Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ministério da Saúde permitirá que meninas possam tomar vacina contra HPV sem autorização dos pais

Adolescentes com idade entre 11 e 13 anos poderão ser vacinadas sem autorização dos pais na campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) — usada na prevenção do câncer de colo do útero, que ocorre a partir desta segunda-feira (10).

Para a ação em todo o país, 36 mil postos de saúde da rede pública vão disponibilizar a vacina que também estará disponível em escolas públicas e privadas que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. No caso de a instituição escolar oferecer a vacina, a escola pode adotar um calendário específico sem precisar informar aos pais.

Segundo o ministério da Saúde, caso os responsáveis pelas adolescentes não concordarem com a imunização, eles devem preencher um termo de recusa e entregar na escola. No entanto, a pasta federal afirma que a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei. Para receber a dose no posto de saúde, as adolescentes devem apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identidade.

Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção, com a segunda dose seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses. A pasta reforça que a vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde. Informações do portal R7.

Adolescente de 14 anos desaparece em Medeiros Neto. Mãe pede ajuda para encontrá-la

A dona de casa Edinélia de Sousa Silva pede ajuda no sentido de localizar a sua filha Rosinélia Silva Pereira, de 14 anos, que saiu de casa, no bairro Planalto II, em Medeiros Neto, na tarde da última quinta-feira (06/3).

No momento que saiu de casa com objetos escolares ela vestia uma camiseta da escola Iêda Alves de Oliveira - onde estuda -, calça jeans e uma sandália rasteirinha de cor azul.

Segundo a própria mãe, ela foi vista por populares no mesmo dia, próximo ao bairro Portelinha, já com outra roupa.

Ainda de acordo com Edinéia, já registrou ocorrência no Conselho Tutelar e na Polícia Civil, Rosinélia saiu de casa em companhia de outra adolescente, de 15 anos, de prenome Tatiana.

Algumas colegas teriam visto roupas dentro da bolsa onde Rosinélia leva material escolar.

Qualquer informação pode ser dada à Polícia Civil de Medeiros Neto: (73) 3296-1150./Teixeira Notícias

Ex- vereador Carlinhos de Carmerindo faleceu na manhâ desta sexta feira em Teixeira de Freitas

Faleceu na manhã desta sexta feira 7/3/ ás 2h30, em Teixeira de Freitas, Carlos Mario Oliveira, popularmente conhecido por “Carlinhos de Carmerindo”, Pecuarista, escolaridade ensino médio completo 49 anos de idade.

Ele que lutava contra um câncer no intestino há muito tempo, e sempre teve um leque de amizade muito grande em toda região de Jucuruçu e Itamaraju, onde nasceu e morou por muito tempo, e por todos os lugares por onde passava.

Carlinhos de Carmerindo era muito querido, e veio a se interessar e ingressar mesmo no mundo político quando passou a residir próximo aos seus familiares no município de Jucuruçu.

Entrou na política no ano de (2008) sendo candidato pela a primeira vez a vereador pelo o Partido: Democratas – DEM - Coligação: Unidos para Vencer (PSL / PTN /.

Em 2011 Carlinhos de Carmerindo chegou a ser (Suplente) com 175 votos, ficou na suplência da vereadora Jane Lacerda, ele chegou a ser empossado vereador, mas  assumiu por pouco tempo e saiu após o retorno da titular da vaga.

O seu corpo será velado no auditório Valdemar José Nogueira em Jucuruçu, a família enlutada convida amigos e parentes para o seu sepultamento que será realizado neste sábado às 9h no cemitério jardim da saudade Jucuruçu.


Carlos Mario Oliveira

1965*  - +2014 

Pistoleiro e policial civil acusados da morte de jornalista em Minas vão a júri popular

Pistoleiro e policial civil acusados da morte de jornalista em Minas vão a júri popular
Rodrigo Neto

Alessandro Neves Augusto, o “Pitote”, de 31 anos, e Lúcio Lírio Leal, de 22 anos, são acusados da execução em 8 de março de 2013 O pistoleiro Alessandro Neves Augusto, o “Pitote”, de 31 anos, acusado de ter executado o jornalista Rodrigo Neto, de 38, em Ipatinga, no Vale do Aço, vai a júri popular. Também será julgado pelo Tribunal do Júri o policial civil Lúcio Lírio Leal, de 22 anos, acusado de envolvimento no crime. 

A sentença de pronúncia foi proferida no último dia 14 de fevereiro, pelo juiz Antônio Augusto Calaes de Oliveira, da 2ª Vara Criminal da cidade. Segundo acusação do Ministério Público (MP), Rodrigo foi assassinado a mando de policiais, em uma “ação típica de grupo extermínio”, por fazer uma série de reportagens cobrando a identificação e a punição dos responsáveis por uma série de homicídios na região – mortes em que há suspeita de envolvimento desses mesmos policiais. 

No ano passado, a Polícia Civil montou uma força-tarefa para investigar 14 assassinatos. (Veja resultados abaixo). Conforme o MP, Alessandro e Lúcio atiraram com arma de fogo contra o jornalista no dia 8 de março de 2013. 

Na garupa de uma moto escura pilotada por motociclista não identificado, o pistoleiro surpreendeu a vítima pelas costas e disparou várias vezes, atingindo-a na cabeça, tórax e costas, fugindo em seguida. Os assassinos também tentaram atirar contra outro homem que acompanhava Rodrigo Neto, mas erraram. 

A função de Lúcio foi passar pelo local, minutos antes, e dar aos executores a posição do jornalista, para confirmar que o atentado poderia acontecer. A audiência ainda não tem data para aconteceu, mas os réus vão continuar presos até o júri. 

O magistrado negou o direito de recorrerem em liberdade por tratar-se de crimes hediondos. De acordo com o juiz, a materialidade dos crimes ficou provada no relatório de necropsia e há indícios suficientes de autoria das infrações penais, demonstrados pelos depoimentos e relatórios constantes do processo. 

Na época da investigação, O exame de balística revelou que os projéteis que mataram Rodrigo Neto partiram da arma de fogo apreendida com Alessandro. Ele também é acusado de matar com essa mesma arma o fotógrafo Walgney Carvalho, de 43, em Coronel Fabriciano. (Informações/Diário de Pernambuco

Maioria de analfabetos está no Nordeste

As políticas educacionais mais recentes conseguiram diminuir a quantidade de analfabetos no Brasil, mas não evitaram que mais jovens saíssem da escola sem saber ler ou escrever. Os números do analfabetismo no País mostram que 16,7% dos 13,4 milhões de analfabetos brasileiros têm entre 20 e 40 anos. Eles representam 2,2 milhões de pessoas que, junto com outro meio milhão de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, não estão alfabetizadas. Essa é a grande preocupação dos especialistas, apesar de a maioria dos analfabetos brasileiros ser idosa. Do total de analfabetos brasileiros, 45% (mais de 6 milhões) têm mais de 60 anos. Ao longo dos últimos anos, quando o tema se tornou compromissodos governantes (em acordos internacionais e campanhas), os esforços de universalização do ensino não chegaram aos adultos como deveriam e ainda “produzem” analfabetos.

Muitos escolarizados, inclusive. Além disso, as políticas educacionais ainda não venceram as desigualdades histórias do País. Os dados mais recentes do analfabetismo estão na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Eles mostram que 7,2 milhões de brasileiros que deveriam saber ler e escrever (possuem mais de 10 anos de idade) vivem nos estados da região Nordeste.

“O sistema educacional evoluiu muito para compreender e ter um pano de fundo melhor para recuperar e devolver a essas pessoas um direito que foi violado. Mas precisamos transformar esse cenário favorável em práticas que tenham resultado. E temos de nos preocupar porque estamos gerando uma nova classe de analfabetos, a de escolarizados”, afirma Ana Lúcia Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro.

Ana Lúcia não acredita que uma solução única seja possível para resolver o nó que se tornou a alfabetização de adultos no Brasil. Ela lembra que a geração mais velha, que não teve acesso à escola na infância, ou os que moravam ou moram em regiões rurais e também se mantiveram afastados da escola, são alvos difíceis de atrair para o estudo.
“Há uma dificuldade grande de motivar aqueles que se mantiveram distantes do universo da leitura e da escrita agora”, diz. “Nesses casos, é preciso lidar com o analfabetismo de forma muito individualizada. Não dá para termos uma política única, achando que ela resolverá e funcionará igual pra todo mundo”, critica.

