Amaro, o promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), João Paulo Schoucair, disse, na manhã desta terça-feira (6), que os empresários usavam "laranjas" que recebem benefícios do programa Bolsa Família.

De acordo com ele, os "laranjas" eram sócios dessas empresas, que geraram um prejuízo da ordem de R$ 24 milhões aos cofres públicos. As empresas Real Locação, Serv Bahia, Grauthec Construtora Ltda e Oliveira Santana Construções negociavam os preços e os vencedores das licitações.

Segundo o promotor, os empresários são investigados por fraude de licitação, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Dos nove mandados de condução coercitiva, apenas dois não foram cumpridos. Todos são empresários.

Mais um: Caminhão bitrem carregado de eucalipto perde freio e cai em ribanceira na BA-290


Mais um: Caminhão bitrem carregado de eucalipto perde freio e cai em ribanceira na BA-290

Na madrugada desta terça-feira, dia 6 de setembro, um caminhão bitrem carregado de eucalipto, que estava sendo conduzido por  um homem de prenome Ajilson, perdeu os freio na ladeira do Canta Galo, em território de Alcobaça, vindo a cair em uma ribanceira.

Segundo informações de testemunhas, o motorista contou que estava vindo sentido Alcobaça/Teixeira de Freitas, quando por faltou nos freios, perdeu o controle da direção e o caminhão foi empurrado pelo bitrem, caindo dentro da ribanceira, que por sorte ele pulou do veículo no meio da pista. O condutor saiu ileso do acidente.

Essa não é a primeira vez que um caminhão carregado de eucalipto e a serviço das empresas de celulose e papel, perde os freios da região. Muitos condutores reclamam que os veículos não passam por manutenção adequada.

Uma das contratantes recordistas em acidentes na região, muitos deles com mortes, é a Suzano Papel e Celulose./TN


Ex-prefeita de Lajedão está na lista dos fichas-sujas e foi denunciada na Justiça Federal



Lajedão: Em época de eleição é muito comum as velhas raposas da política aparecerem pousando de paladinos da moral e da ética e dos bons costumes, bem como de salvadores da pátria, como se o povo tivesse memória curta. Diante de tantos escândalos no meio político, nos últimos anos, os eleitores estão cada vez mais politizados e conscientes. Nossa equipe de reportagem, do Liberdade News e da Rádio Lajedão FM 104,9, tem caminhado junto aos ouvintes lajedaenses, escutando os anseios daquela comunidade, conversando com todos, da sede e dos distritos, dando voz ao povo, como convém a uma Rádio Comunitária.

Muito se ouve sobre os desmandos do passado. O Povo de Lajedão não quer mais o coronelismo. “Não queremos mais o passado manchado de corrupção em nossa Lajedão”, disse a ouvinte dona Maria José. E nessas andanças, chegou à nossa equipe de reportagem, uma denúncia contra a ex-prefeita de Lajedão, Maria de Lourdes Tavares, conhecida como “Lourdinha”. E nossa equipe resolveu apurar. A ex-prefeita está na lista dos fichas-sujas, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a qual consta mais 11 nomes do Extremo Sul da Bahia, dentre os 218 gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas nos últimos oito anos.


Em setembro de 2009, o MP ofereceu denúncia contra Lourdinha e outras 04 pessoas, acusando-os de apropriação de bens e rendas públicas pertencentes ao Município de Lajedão. Na denúncia, os envolvidos teriam organizado uma festa de “Aniversário da Cidade”, com o único objetivo de desviar recursos públicos. Os cheques emitidos pela prefeitura, que seriam para um dos denunciados [como pagamento pela festa], acabaram sendo sacados diretamente na “boca do caixa”, de forma indevida, e aquele, recebeu um caminhão da Prefeitura [M. Benz 1215 - placa JOB 9957], avaliado em R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

O MP, na ocasião, denunciou a ex-prefeita e os demais por crimes baseados no Art. 1° do Decreto Lei n° 201/67, na forma do Artigo 29 do Código Penal. E agora, no último dia 13 de julho deste ano, o Ministério Público Federal, propôs Ação Civil Pública contra Maria de Lourdes Tavares e seu ex-marido, objetivando a condenação dos mesmos nas penas previstas no art. 12, incisos I, II e III, da Lei 8.429/1992. A Ação Civil foi representada por cidadãos do município de Lajedão, reportando ilegalidade cometidas pelos acionados na aplicação de verbas oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), no ano de 2007.