No ano 2000, o Brasil assinou a Declaração de Dacar "Educação para Todos", elaborada pela Cúpula Mundial da Educação. Os países se comprometeram a reduzir o analfabetismo em pelo menos 50% até 2015. A meta brasileira era chegar a um índice de 6,7%. O Brasil não conseguirá alcançar a meta, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A organização é responsável por monitorar os avanços dos países signatários da declaração e divulgou relatório atestando essas dificuldades no fim de janeiro. Hoje, a taxa de analfabetismo brasileira, entre a população com mais de 15 anos, é de 8,7%. Em 2001, o índice era de 12,4%./

Idosa morre com suspeita de dengue em Brumado

Uma idosa morreu após ter dado entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no sudoeste do estado, na última segunda-feira (3). O marido da paciente também foi internado com os mesmo sintomas e continua na unidade de saúde.

A mulher havia sido liberada após os sintomas melhorarem, mas retornou ao hospital na última terça-feira (4) e veio a óbito. Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, o casal pode ter contraído dengue ou infecção alimentar. Já foram coletadas amostras laboratoriais e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) para confirmar o diagnóstico.

Diante da suspeita de dengue, uma equipe de vigilância epidemiológica esteve na residência do casal. Com informações do Brumado Notícias.

Jovem reclama de policiais no Facebook e é autuado por desacato

Uma autuação por desacato contra policiais militares de Joinville, que ocorreu na última quarta-feira e ganhou divulgação nesta quinta-feira na página do Facebook do 8º Batalhão da Polícia Militar (PM), repercutiu nas redes sociais e dividiu opiniões. Isto porque o desacato, na avaliação da PM, ficou caracterizado por uma publicação no Facebook.

Um jovem, de 23 anos, que trabalha em uma revenda de veículos de Joinville, escreveu mensagens com xingamentos contra a corporação em seu perfil pessoal após ter sido autuado por dirigir um carro rebaixado. Conforme a PM, ele também participava de um racha – tradicionais corridas clandestinas de automóveis. 

A matéria publicada sobre o caso por "AN" já teve mais de cem compartilhamentos na rede social. Alguns internautas apoiaram a atitude da polícia, mas boa parte considerou exagerada a reação.

—Era só o que faltava. Cadê os nossos direitos de expressão. O Brasil está cada vez pior. Se fosse alguém lá do Senado, iam fingir que não viram. Começo a ter vergonha de ser brasileiro—, escreveu um leitor.

—Uma coisa é ter livre arbítrio, outra é achar que pode xingar os outros e passar em branco—, opinou outro usuário.

Mensagens deletadas

O subcomandante do 8o Batalhão da Polícia Militar, Jofrey Santos da Silva, defendeu a ação dos policiais e disse que o "desacato ficou comprovado". 

—O crime ocorre da mesma forma que se tivesse acontecido presencialmente. Foi assinado um termo circunstanciado e o cidadão será intimado pela Justiça para dar satisfações—, explicou.

Após a autuação, o jovem apagou as mensagens escritas, provavelmente para evitar algum tipo de represália. "AN" teve acesso às publicações e comprovou o uso de palavras agressivas contra a PM. 

A reportagem fez contato telefônico com a família do rapaz pelo menos quatro vezes nesta quinta-feira, na tentativa de ouvir a versão dele. Em duas delas, uma mulher atendeu e disse que ele não estava em casa. Mais tarde, o telefone apenas tocou e a ligação foi perdida.

Para defensora pública, não é crime

A reportagem procurou a defensora pública estadual Ana Carolina Dihl Cavalin, que atua em Joinville, e pediu a avaliação dela sobre o crime de desacato. Segundo a defensora, o texto legal exige que a conduta seja direcionada a funcionário público determinado.

Ou seja, não configura desacato a ofensa a uma instituição pública de forma genérica. "AN" enviou à defensora o trecho da mensagem publicada nas redes sociais pelo acusado.

—No caso concreto, pelo trecho que li, apesar de haver expressões grosseiras com palavras injuriosas, em nenhum momento houve o direcionamento da ofensa para um policial determinado, assim, no meu entendimento, não estaria configurado o crime neste requisito—, aponta.

Ainda conforme a defensora pública, apesar de o Código Penal prever o crime de desacato, o entendimento dela é de que a sua aplicação viola a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, "tratado internacional que o Brasil assinou e incorporou com força de lei".

—Entendo que aquele que abusar da liberdade de expressão até pode responder por injúria, se partir para a ofensa pessoal, mas jamais por desacato à "autoridade", crime que deveria ser expressamente extirpado da legislação penal e de todas as placas que são afixadas em repartições públicas—, argumenta.

Policial se sentiu ofendido

Ao saber da publicação no Facebook, o sargento da PM de Joinville, Ivonei Polsin, se deslocou até a casa do jovem, na manhã desta quinta-feira, e o pediu para assinar um Termo Circunstanciado – crime de menor relevância – por desacato a funcionário público.

Polsin estava trabalhando com outros dois policiais quando abordou o vendedor na quarta-feira, no bairro Bom Retiro, em Joinville. 

Segundo ele, o veículo de propriedade do acusado participava de um racha e o motorista, no caso o jovem, estava com a carteira de habilitação vencida. Ao chegar na casa do acusado, o discurso mudou e o jovem disse ao policial que não queria ofender ninguém. 

—Ele afirmou que não queria ter feito aquilo, que estava arrependido, mas fez. Me senti ofendido, até porque foram citados familiares. Alguns policiais também ficaram chateados e vão processá-lo e pedir reparação por dano moral—, declarou.

Polsin reiterou que tentou resolveu a situação de maneira cordial, orientando o jovem a não agir dessa forma, pois a repercussão poderia ser ainda maior. Ele lembrou que o acusado tem todo o direito de se defender na justiça e que caso se sinta prejudicado pelo modo como foi abordado pela PM, pode registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar processo de investigação na Corregedoria da PM de Joinville.

—O que ele fez foi errado e eu achei que deveria tomar uma atitude—, disse Polsin. De acordo com o sargento da PM de Joinville, pelo menos outros dois casos, de igual teor e agressão pela web, aconteceram na última semana em Santa Catarina: um deles foi identificado em Piçarras e outro em Biguaçu.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Centenas de pessoas prestam solidariedade à família de Gel Lopes na Missa de 7° Dia do jornalista

Padre Aelson celebra missa de setimo dia de Gel Lopes
Exatamente às 19 horas, de quarta-feira [de Cinzas], 05 de março, foi realizada a Missa de 7° Dia do ex-vereador e jornalista, Jeolino Lopes Xavier, o Gel Lopes, de 44 anos. A missa foi celebrada pelo Padre Aelson, na Igreja Matriz do Distrito de Santo Antônio, interior de Teixeira de Freitas. Familiares receberam amigos, colegas de trabalho e admiradores do jornalista morto.

A missa contou com a participação de centenas de pessoas, que compareceram para  prestar a última homenagem ao jornalista e prestar solidariedade aos familiares. Amigos, admiradores, representantes políticos, colegas de imprensa compareceram à missa. Segundo o ex-deputado federal, Uldurico Pinto, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, ele pediu celeridade nas apurações, pois se trata de um crime contra democracia.

Fonte Liberdade News

Ladrão tenta roubar arma de policial em serviço e se dá mal

Na terça-feira de carnaval (04), um homem identificado apenas como “Galego”, morador do bairro Liberdade, em Salvador, tentou roubar a arma de um policial da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar, que estava de serviço no Carnaval de Salvador.

O policial era o último da fila de uma patrulha e “Galego” pegou a arma no coldre (local onde o policial porta a arma) e correu por um beco. O PM saiu sozinho em disparada atrás do elemento, pois como era o último da fila não teve tempo para avisar aos demais para não perder o ladrão de vista.

O policial militar conseguiu alcançar “Galego” e, mesmo desarmado, de forma corajosa, conseguiu tomar a arma. Na confusão, entretanto, a arma teria disparado e acertado o ladrão./Por: Augusto Júnior

Viúva e filho de Chorão brigam na Justiça pelos bens do cantor

Chorão morreu há um ano mas continua sendo alvo de processos na Justiça de São Paulo. O mais recente deles envolve o filho, Alexandre Ferreira Lima Abrão e Graziela Maria Xavier Gonçalves Abrão, a viúva. A moça contestou que o menino seja o único herdeiro do músico. A contestação, no entanto, foi negada e ela não quis comentar o caso. Alexandre também não falou com a imprensa.

Segundo o G1, o caso segue em segredo de Justiça, mas um agravo de instrumento, recurso originado dessa ação, teve informações divulgadas publicamente no Diário Oficial de São Paulo. Além deste, outros processos envolvendo o cantor ainda continuam correndo, como a ação movida pelo cantor Marcelo Camelo, agredido por Chorão em 2004.

Menino morre espancado pelo pai por gostar de lavar a louça

Alex morava com a mãe em Mossoró, mas foi viver com o pai no Rio de Janeiro, onde aconteceu a tragédia  IMAGEM: REPRODUÇÃO

Um garoto de apenas 8 anos foi espancado até a morte pelo próprio pai. O crime bárbaro aconteceu na Vila Kennedy, no Rio de Janeiro. O autor do espancamento foi identificado como Alex André Moraes Soeiro, de 34 anos. Segundo o pai da criança, ele agrediu o filho porque ele não queria cortar o cabelo para ir à escola. Em depoimento, o pai afirmou que batia frequentemente no filho porque o menino era muito desobediente e “afeminado”.

Duas horas após uma das várias sessões de espancamento, Alex foi levado para a UPA Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Kennedy, já morto e com hematomas por todo o corpo. A equipe médica desconfiou de violência doméstica e enviou o caso para o Conselho Tutelar de Bangu. No IML, os peritos constataram que ele morreu por hemorragia interna. De tanto apanhar teve o fígado perfurado. Ele também tinha sinais de desnutrição.

Segundo o jornal ‘O Globo’, Alex morava com a mãe Digna Medeiros, 29, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. No início de 2013, a mãe foi ameaçada pelo Conselho Tutelar local de perder a guarda do filho por não levá-lo para a escola. Digna, que não trabalha e sobrevive com dois salários mínimos dados pelo avô de Alex, mandou o filho para morar com o pai no Rio.

Na capital fluminense, Soeiro, que já cumpriu pena por tráfico de drogas e está desempregado, morava com a mulher, Gisele Soares, e outras cinco crianças em uma casa de três cômodos em uma área disputada por três facções rivais. Em depoimento, André afirmou que as surras eram “corretivos” para ensinar o filho “a andar como homem”. Para o pai, Alex, que gostava de lavar louça e de dança do ventre, era “afeminado”.

Soeiro contou que o menino não chorava enquanto apanhava e, por isso, batia mais, por achar que a lição não estava sendo suficiente, informou o jornal. Os vizinhos, o apelidaram de “monstro de Bangu” e disseram nunca ter ouvido nada.

Informações do UOL e do jornal O Globo.

Receita começa a receber declaração do Imposto de Renda 2014 nesta quinta

A Receita Federal inicia nesta quinta-feira (6) o recebimento da declaração do Imposto de Renda 2014. Quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70 no último ano deve enviar os documentos para o Leão. De acordo com o Fisco, são aguardadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, termina o prazo de entrega. 

Os contribuintes podem fazer a declaração por meio de computadores, tablets ou smartphones. Disquetes e formulários de papel não são mais aceitos. Quem optar pelos computadores, precisa fazer o download do programa do IR 2014, que já está no site da Receita. No caso de tablets e smartphones, é preciso baixar o aplicativo APP Pessoa Física, disponível a partir desta sexta (7). 

Este ano, a Receita ampliou as ferramentas do aplicativo para dispositivos móveis. Assim, ele pode ser utilizado por praticamente todas as pessoas físicas que precisam entregar a declaração do Imposto de Renda.

Bahia recebe mais 69 cubanos no terceiro ciclo do Mais Médicos no estado

Bahia recebe mais 69 cubanos no terceiro ciclo do Mais Médicos no estado
Mais 69 médicos de Cuba devem desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador nesta quinta-feira (6). Eles se juntam aos 160 profissionais que chegaram nesta quarta (5) à Bahia como parte do terceiro ciclo do programa Mais Médicos no estado. 

Nesta fase, serão contempladas cerca de 90 cidades, como Juazeiro, Xique-Xique, Una, Ruy Barbosa, Senhor do Bonfim, Tucano e Brejões. De acordo com o secretário de Saúde, Washington Couto, a cota de profissionais para Salvador no programa já foi atingida, com “mais de 76 médicos” já em atuação na cidade (150 no total ao incluir os oriundos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – Provab). 

A Sesab informou também que os cubanos vão receber algo em torno de R$ 3 mil líquidos. Espera-se que em março, no quarto e último ciclo, a Bahia complete os 1.477 médicos solicitados ao Ministério da Saúde. 

Segundo Couto, já estão em atividade em cidades baianas, 928 médicos intercambistas cubanos, 124 brasileiros e 42 profissionais de outras nacionalidades, a exemplo de argentinos, espanhóis, mexicanos, peruanos, portugueses, entre outros. “Com o final do quarto ciclo, poderemos concluir a demanda pedida pelo estado. 

Salvador já conclui o número pedido, mas ainda há necessidade de mais profissionais”, disse Couto em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, os profissionais devem estar à disposição dos municípios a partir do dia 13 de março. 

O secretário ainda informou que todos os profissionais (o que inclui os que estão em trabalho) passarão por um curso de especialização realizado na Universidade Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus e Itabuna, com duração de um ano. O foco será na atenção básica e no cuidado com crianças, idosos, diabéticos e hipertensos, informou Couto./ Bahia Notícias

Mãe envenena filha de 5 anos e se mata em seguida

Mãe envenena filha de 5 anos e se mata em seguida no Espírito Santo

No mesmo dia em que um homem matou a mulher a facadas e depois se jogou da Terceira Ponte, a tragédia se repetiu: após matar a filha de cinco anos, a dona de casa Aline dos Santos Santana, 30, pegou um táxi, foi até o vão central e de lá se jogou.

Raíssa dos Santos Duarte, cinco anos, foi obrigada a ingerir um líquido cor-de-rosa – provavelmente envenenado -, dado pela mãe Aline. O fato aconteceu na noite de segunda-feira (3), por volta das 22 horas, dentro da casa da família, no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. Logo depois, por volta de 23h30, Aline pegou um táxi para ir até a Terceira Ponte e dar fim à própria vida.

Foi o ex-marido de Aline, o comerciante Robson Duarte, 46 – pai da menina morta – que encontrou o corpo, na manhã de terça-feira (04). Militares do Corpo de Bombeiros ligaram para ele para avisar que tinham resgatado o corpo da sua ex-mulher. Desesperado, Robson se dirigiu à casa da ex-esposa, junto com sua irmã, Renata Lira Duarte, de 39 anos, e encontrou a filha morta, em cima da cama.

O outro filho do casal, de 7 anos, estava dormindo. Uma vizinha disse que Aline costumava maltratar as crianças. “Ela já colocou fogo na casa, com as crianças dentro. Também já atravessou um palito de churrasco, de um lado a outro, na bochecha da Raíssa. Disseram que ela tomava remédio controlado, mas fazia algum tempo que não estava tomando, disse./TN

Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval de 2014

Desfile da escola de samba Unidos da Tijuca na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. Foto: Fábio Seixo / Agência O Globo
Desfile da escola de samba Unidos da Tijuca na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro

RIO — No ano em que a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna completa 20 anos, a Unidos da Tijuca, que homenageou o piloto com o enredo “Acelera, Tijuca!”, correu por fora e ganhou o título: a escola de Paulo Barros é tetracampeã do carnaval carioca.

Numa disputa acirrada com o Salgueiro, que acabou em segundo lugar, a amarela e azul da Tijuca assumiu a liderança e venceu por um décimo, com 299.4 pontos. Também subiram ao pódio, que no mundo do samba tem seis colocações, Portela, União da Ilha, Imperatriz e Grande Rio, respectivamente em 3º, 4º, 5º e 6º lugares. A Império da Tijuca, que ascendera à elite do carnaval do Rio no ano passado, voltou para a Série A, enquanto a Unidos do Viradouro conseguiu retornar ao Grupo Especial.

Este é o terceiro campeonato de Paulo Barros como carnavalesco da Unidos da Tijuca — ele comandou os desfiles de 2010 e 2012, e o primeiro título foi conquistado em 1936. Paulo Barros imprimiu uma marca na escola em sua estreia, há dez anos, com as alegorias vivas. E, a medir pela avaliação do presidente da escola, Fernando Horta, sobre a vitória, a Unidos da Tijuca se firma como a Imperatriz Leopoldinense dos anos 1990, nos tempos de Rosa Magalhães.