Segundo a denúncia, a ex-prefeita e seu marido [na época], que era o tesoureiro do município, teriam articulado um esquema de desvio dos recursos do FUNDEB, através da locação de ônibus, supostamente destinados a atender o transporte escolar municipal.


A denúncia elenca irregularidades nas licitações, e tais fatos, segundo o MPF, se caracterizam como atos de improbidade administrativa. Em sua pronúncia, o Juiz Federal decidiu que há indícios, pelo vasto acervo probatório, da prática de atos de improbidade administrativa, que causam danos ao erário, e que violam os princípios da Administração Pública./Liberdadenews

Abono salarial do PIS/Pasep de setembro começa a ser pago dia 15


001

O abono salarial do PIS/Pasep do calendário 2016/2017, para os nascidos no mês de setembro, começa a ser pago a partir de 15 de setembro. Os saques poderão ser feitos nas agências da Caixa, do Banco do Brasil, de casas lotéricas ou, se estiverem com o cadastro em dia, os trabalhadores poderão receber em conta-corrente a partir de 16 de setembro, informou o Ministério do Trabalho. 

O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. No total, R$ 14,8 bilhões estão disponíveis dentro do novo calendário, ano-base 2015 e, segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o governo manterá o esforço para que todos os trabalhadores efetuem o saque, preferencialmente dentro do respectivo mês de pagamento. 

De acordo com o ministro, o abono é um direito do trabalhador e 22,3 milhões de pessoas deverão receber dentro do novo calendário. Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. 

O cálculo do valor do abono salarial segue as novas regras definidas por lei. O pagamento será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral, destaca o Ministério do Trabalho. 

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015, e que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais). Do exercício 2015/2016, ano-base 2014, 990 mil trabalhadores ainda têm direito a saque. O prazo foi prorrogado até prazo até 30 de dezembro de 2016.

Homem é encontrado morto dentro de sua casa em Medeiros Neto



Pedro Ivo de Jesus Silva, de 24 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (06), em sua residência localizada a Rua Camilo Prates, próximo a feira livre de Medeiros Neto.

De acordo com informações de amigos e familiares, na noite da última segunda-feira, Pedro Ivo, procurou o hospital Municipal de Medeiros Neto, onde foi diagnosticado com quadro de bronquite. Ainda de acordo com as informações, após o atendimento ele foi se deitar aparentemente bem, mas, quando seu amigo foi chamá-lo o mesmo já estava sem vida.

Imediatamente os moradores acionaram os policiais militares, quando os mesmos chegaram ao local e constataram a existência do corpo, trataram de acionar a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT).


A Polícia Civil vai investigar as causas da morte e apurar se o óbito se deu por causas naturais ou algum outro método. O corpo de Pedro Ivo de Jesus Silva será removido para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas (IML), para exames de necropsia e posteriormente será liberado para os familiares./medeirosdiadia

Policial sequestrado em Eunápolis é encontrado com vida próximo a entrada da Veracel



O policial militar Rubinei Limados Santos que havia sido sequestrado por volta de 19 horas desta segunda feira, 05 de setembro, por quatro homens armados na porta da sua casa que fica localizada no bairro Rosa Neto em Eunápolis, foi encontrado com vida depois dos sem terra próximo a entrada da Veracel, estrada que liga Eunápolis a Itagimirim.

Rubinei é natural de São João do Paraíso e se formou na 43ª CIPM de Itamaraju, trabalhou no 13ª BPM de Teixeira de Freitas, foi transferido para Eunápolis onde iria trabalhar na guarda do Centro de Detenção. O policial foi levado sem eu carro um Pegeout de cor prata e os assaltantes se dirigiram sentido ao lixão da cidade.

Assim que a noticia do sequestro se espalhou, colegas de corporação se mobilizaram para localizar o militar que foi localizado horas depois, com vida. Ainda não foi informado o estado de saúde do policial, amigos e colegas estão se dirigindo ao hospital de Eunápolis para onde o militar foi levado.