— Foi difícil, mas não foi uma surpresa. Ayrton Senna, o maior ídolo do país, não perderia esse campeonato. O pódio é nosso.Vi o desfile. A Tijuca não cometeu erro algum, e quem menos erra leva — resumiu Horta, que acompanhou a leitura das notas no Sambódromo e atribuiu o êxito da escola à boa administração. — Temos uma administração que trata bem os profissionais.

Os parabéns não são só pra mim, são para a comunidade que desfila e para todos os segmentos. Além disso, temos hoje a melhor bateria do carnaval. Problema de dinheiro a escola não tem. Eu pago, e pago bem. Paulo Barros também tinha uma explicação para as razões da vitória:

— Trabalho cada quesito o mais minuciosamente possível, justamente para não perder pontos. Tem quesitos que não dependem muito de mim, mas tento ajudar. Um exemplo foi o da bateria: este ano escolhi uma roupa bem leve, para não atrapalhar o trabalho dos ritmistas — afirmou.
O mestre de bateria, Casagrande, que conquistou quatro notas 10, fez coro com Horta e Paulo Barros.

— Sabíamos da nossa capacidade. É a vitória de muito trabalho e do meu entrosamento com os outros ritmistas. Eu disse a eles que o importante era não errar, e nós não erramos — afirmou Casagrande, que foi ovacionado na quadra da escola, na Zona Portuária, para onde seguiram os integrantes e a torcida após o resultado da apuração.

Alegria da comissão de frente

Ao contrário do que aconteceu na comemoração dos outros títulos da escola, desta vez a distribuição de cerveja foi gratuita. A diretoria da Unidos da Tijuca comprou e ofereceu duas mil caixas da bebida, segundo Horta. Era tanta gente no local por conta da festa que a pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, na altura da quadra, no sentido Ponte Rio-Niterói, teve de ser parcialmente fechada.

O troféu de campeã do carnaval foi levado para lá, e os torcedores choravam de alegria e gritavam, em coro, “É campeã”. Lá, os integrantes da comissão de frente faziam uma festa à parte: dentro de um dos camarotes, os bailarinos chegaram a pegar a coreógrafa Priscila Motta, jogando-a para o alto. Tanta felicidade era para comemorar as notas máximas que a apresentação do grupo, que representava a corrida maluca, recebeu.

— É o resultado de três intensos meses de trabalho e dedicação da equipe. São cinco anos de ótimas notas. Esse é um grupo que abre mão de suas vidas para se dedicar à escola — afirmou Rodrigo Negri, coreógrafo da escola.

O carnavalesco Paulo Barros não acompanhou a apuração no Sambódromo, indo direto para a festa na quadra. A família de Ayrton Senna não apareceu porque mora em São Paulo.
Mas a confiança no campeonato era tanta que a diretoria e vários componentes da escola lotaram o espaço reservado para a Unidos da Tijuca na Praça da Apoteose, para a leitura das notas, já cedo. A rainha de bateria, Juliana Alves, foi uma delas.

E parecia rezar, com as mãos unidas e a cabeça baixa, esperando o décimo do desempate durante boa parte do tempo. A escola começou a liderar a partir do quesito conjunto, o oitavo a ser conhecido.

— (Quase) na última volta, a consagração — disse Juliana, citando a letra do samba deste ano. — Não estava rezando. Afinal, as notas já estavam lançadas, não havia como mudar o resultado. Estava com as mãos juntas, apertadas, para conter minha expectativa.

Este foi o segundo ano em que a atriz desfilou à frente dos ritmistas:

— Este ano a gente estava muito mais entrosado. Não sou uma rainha de bateria. Sou uma irmã dos ritmistas. Estou ali para, com meu corpo, exaltar a potência do samba.

O puxador Tinga também estava lá, acompanhado do filho, Rafael, um dos autores do samba — um dos poucos quesitos em que a agremiação não “gabaritou” com quatro 10: as notas foram 9.7, 9.8, 9,8 e 9.10.

— A sensação é de dever cumprido. Foi um trabalho forte, procuro ajudar a agremiação. E Rafael vai entrar na história da escola — disse o pai, orgulhoso, acrescentando que continua na Unidos da Tijuca. — O Horta já disse: você não vai sair.

O presidente da escola, no entanto, não quis adiantar muita coisa sobre o próximo carnaval. Principalmente sobre o enredo:

— Só divulgo enredo dos meus concorrentes.

Império da Tijuca volta para a Série A

Com apenas uma nota dez no quesito evolução, o Império da Tijuca não conseguiu garantir a vaga no Grupo Especial em 2015. A agremiação, que voltara à elite após 17 anos, levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Batuk” e abriu a noite de domingo.

A expectativa era boa entre os integrantes da escola que foram até a Praça da Apoteose para acompanhar a apuração. O presidente Antonio Carlos Teles, o Tê, confiava principalmente em dois quesitos para garantir a permanência no grupo.

— Fizemos um grande desfile, tínhamos samba e enredos muito bons — comentou.
A diferença do Império da Tijuca para a São Clemente, que ficou uma posição acima, foi de 2,7 pontos, e o somatório no quesito fantasia foi 0,5 abaixo da Vila Isabel, 10ª colocada, que teve evidentes problemas nesse segmento.

Antes do carnaval, o carnavalesco Júnior Pernambucano já adiantara que havia renovado com a agremiação e que o enredo será afro, uma característica da verde e branca.G1

quarta-feira, 5 de março de 2014

Moto roubada é recuperada em Arraial D’Ajuda, município de Porto Seguro

Moto roubada é recuperada em Arraial D’Ajuda, município de Porto Seguro
No último domingo de Carnaval, dia 2 de março, por volta das 20h30, no bairro São Pedro, em Arraial D’Ajuda, balneário do município de Porto Seguro, durante rondas preventivas, realizadas por guarnições da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA), foi notada numa calçada uma moto estacionada que não apresentava a placa de identificação. 

Buscando averiguar a procedência do veículo foi realizada consulta no sistema MOP e a motocicleta marca Honda, modelo Pop, de cor preta, apresentava restrição por roubo. Na sequência os policiais solicitaram a presença do proprietário, quando apresentou-se Danilo da Paz Santos afirmando que comprara o veiculo e aguardava a entrega dos documentos. 

Nesse momento recebeu voz de prisão sendo então conduzido e apresentado à Delegacia Territorial de Policia Civil de Arraial D’Ajuda, onde foi indiciado por crime de receptação. Também foi conduzida e apresentada a moto Honda Twister, de cor vermelha, por também não possuir placa de identificação e o proprietário não apresentar os documentos, sendo lavrada a ocorrência para posterior investigação./TN

Dieta de proteína pode ser tão prejudicial quanto fumar

Carne é um dos produtos ricos em proteínas

Uma dieta com muita carne e queijos pode ser tão prejudicial como fumar, mas o consumo moderado de proteínas é saudável, principalmente depois dos 65 anos de idade, afirmou um estudo publicado nesta terça-feira pela revista Cell Metabolism.

Os pesquisadores acompanharam a dieta e as condições de saúde de uma ampla amostra de adultos por duas décadas, e perceberam que o consumo contínuo de proteínas animais faz com que uma pessoa tenha quatro vezes mais probabilidades de morrer de câncer que alguém com uma dieta pobre em proteínas.

É um risco de mortalidade por câncer comparável ao de uma pessoa que fuma. "Existe a noção equivocada de que, porque todos comemos, é fácil e simples entender a nutrição", assinalou o autor principal do estudo, Valter Longo, professor da Escola de Gerontologia e diretor do Instituto de Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia.

O consumo excessivo de proteína não só aparece vinculado a um aumento substancial na mortalidade por câncer, mas as pessoas de meia idade que comem muita proteína de origem animal, incluídas carnes, leite e queijo, são mais suscetíveis a uma morte antecipada em geral, segundo a pesquisa.

Dentro do estudo, quem tinha dieta com alto consumo de proteínas ficaram 74% mais propensos a morrer dentro do período do estudo que seus pares que consumiam menos proteínas. Também foram várias vezes mais propensos a morrer em consequência do diabetes.

A quantidade de proteína que deve fazer parte de uma dieta saudável foi um assunto controvertido por muito tempo, agitado ocasionalmente pela popularidade das dietas com alto valor protéico, como Dunkan, Paelo e Atkins.

O estudo da USC chegou à conclusão que a fase adulta não é monolítica, já que a biologia muda à medida que as pessoas envelhecem.

A proteína controla o hormônio do crescimento IGF-I que ajuda no desenvolvimento do corpo, mas também foi associada com a suscetibilidade ao câncer. Os níveis de IGF-I caem substancialmente depois dos 65 anos de idade e isso contribui para o enfraquecimento e perda muscular.

O estudo chegou à conclusão que, apesar da ingestão elevada de proteínas ser prejudicial na meia idade, quando está incluído em uma dieta de níveis moderados ou altos de proteína depois dos 65 anos de idade pode fazer com que as pessoas fiquem menos suscetíveis às doenças.

Um aspecto importante é os pesquisadores terem determinado que as proteínas vindas de plantas, como grãos, não parecem ter os mesmos efeitos sobre a mortalidade das proteínas de origem animal.

"A maioria das pessoas nos Estados Unidos come quase o dobro das proteínas que deveria ingerir e talvez a melhor mudança seria diminuir a ingestão diária de todas as proteínas, mas especialmente as de origem animal", assinalou Longo.

As conclusões sustentam as recomendações de várias agências de saúde que dizem que um consumo saudável é de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia na meia idade.

Por exemplo, uma pessoa que peso 59 quilos deve consumir entre 45 e 50 gramas de proteína por dia com preferência para as proteínas de origem vegetal, como os legumes.

Os pesquisadores qualificam como dieta com alto conteúdo de proteínas uma na qual pelo menos 20% ingeridas vem de proteínas, independente de serem vegetal ou animal.

Uma dieta moderada inclui de 10 a 19% de calorias de proteína, e uma dieta baixa é a que inclui menos de 10% de proteína.

Musa da Mangueira é evangélica e tem apoio de sua igreja

A maioria dos pastores é contra a participação de evangélicos nas festas de Carnaval. Mas há outros que permitem que seus membros curtam a festa. 

A dançarina Renata Santos, 32 anos, é uma dessas pessoas que conta com o apoio de sua igreja para desfilar na avenida. Renata desfila pela Mangueira como musa da escola, mas em anos anteriores ela ocupava o posto de rainha. 

“Sou evangélica e na igreja torcem por mim”, disse ela para a revista Quem. A família de Renata também participa de cultos evangélicos e acompanham o Carnaval normalmente. “No grupo de senhoras que minha avó frequentava, eram todas minhas fãs, adoravam, torciam. Meus pais também são da igreja, só que eles são Beija-Flor.” 

A musa da Mangueira começou a desfilar no Carnaval aos 17 anos participando da escola Acadêmicos de Santa Cruz. Em seu longo currículo carnavalesco ela exibe passagens pelas escolas  Caprichosos de Pilares, Império Serrano e Mocidade Independente, até ser convidada, em 2010, a desfilar na Mangueira. 

“Pretendo desfilar na Mangueira eternamente”, disse ela que em 2013 perdeu o posto de rainha para a modelo Gracyanne Barbosa./Voz da Bahia

Com muito choro, Bell se despede do Chiclete e recebe abraço de ex-companheiros de banda

Com muito choro, Bell se despede do Chiclete e recebe abraço de ex-companheiros de banda
Muita emoção. Assim foi a despedida de Bell Marques da banda Chiclete com Banana nesta terça-feira (4) no circuito Osmar. 
O cantor, que agora partirá para a carreira solo, chorou copiosamente e recebeu o abraço dos componentes do grupo. Já nesta madrugada o ex-chicleteiro dá o ponta pé inicial na sua carreira solo e vai puxar o bloco “Vumbora”. Bell liderou o grupo por 32 anos./Bahia Notícias

terça-feira, 4 de março de 2014

Advogado itabunense é baleado no carnaval de Salvador

Rômulo, que é filho do dono da Gráfica Nascif, está internado no Hospital Geral do Estado.

O advogado Rômulo Nascif foi baleado, na noite desta sexta-feira (28), quando saía do circuito Barra-Ondina, em Salvador. Ele sofreu uma tentativa de assalto, e ao reagir, foi baleado no pescoço.

A bala está alojada entre a quarta e quinta vértebra do pescoço e passará por cirurgia para retirada do projétil. O estado de saúde dele é estável. Rômulo está falando normalmente e movimentando todos os membros. (RBN)

Acidente com ônibus do grupo Brasileiro resulta na morte de duas pessoas

Trágico acidente envolvendo ônibus do grupo Brasileiro resulta na morte de duas pessoas. O acidente ocorreu na BR 330, nas imediações da Usina de Funil, no município de Ubaitaba, região sul do estado, distante 66 quilometros de Itabuna.

O acidente aconteceu quando um veículo Gol, placa BHG 9616, licença de São Vicente, São Paulo, colidiu frontalmente com um ônibus da empresa Cidade Sol, do Grupo Brasileiro, pertencente ao deputado estadual Ronaldo Carletto.

Segundo informações de testemunhas, o ônibus fazia linha entre Jequié x Ilhéus, quando o condutor do veículo Gol, o mecânico identificado apenas pelo prenome de Léo de Jaime, invadiu a mão contrária da rodovia e o seu veículo acabou se chocando contra o ônibus, com o impacto o carro acabou saindo da pista e parou próximo a uma ribanceira.

Apenas três passageiros do ônibus sofreram ferimentos leves, os dois ocupantes do veículo Gol morreram na hora, um homem identificado apenas pelo nome de Léo de Jaime e uma passageira ainda não identificada.

O carro foi totalmente destruído com a colisão. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e controlou o tráfego de veículos. Chovia no momento em que houve o acidente./ Foto e informações Taperatv.

Morador de Mucuri é encontrado morto em Vereda

Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (3), próximo a um lavador comunitário, que fica a dois quilômetros da cidade de Vereda.

O pescador Evangelino Pereira dos Santos, 51 anos, morador de Mucuri, estava desaparecido desde o último sábado, quando saiu para fazer compras em uma mercearia.

O corpo do homem estava perto de uma ribanceira de pedras e tinha escoriações pelo corpo e um corte superficial na cabeça. Populares acreditam que a vítima tenha escorregado das pedras que existem no local.

Segundo familiares de Evangelino ele estava aproveitando o feriado de carnaval para visitar os familiares que moram em Vereda e não tinha desafetos na cidade.
A guarnição da Polícia Militar, formada por Washington Paiva e Cleriston Rodrigues, foi acionada por populares por volta das 10 horas. O corpo foi removido ao DPT (Departamento de Polícia Técnica) em Teixeira de Freitas.

A Polícia Civil está investigando a motivação da morte de Evangelino./radar58

Motociclista de Guaratinga morre após acidente automobilístico na estrada de Belmonte

Motociclista de Guaratinga morre após acidente automobilístico na estrada de Belmonte
O acidente automobilístico do tipo colisão aconteceu na tarde do último domingo (2), na estrada de Belmonte e envolveu uma moto Honda, placa NZR-2424 e um Fiat Linea, placa NYN-5354.

Informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dão conta que a moto seguia para Belmonte, quando chocou-se frontalmente com o Linea que seguia em sentido contrário. 

Com a batida o motociclista José Ledes da Silva Ferreira, de 53 anos, que era natural de Guaratinga, morreu na hora. O motorista do carro, que não teve o nome revelado, nada sofreu. 

Após a constatação do óbito o corpo do motociclista foi removido ao IML de Porto Seguro para exames de necropsia. A polícia ainda investiga as causas do acidente./TN

Jucuruçu: veja como foram realizados os trabalhos do (CRAS – SCFV) 2013


Ações volantes:
 Coqueiro
Água Limpa
Itamaraty
 Monte Azul
 Farinha Lavada.

Total de atendimentos:

179 individuais, 60 atendimento ao idoso, e encaminhamentos 60.


MÊS DE SETEMBRO

Atendimentos individuais 48, atendimento ao idoso, e 60 encaminhamentos.

Ações volantes:
 Monte Azul
Coqueiros
 Palha - São João da Boa Nova
 Assentamento Edmundo Gusmão e
 Caboclos.

Total de atendimentos - 192 individuais, 60 atendimento ao idoso, encaminhamentos 48.

MÊS DE OUTUBRO

Atendimentos individuais 30 atendimentos ao idoso - e 52 encaminhamentos.