Justiça Federal suspende multa por farol desligado nas rodovias do país


Resultado de imagem para farol desligado


Infração só poderá ser aplicada quando vias forem sinalizadas, diz decisão. União pode recorrer; sentença não vale para multas que já foram aplicadas. A Justiça Federal em Brasília suspendeu, nesta sexta-feira (2), a cobrança de multa para motoristas que andarem nas rodovias de todo o país com farol desligado. A sentença é provisória e determina que a punição só pode ser aplicada quando as estradas tiverem sido sinalizadas. A decisão já está valendo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) foi notificada nesta sexta, e vai informar os órgãos de fiscalização sobre a mudança. A União também estuda quais são os recursos cabíveis. Até que o caso volte a ser discutido pela Justiça, novas multas não poderão ser emitidas por esse tipo de infração.

A sentença não altera as multas que já foram aplicadas até o momento. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou por meio de nota que vai recorrer. Segundo a nota, a “consultoria jurídica do Ministério das Cidades, juntamente com a Procuradoria Regional da União- 1ª região, irá apresentar, ao longo da semana, ao Tribunal Regional Federal da 1ª região, pedido de suspensão de liminar. O entendimento é de que tal decisão provisória não leva em consideração o bem coletivo e a segurança no trânsito. A intenção da aplicação da Lei é preservar vidas aumentando as condições de segurança nas rodovias, estradas e ruas do País.”

A lei federal entrou em vigor em 8 de julho e determina que o farol baixo seja usado em todas as rodovias, mesmo durante o dia. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13. Em novembro, o valor deve subir para para R$ 130,16.

No primeiro mês de validade da regra, entre 8 de julho e 8 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal registrou 124.180 infrações nas rodovias federais. Nas estradas estaduais de São Paulo, outras 17.165 multas foram aplicadas. No Distrito Federal, as multas superaram em 35% o número de autuações por estacionamento irregular.

Regra em debate

O farol baixo é o que as pessoas chamam de farol, até então exigido para todos os veículos somente durante a noite e dentro de túneis. O uso das luzes já era obrigatório para as motos durante o dia e a noite, em todos os lugares. A ação foi proposta pela Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (Adpvat), e a decisão favorável é do juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do DF.

No pedido, a associação afirma que a regra nova teria sido instituída com a “finalidade precípua de arrecadação”, o que representaria desvio de finalidade. A ação também se baseia no artigo 90 do Código Brasileiro de Trânsito, que diz que “as sanções previstas no código não serão aplicadas nas localidades deficientes de sinalização”.

“Em cidades como Brasília, exemplificativamente, as ruas, avenidas, vias, estradas, rodovias, etc. penetram o perímetro urbano e se entrelaçam. Absolutamente impossível, mesmo para os que bem conhecem a Capital da República, identificar quando começa uma via e termina uma rodovia estadual, de modo a se ter certeza quando exigível o farol acesso e quando dispensável. Para se evitar infringir a lei, não há outra forma senão os faróis ligados em todos os momentos”, diz trecho da ação.

INSS vai convocar mais de 100 mil para revisão de benefícios na Bahia


Resultado de imagem para (INSS

Mais de 100 mil baianos serão convocados a partir desse mês pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fazer a revisão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.

Os beneficiários serão convocados por carta, a partir dos próximos dias, para a realização de perícia médica, segundo informou, nesta quarta-feira (5), a assessoria de comunicação do Ministério da Previdência. O órgão não divulgou a data exata do início das convocações.

Em todo o estado da Bahia, serão revisadas 72.694 aposentadorias por invalidez e 29.730 auxílios doença. Após o recebimento da carta, os beneficiários terão prazo de cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de teleatendimento 135.

Os detalhes dos procedimentos técnicos referentes à revisão estão na resolução 546, publicada no dia 31 de agosto. Segundo a norma, quem não atender ao chamado do INSS no prazo estabelecido terá o benefício da aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença suspenso. A reativação só ocorrerá mediante o comparecimento do beneficiário e o agendamento de nova perícia.

O INSS trabalha com a possibilidade de reversão entre 15% e 20% para os benefícios de auxílio-doença. Caso esse número se confirme, a economia para os cofres pode chegar a R$ 126 milhões/mês, conforme o Ministério da Previdênca. O valor médio desses benefícios é de R$ 1.193,73.

Em todo o país, serão convocados ao todo 530 mil beneficiários com auxílio-doença. Outros 1,1 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos também passarão pela avaliação. Os primeiros 75 mil convocados são beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial.

O agendamento e a convocação da revisão de auxílio-doença e das aposentadorias por invalidez obedecerão a critérios, entre os quais, a idade do segurado – da menor para a maior, e o tempo de manutenção do benefício – do maior para o menor. Portanto, serão chamados primeiro os segurados mais jovens e que recebem o benefício há mais tempo.

Nos casos de segurados com domicílio indefinido ou em localidades não atendidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a convocação será feita por edital publicado em imprensa oficial.

Perícia

De acordo com o Ministério da Previdência, aproximadamente 2,5 mil dos 4,2 mil peritos do quadro do Instituto trabalharão nas perícias de revisão. Os peritos poderão realizar até quatro perícias diárias referentes à revisão, que serão inseridas na agenda diária de trabalho já na primeira hora da jornada. As agendas já marcadas serão cumpridas de modo a não prejudicar os segurados agendados, segundo o órgão.

Ainda conforme o Ministério, para facilitar a convocação e evitar a suspensão do benefício, os beneficiários devem manter o endereço atualizado junto ao INSS. A alteração pode ser realizada por meio da central de teleatendimento 135 ou pela site do órgão. Conforme o Ministério, os beneficiários não precisam se antecipar à convocação e só devem comparecer às agências de atendimento após o recebimento da carta./G1 BA

Ilhéus é alvo em mega-operação federal



Resultado de imagem para Ilhéus

Cerca de 560 policiais federais, além de inspetores, procuradores federais, auditores e procuradores da República participaram, desde as primeiras horas da manha de segunda-feira, da Operação Greenfield, "campo verde".

Estão sendo pedidas 7 prisões temporárias, 106 mandados de busca e apreensão e 34 conduções coercitivas em vários estados, entre eles a Bahia. Ilhéus e Salvador estão incluídas na operação.

O objetivo é apurar crimes de gestão temerária e fraudulenta em desfavor de 4 dos maiores fundos de pensão do país: FUNCEF, PETROS, PREVI e POSTALIS.

A operação conta com a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Superintendência Nacional de Previdência Complementar e Comissão de Valores Mobiliário. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília.

A decisão judicial determinou também o seqüestro de bens, o bloqueio de ativos e recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação. O valor chega a R$ 8 bilhões.

Os investigados responderão, na medida de sua participação, por gestão temerária ou fraudulenta, além de outros crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos em lei.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ciclista morre atropelado por uma moto na BA 290 próximo à Pedra D’Água em Alcobaça




Alcobaça: Por volta das 20h00, deste domingo, 04 de domingo, um atropelamento deixou uma vítima fatal na BA 290, próximo à Comunidade de Pedra D’Agua 2, em frente ao Bar 03 Irmãos. Segundo informações, um motociclista, identificado como sendo, William Calixto Macedo, atropelou um homem, identificado como sendo, Laudenir Cardoso dos Santos, que morreu no local.

Até o fechamento desta reportagem, familiares do Laudenir não haviam aparecido para dar maiores detalhes sobre a qualificação do mesmo, tais como, idade, endereço, entre outros. O motociclista, que conduzia uma moto Honda/CG Fan ESI, de cor vermelha, placa policial NZH 0847, foi socorrido ao HMTF, onde foi medicado e liberado, com escoriações leves.

Ninguém soube informar como aconteceu o acidente, apenas, que a vítima estaria atravessando a pista a bordo de uma bicicleta, quando foi atropelada. Devido à força do impacto, o Laudenir morreu no local, sem mesmo ter tido condições de socorro. O delegado Willian Telles autorizou a remoção do corpo ao IML de Itamaraju, onde será necropsiado nesta manhã de segunda-feira (05).


Um inquérito policial foi instaurado para apurar responsabilidade. Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Liberdadenews

Por que o impeachment de Dilma pode ser anulado e nova votação pode ocorrer no Senado


Impeachment pode ter nova votação

Os mais de 20 recursos ajuizados no Supremo Tribunal Federal que questionam o fatiamento da votação do impeachment de Dilma Rousseff geraram um amplo leque de dúvidas, com a possibilidade de uma nova votação ou anulação do processo. Pelo menos dois ministros da Corte já se posicionaram favoravelmente à análise das ações.

"Eu acho que, em princípio, nós, juízes, deferimos ao Parlamento a solução de questões políticas. Mas quando essas questões políticas são decididas com violação dos princípios inerentes ao Estado democrático de direito, é sindicável ao Supremo a apreciação dessas infrações", disse o ministro Luiz Fux à Folha de S.Paulo.