Confraternização com os idosos em comemoração a aniversariantes de Setembro e Outubro e comemoração do dia da pessoa idosa em 02 de Outubro: Palestra sobre a deferência entre ser idoso e ser velho. Fizemos bingo, sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas.

Ações volantes:

 Córrego do Chumbo
 Mumbuca (Obs.: Choveu)
Comunidade São Domingos

Total de atendimentos

204 individuais, 52 atendimento ao idoso, encaminhamentos 03.

MÊS DE NOVEMBRO:

Atendimentos individuais, atendimento ao idoso, encaminhamentos. Palestra Sobre o dia Mundial do Diabetes 14 de Novembro, seguido de aferição de pressão, teste de glicemia, alongamento com educador físico antes da caminhada até a Praça Josino Eduardo de Brito. Tivemos a participação de toda a equipe do Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos, junto às redes (Saúde, Educação e Administração), com a participação da prefeita e seu secretariado, com um café da manha e entrega de lembrancinhas.

Mês de Dezembro:

18 de dezembro, Confraternização com as Idosas, com encerramento das atividades dos trabalhos produzidos por elas, com as respectivas monitoras do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Estas foram às ações realizadas no ano de 2013. Em 2014 se DEUS quiser iremos fazer muito mais.

Veículo capota na Rodovia BA-489 no trecho entre Prado e Itamaraju

acidente_em_prado
Um veículo capotou na Rodovia BA-489, no início da tarde desta segunda-feira, dia 03. O acidente ocorreu nas imediações do Rio Campinho, local onde é captada a água que abastece a cidade pradense.

O carro (Fiat/Uno, cor prata, placa JQJ-1679, de Prado/BA) capotou com um casal. Nenhum dos dois se feriu. Ainda assim, foram socorridos por populares que passavam pelo local. O veículo ficou parcialmente destruído. Segundo relatos da motorista, que não teve o nome divulgado, um pneu teria ocasionado o capotamento, ao estourar.
acidente_em_prado_2
A roda do lado dianteiro esquerdo ficou bastante danificada e o pneu estava realmente estourado./Primeiro Jornal

Além do fiasco do Carnaval de Alcobaça o prefeito ainda beneficia sua família em contratações

Alcobaça: Não é novidade o desgaste do prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio, diante das denúncias e descontrole da sua gestão. O prefeito entra em seu segundo ano de mandato provocando na população uma insatisfação jamais vista na história política da cidade. O Prefeito alega não ter recursos para trazer grandes atrações e investir no Carnaval de Alcobaça e, que a cidade tem outras prioridades. Eis a pergunta: Que prioridades são essas?

Pelas ruas e pontos populares de Alcobaça a conversa não é outra. Quem comanda as atrações do Carnaval de Alcobaça é o irmão do prefeito, conhecido nas redes sociais como, “Carreta Pancadão”. Nome da carroça elétrica que o irmão do prefeito [Nado] montou para substituir o trio na orla de Alcobaça. Além disso, todas as contratações passam pela avaliação de Nado [irmão de Bernardo Olívio].

Os hotéis da cidade estão lotados, inclusive o do vice-prefeito, Zé Carlos. Mas, como a cidade não oferece uma programação chamativa, os hóspedes da rede hoteleira preferem ficar nos hotéis e pousadas que oferecem uma estrutura de piscina e restaurante à beira mar, deixando o comércio no prejuízo pela falta de programação para o carnaval. Já o vice, quando indagado sobre a crise da atual gestão, ele afirma que igual ao povo também confiou na proposta do atual gestor quando foi lhe apresentada, assim ele o fez.
Ainda segundo o vice-prefeito, a única coisa que ele pode fazer legalmente é cobrar e torcer para que a gestão se acerte, pois todo mundo ganha se der certo. “Infelizmente não tenho poder legal pra nada e nunca fui convidado para participar das decisões  financeiras e de contratações do município, e que só foi vice porque o povo o escolheu através de uma pesquisa”, disse Zé Carlos.

Enquanto isso, a população sofre com o pior carnaval dos últimos anos de Alcobaça e o prefeito ainda comete uma espécie de nepotismo, beneficiando sua família na tacanha festa de carnaval, de uma das cidades litorânea do Extremo Sul, que já foi referência neste tipo de festa./ Liberdadenews

Com bloco lotado, Claudia Leitte faz última apresentação no carnaval 2014 em cima do trio

Com bloco lotado, Claudia Leitte faz última apresentação no carnaval 2014 em cima do trio
Pura disposição. Foi o que Claudia Leitte demonstrou nesta segunda-feira (3) no comando do Bloco Largadinho. 

Com um figurino sexy, Claudinha empolgou os foliões e não deixou ninguém parado. Na passagem pela frente do Camarote de Lícia Fábio na noite desta segunda-feira (3), a cantora pediu para que seguissem o trio, a fim de evitar o congestionamento visto no circuito Osmar no domingo(2). "Ontem, quando chegávamos à Praça Castro Alves, houve um tumulto por conta da mudança no circuito. 

Todo mundo teve de ficar apertadinho, porque agora os trios não sobem mais pela Sulacap", comentou. Ainda segundo a loira, todas as camisas do seu bloco Largadinho, nesta segunda, foram vendidas. 
"O bloco está lotado, vamos segurar para ficar confortável para pipoca, para todo mundo". Vale lembrar que os abadás do Largadinho estiveram à venda no site Groupon, por preços mais modestos. Depois do desfile desta segunda, Claudia encerra sua maratona do Carnaval na terça-feira tocando na 'pool party' no hotel que leva o seu nome./BN

segunda-feira, 3 de março de 2014

FILHO MATOU O PAI E ARRANCOU O PÊNIS

Um crime com requintes de crueldade foi registrado pela policia civil, neste sábado , na Fazenda Monte Alegre região do povoado de Ouricana. O agricultor José Bispo da Silva, 68 anos, foi assassinado pelo próprio filho. 
Filho alem de matar o pai com um tiro de espingarda, ainda decepou o pênis dele e o introduziu dentro da própria barriga da vitima. O Assassino ainda arrastou o corpo do pai até um local de difícil acesso onde o enterrou, e se escondeu.

Quatro horas depois a policia foi comunicada, quando encontrou o assassino que estava com um colete à prova de balas improvisada com chapas de aço, uma faca amarrada às mãos e três espingardas carregadas, além de farta carga de munição. 


O agente policial civil Marcius Vinicius  conseguiu  chegar  até a casa onde estava escondido o assassino Paulo Sérgio Bispo da Silva de 34 anos.  Ao anunciar voz de prisão, o policial foi surpreendido por vários tiros de espingarda, onde não teve alternativa ao não ser revidar atirando contra o assassino que foi atingido e veio a óbito.
O autor do crime ainda teria amarrado outros dois irmãos, dizendo que também iria matá-los, mas as vítimas conseguiram escapar.

Os dois irmãos que foram amarrados pelo assassino, ainda estão sendo ouvidos pelo delegado da DEPOL Canavieiras. Drº. Izael Fiterman.VB

Teixeira de Freitas: Homem Soro Positivo HIV é morto a pauladas

HOMEM SORO POSITIVO HIV É MORTO A PAULADAS NA CABEÇA -  Teixeira de Freitas: O corpo de José Carlos de Assis, vulgo “Paulistinha”, 44 anos de idade, foi encontrado dentro de sua residência, na manhã deste domingo, (02/03) na Rua Pedro Alves Santos, Bairro João Mendonça, em Teixeira de Freitas.

Informações de populares, José Carlos era soro positivo do HIV e passou o dia anterior tomando cerveja em um bar no referido bairro. José Carlos foi espancado com pauladas na cabeça até a morte.
Compareceram no local do crime, os policiais da CETO, preservando o local até a chegada da equipe plantonista da 8ª COORPIN, formada pelo Delegado plantonista, Dr.Manoel Andretta, acompanhado pelo Dr.Vandinaldo, e a equipe do DPT( Departamento de Polícia Técnica), sob a coordenação do Dr.Marco Antonio Neves, Sandro Abreu (perito técnico), Miltão (auxiliar de necropsia).O corpo foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) para necropsia./teixeiraverdade

Bebida alcoólica é maior causa de pré-afogamentos no Carnaval

“Se beber, não dirija e, também, não entre no mar”. A declaração é da secretária da Ordem Pública, Rosemma Maluf, que revelou ter vontade de acrescentar às campanhas educativas voltadas para o trânsito uma alusão aos riscos de ingestão alcoólica também para quem vai tomar banho de mar.