O advogado da ex-presidente, José Eduardo Cardozo, e a advogada Janaína Paschoal, uma das denunciantes do pedido de impedimento, concordam que uma nova análise pode trazer Dilma Rousseff de volta ao poder.

Comerciante de Eunápolis é morto perto da namorada em Trancoso



Um açougueiro eunapolitano de 41 anos foi morto a tiros em Trancoso, município de Porto Seguro, na tarde de domingo (04). Segundo a Polícia Civil, Adelson Nascimento do Carmo pode ter sido vítima de um latrocínio, quando o roubo é seguido de morte, “mas a possibilidade de vingança também não é descartada, já que ele possuía algumas dívidas”, disse o delegado Carlos Enes.

De acordo populares - Adelson e a namorada estavam em um posto de combustível às margens da BA-001. Os dois foram rendidos por um bandido armado e levados até o pátio de madeiras de uma serraria a 15 metros do local. “Após roubar diversos objetos das vítimas, o criminoso atirou quatro vezes no comerciante e depois fugiu a pé”, relatou o delegado ao RADAR 64. A mulher, que não ficou ferida, presenciou tudo e ficou em estado de choque.



Adelson morava na Avenida Norte Sul, em Eunápolis e possuía um comércio de venda de verduras na cidade, conforme ressaltou Carlos Enes. Um inquérito foi aberto para apurar o crime. O corpo já foi liberado do Departamento de Polícia Técnica de Porto Seguro. A família ainda não informou o horário e local do enterro. 

Ciclista morre atropelado na BA-290, em Alcobaça


Ciclista morre atropelado na BA-290, em Alcobaça

A noite deste domingo, dia 4 de setembro, um homem veio a óbito após ser atropelado por uma motocicleta, na rodovia BA-290, nas imediações de um lugar conhecido por Pedra D’água, em território do município de Alcobaça.

Segundo testemunhas um senhor identificado até o momento pelo prenome de Gabriel, morador da comunidade Caxangá, também pertencente a Alcobalça, estaria atravessando a rodovia em uma bicicleta, quando foi atingido por uma motocicleta, vindo ao óbito no local. A Polícia Militar de Alcobaça, foi acionada e compareceu ao local, isolando a área até a chega da Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Após o levantamento cadavérico e guia assinada pelo delegado Marco Antônio Neves, que responde pela Polícia Civil no município de Alcobaça, o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa providenciou a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), para exames de necropsia.

Ainda não foi informado se o motociclista atropelador já foi identificado pela polícia. O impacto do abalroamento foi tão forte que a bicicleta da vítima ficou destruída./TN

Uberlândia e Erley do Coqueiro realizam primeira grande passeata dessa campanha em Jucuruçu



Mesmo diante de um dia meio para chuva os candidatos Uberlândia Pereira (PSD) e Erley do Coqueiro, conseguiram mobilizar um grande número de pessoas, durante o dia deste último domingo, dia 4 de setembro, em um grande corpo a corpo, na sede do município, atividade que percorreu as principais ruas do centro da cidade. No total, segundo a organização, foram contabilizadas cerca de 1.000 pessoas, que acompanharam o evento do início ao fim.


Durante o percurso a candidata à reeleição Uberlândia era saudada com acenos pela população, gestos de positivo buzinaço e muitos aplausos por onde passava. “Foi maravilhoso. A população reconheceu meu trabalho e hoje veio andar junto comigo, mostrando a nossa força. Estou muito emocionada”, demonstrou Uberlândia.


“O sucesso dessa primeira grande passeata mostra o quão forte Uberlândia vem para as eleições, tendo um favoritismo disparado para assumir os próximos anos como prefeita novamente. O povo reconhece o trabalho realizado nesses quatro anos e sabe que muito mais estar por vir e muito pode ser feito”, comentou o candidato a vice Erley do Coqueiro.


O professor Elson Paulo, que acompanhou o corpo a corpo desde o começo, se disse contente e confiante para o dia 02 de outubro. “Fui para as ruas, na concentração, e já estava lotada. E aqui, esse tanto de carro ainda acompanhando e mostrando o apoio a Uberlândia. É incrível! Por mim, mesmo sendo a primeira aqui na sede, já considero essa é a caminhada da vitória”, destacou o professor.


Quem marcou grande presença também na festa foi a galera animadíssima do distrito de Monte Azul, e uma boa parte do distrito do Coqueiro, São João da Boa Nova, Itamarati, Nova Dely, e  de Água Limpa.


São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.