Segundo ela, só nos três primeiros dias de Carnaval, foram registradas pela Salvamar 67 ocorrências de pré-afogamentos, a grande maioria motivada pelo excesso de consumo de álcool pelas vítimas. A maior parte dos casos (35) ocorreu na praia da Barra, seguida de Jardim de Alah e Aleluia, fora do circuito (25), além de sete casos ocorridos em Ondina (7).

O coordenador da Salvamar, João Luiz Moraes, revela que, por conta das chuvas que atingem a cidade, os números ainda são bem menores em relação ao Carnaval do ano passado, quando durante todos os dias de folia foram registradas cerca de 360 ocorrências.

“Estamos mantendo, ainda assim, os serviços de atendimento e orientação aos foliões, alertando para os devidos cuidados e atenção com as marcações realizadas através das bandeiras vermelhas indicando as áreas de maior risco”.

A Salvamar instalou especialmente para o período do folia seis postos fixos e dois volantes no trecho Barra-Ondina. Todos funcionam 24 horas. No trecho fora do circuito da festa (de Jardim de Alah à Praia de Aleluia) foram montados 50 postos. Há ainda um posto na Ilha de Maré e o reforço da sede a unidade, em Patamares. O funcionamento é de 8h às 18h.

Daniela inveja casal aos beijos e lamenta: "Malu está lá no camarote"

A cantora Daniela Mercury continua mostrando inovação a cada ano em que se apresenta no bloco Crocodilo no circuito Barra/Ondina. Hoje (2), a rainha do axé levou o grupo Ilê Aiyê para homenagear os 40 anos de bloco afro.

Uma das marcas da cantora são seus fãs que se declaram gays. A comunidade LGBT é que compõe grande parte do público e leva a diversidade para a Avenida. Ao ver um casal aos beijos, ela brincou: "Querem me deixar com inveja, né? Malu está lá no camarote".

Compondo a parte artística no trio elétrico, Daniela ainda trouxe dançarinas do grupo Ilê que apresentavam suas coreografias, acompanhados pelos bailarinos da musa. A cantora, logo após saudar a equipe,  entoou um dos maiores sucessos do carnaval baiano em frente ao camarote Axé Bahia, "Baianidade Nagô" seguindo pela Barra rumo à Ondina./bocaonews

domingo, 2 de março de 2014

Jovem morre e cinco ficam feridos em tiroteio na praia de Iriri

Foto:do seu perfil (rede social)

Renan Coelho Travaglia, 19 anos, é filho de ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e teria participado de uma discussão

Um adolescente foi morto com vários tiros no balneário de Iriri, no Litoral Sul do Estado. O crime aconteceu na praia Costa Azul, por volta das 01h30 da madruga de domingo. Outros cincos jovens que estavam no local no momento do crime também foram baleados e levados para o hospital da cidade e de Vila Velha.

De acordo com informações da Polícia Civil, Renan Coelho Travaglia, 19 anos, estava no Litoral passando o feriado de carnaval e foi morto após ter tido uma discussão com o autor dos tiros. A delegada de plantão, Suzane Rosi Parente Ferreira, informou que ouviu uma testemunha que presenciou o crime. Segundo a testemunha houve um desentendimento de Renan com o acusado minutos antes do crime.

“Ele (a testemunha) disse que havia muito agito no local do crime e que de repente presenciou dois rapazes brigando, mas acreditou que não fosse nada demais. Minutos depois, ouviu os primeiros disparos que ele acredita que foram dados aleatoriamente, e em seguida o autor deferiu tiros contra Renan que caiu”, explicou a delegada.

O adolescente morreu no local e onde ele caiu, ao lado de um quiosque ficaram as marcas de sangue. Ainda de acordo com ela, o adolescente que é filho de um ex-vice- prefeito de Cachoeiro de Itapemirim tinha passagem pela polícia pelo crime de roubo. “Ele ficou preso no ano passado de janeiro a outro por roubo”, contou a delegada.

Além de Renan, outras cinco pessoas, que ainda não se sabe se tinham alguma ligação com a vítima, foram atingidas pelos disparos. Aline Bianca dos Santos, 24, foi encaminhada para o hospital de Anchieta. Renan Oliveira da Silva, 20, Gustavo Crisanto, 20 e Lucas Evangelista, 21 foram encaminhados para um hospital em Vila Velha e Vitor Lopes Moreira, 18, foi atendido e recebeu alta.

Correria

Segundo relatos de turistas que estavam no local na hora do crime, tudo aconteceu de forma muito rápida e havia muita gente na rua. “Eu estava na janela do meu apartamento quando ouvi os tiros. Tinha muita gente na rua e todos saíram correndo. Eu vi o momento em que o cara atirou no outro que caiu, com medo me joguei no chão. Quando voltei a olhar, vi que o rapaz estava caído”, contou um turista que não quis ser identificado”.

O corpo de Renan ficou no local do crime até o início da manhã de domingo, e depois de ser realizada a perícia o corpo foi encaminhado para o IML de Vitória./gazetaonline

Três mortos após troca de tiros com policiais militares de Itabela

Três mortos após troca de tiros com policiais militares de Itabela
Policiais Militares do 4º Pelotão de Itabela, realizavam rondas na manhã deste domingo, dia 02 de março, na rua Nova, quando teriam sido surpreendidos por três homens armados de revólveres, esses que atiraram em direção à guarnição.

No revide os militares informaram que os acusados foram alvejados e mesmo sendo socorridos aos hospitais de Itabela e posteriormente Eunápolis, não resistiram e morreram   Os três mortos foram identificados como Erick Gonsalves da Silva e Jeferson Francisco Ferreira Fernandes, ambos de 19 anos, além de Adenilson da Conceição dos Santos, esse último que não teve a idade revelada.

Segundo informou o site Giro de Notícias, os policiais encontraram em poder do trio, um revólver calibre 38, com seis munições, sendo duas deflagradas e dois revólveres calibre 32, municiados e com vários cartuchos deflagrados.

Uma das armas foi apreendida com o gatilho e tambor travados, possivelmente por causa da rapidez excessiva de quem portava a mesma. Ainda segundo a Polícia Militar, os homens estavam escondidos em uma casa na rua Espírito Santo, no bairro Bandeirantes e após terem conhecimento que a polícia estava chegando ao local, preparavam para fugir, quando foram abordados e teve início o tiroteio.

Os corpos foram removidos ao IML de Eunápolis para exames de necropsia. Até a noite deste domingo (2) a polícia não tinha informado que os suspeitos mortos são de Itabela ou de alguma outra cidade da região./TN

Itamaraju: Mulher se joga na frente do carro de ex-marido para impedi-lo de ir ao Prado

Na noite deste domingo (02), às 21h, aconteceu um acidente com uma mulher que na tentativa de chamar atenção do ex-marido teria se jogado na frente do veículo conduzido pelo mesmo, nem assim conseguiu, uma vez que ele sequer parou para prestar socorro.

O acidente ocorreu na BA 489, próximo ao trevo do Colégio Modelo, no sentido ao bairro Liberdade, segundo testemunhas, os dois estão separados a pouco tempo, mas a ex-mulher não aceita a separação, e ao descobrir que o ex-marido estava indo curtir o carnaval de Prado tentou impedi-lo se jogando na frente do veículo.
Após o acidente uma viatura da Policia Militar foi acionada e compareceu ao local para apurar o ocorrido, em seguida também foi solicitado uma unidade do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que prestou socorro a mulher que tentou contra a própria vida, tendo que levá-la até o HMI – Hospital Municipal de Itamaraju.

Para preservar a intimidade do casal nossa equipe de reportagem preferiu não identificar os nomes, até o fechamento desta matéria não tivemos mais informações sobre o estado de saúde da referida mulher./Radar830

ACM Neto encara mais vaias que aplausos no Ilê

O prefeito ACM Neto (DEM) foi prestigiar a saída do bloco Afro Ilê Aiyê na noite deste Sábado de Carnaval no Curuzu e, ao chegar à ladeira, recebeu vaias e aplausos simultâneos. Segundo os correspondentes do Bocão News, entretanto, o gestor atraiu mais apupos do que saudações.

No ano passado, a relação foi exatamente contrária. Depois de uma eleição na qual derrotou Nelson Pelegrino (PT), o prefeito vinha em céu de brigadeiro e foi muito assediado. A causa das vaias no Curuzu foi, provavelmente, o aumento de IPTU causado pelas novas regras do tributo, que colocaram a localidade como de área nobre

O líder da Oposição na Câmara de Salvador, Gilmar Santiago, aproveitou o clima de insatisfação e criticou bastante o prefeito em conversa com a reportagem Segundo ele, ao “vender” o carnaval para duas cervejarias, Neto criou mais um instrumento de segregação racial para a folia, um a mais do que os que já existem.

“O prefeito ACM Neto vendeu a cidade para duas marcas e faz com que o circuito do Campo Grande fique cada vez mais esvaziado e a Barra cada vez mais elitizada. Conta-se nas mãos o número de negros na Barra, enquanto no Campo Grande na passagem do Cortejo Afro estava vazio. A política da prefeitura é racista. Mas eu não esperava outra coisa de ACM Neto. Está no DNA dele”, emendou.

O prefeito resolveu ignorar as vaias e falou aos jornalistas sobre os esforços que o Município está fazendo para tornar Salvador uma cidade menos desigual. De acordo com Neto, é impossível tapar o sol com peneira ao falar de desigualdades entre as classes na cidade, mas existe uma série de iniciativas institucionais para tentar diminuir o impacto do problema.

“Aumentamos o orçamento destinado à Secretaria da Reparação e vamos regulamentar a lei que estabelece cotas nos concursos públicos municipais. Também vamos enviar à Câmara um projeto para transformar os terreiros de Candomblé em templos religiosos. Estamos caminhando e adotamos uma política para termos uma cidade mais igual”, listou.

Primeira-dama deu dedo a multidão por ter mais liberdade, diz Wagner

Na Quinta-Feira de Carnaval, o governador Jaques Wagner recebeu uma sonora vaia durante a passagem de Baby do Brasil na frente do Camarote Marta Goes. Ao ouvir os apupos da multidão, a Primeira-Dama do estado, Fátima Mendonça, reagiu e mostrou o dedo do meio à multidão em atitude surpreendente. O petista falou sobre o fato durante a saída do Ilê Aiyê no Sábado e minimizou a reação da mulher.

Segundo ele, Fátima teve uma reação mais intempestiva porque tem “mais liberdade” para agir desta forma. O governador confirmou que também não gostou de receber vaias, mas que se conteve em reagir. Mesmo assim, pensou em fazer alguma coisa no momento em que ouvia os apupos em praça pública.

“Baby me cumprimentou na multidão, e sabe como é multidão. Até um minuto de silêncio é vaiado. Eu me contive, mas Fatinha, que tem mais liberdade, reagiu daquela forma”, explicou Wagner. A mulher, por outro lado, explicou o episódio de maneira mais incisiva. “Vaiar todo mundo pode vaiar, mas eu também tenho o direito de reagir. São oito anos de governo, ninguém sabe do que a gente faz. As pessoas nem sabem por que estão vaiando. Aí eu reagi mesmo”.

Vaias e dedos à parte, o governador exaltou o desfile do Ilê Aiyê dentro do tema do Carnaval e ressaltou a tradição o bloco na folia baiana. O gestor afirmou que tem uma longa relação com o grupo e que, em sua gestão, busca avançar sem deixar raízes culturais de lado. Ao explicar a questão da tentativa de expandir o espaço aos blocos afro, tentou não dar crédito à prefeitura.

“Fomos o primeiro governo a reconhecer o Carnaval Ouro Negro, catalogando todas as entidades e destinando, se não me engano, R$ 9 milhões em patrocínio para os blocos afro, que nem sempre são os mais comerciais”. Jaques Wagner participou ao lado de ACM Neto do ato de abertura do desfile, que teve como ponto alto a libertação de pombas brancas simbolizando a paz./Bocãonews

sábado, 1 de março de 2014

Carnaval - Saiba aproveitar com segurança e responsabilidade

"O Carnaval é um período de festa e folia. Para aproveitar esta folia e retornar das festas com segurança é importante controlar os abusos durante o carnaval. O álcool é o principal responsável pelos acidentes neste período. Não dirija se beber, você pode não ter uma segunda chance".

Acidentes automobilísticos e álcool

Quanto maior a concentração de álcool no sangue do motorista, maior probabilidade tem ele de provocar um acidente de trânsito.

O sistema nervoso é a sede dos principais efeitos do álcool, onde age como potente depressor. No Carnaval e em outras festas e feriados, são freqüentes os abusos do uso do álcool. E, como se pode suspeitar, é uma época perigosa para o tráfego nas cidades e estradas.
Existem várias razões que explicam o maior número de acidentes automobilísticos nesta época do ano:

- A maioria dos motoristas que viajam para as festividades de Carnaval são jovens; estatisticamente, são os jovens os que mais se envolvem em acidentes automobilísticos devido à sua menor experiência como motoristas.

- Existe a cultura do excesso do álcool no Carnaval, e são os jovens que mais fazem uso dele.

- A maioria dos que usam o álcool nesta ocasião não bebem com freqüência, tendo, assim, uma menor tolerância ao álcool. Estas pessoas geralmente subestimam o seu grau de embriagues, e acabam por dirigir.
- Os alcoólatras crônicos apreciam muito as festividades como o Carnaval, que dão a elas uma maior oportunidade "social" para beber. Os alcoólatras, diferentemente do usuário eventual de bebida, conseguem ingerir uma grande quantidade de bebida alcóolica, antes de se manifestarem sinais de embriaguez.

- As pessoas tem pressa em "chegar" ao seu destino - os dias de feriado são poucos, e todos desejam aproveitar o tempo ao máximo. Assim, existem ainda os efeitos do excesso de velocidade e das estradas superlotadas nestas ocasiões.
- Muitas vezes, as pessoas dormem pouco nestas ocasiões de Carnaval. O sono, associado à bebida, pode deprimir ainda mais o sistema nervoso central.

- Drogas algumas vezes são consumidas, afetando diretamente o cérebro e combinando seus efeitos com os do álcool.

Dosagem de álcool no organismo

Para finalidades médicas, seria ideal a determinação da concentração do álcool no sangue, no ar exalado ou na urina. Respeitando as tolerâncias individuais, a regularidade e a quantidade de ingestão alcoólica, tem-se que:

- níveis baixos (50-150 mg%) provocam leves sintomas de intoxicação, com desinibição, euforia, incoordenação motora leve a moderada — estes níveis geralmente não exigem a intervenção do médico;
- níveis moderados (150 a 300 mg%) acometem o sistema límbico e o cerebelo, originando sonolência, instabilidade emocional, fala arrastada, ataxia e diminuição das respostas motoras;

- níveis acima de 300 mg% acompanham-se de depressão mais acentuada das áreas anteriormente citadas e mais do sistema reticular ativador ascendente. Aumentam as disfunções motoras e cognitivas; há diminuição progressiva do estado de consciência, com letargia, estupor e coma.

- Com níveis muito altos (em torno de 500 mg%), predominam o acometimento bulbar com aprofundamento do coma, hipotermia, hipotensão e depressão respiratória. A morte ocorre raramente, estando associada à ingestão concomitante de outros depressores e aos comas prolongados (8-10 h); ao ocorrer, geralmente sobrevém a morte por parada respiratória.
Em alguns indivíduos hipersensíveis, pode ocorrer o que se denomina intoxicação alcoólica patológica, provavelmente associada à epilepsia do lobo temporal. Após uso de pequenas quantidades de álcool, manifesta-se agitação extrema, acompanhada de confusão mental, desorientação e, às vezes, grande violência. Geralmente segue-se amnésia.

Orientações e Dicas

Siga os seguintes princípios para evitar os acidentes automobilísticos relacionados com o álcool:
- Não existe uma regra que diz que para que você tenha um Carnaval divertido você deva beber. Se você for dirigir, evite a todo o custo os convites para ingerir bebida alcoólica

- Tenha a opção de usar bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes, cerveja sem álcool, sucos, água mineral.

- Se você estiver em uma turma e o grupo pretender usar álcool, designem antecipadamente um motorista, que não deverá beber. Esta decisão é importante para a segurança de todo o grupo.
- E, por último, se o motorista for beber, deverá evitar atingir a dose de 50 mg% de álcool no organismo (ver acima, Dosagem de álcool no Organismo). Para isso, a dose máxima de segurança permitida deverá ser a de uma lata de cerveja.

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.