Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 27 de março de 2014

Equipe do (CRAS) de Jucuruçu homenageia mulheres e aniversariantes com lindos presentes

Jucuruçu: nesta quarta feira 26 de março de 2014, às 16h30, se reuniram no auditório Valdemar José Nogueira, a coordenadora do (CRAS) Centro de Referência da Assistência Social, Eudenes Rocha Silva, a Secretária de Desenvolvimento Social de Jucuruçu, Núbia Cajaiba. Siderlandia Pereira (Secretária de Saúde) a diretora do hospital Dr. Paulo Souto, Izade Fagundes dos Santos, Cliciane Assis, as Monitoras- Eronildes, Jaqueline, Vanusa Lima, Leonice, e a Auxiliar Administrativo Vanielle.
A finalidade deste evento foi especialmente homenagear as mulheres e os demais aniversariantes do dia. E para a coordenadora do (CRAS), Eudenes Rocha Silva, esse encontro foi muito importante, pois, é sempre bom se reunir com o grupo da melhor idade, o encontro foi finalizado com entrega de presentes para os participantes, teve também muitos salgados e refringentes. E foi finalizado com uma palestra da Enfermeira Gleida Danese, ela que é Mestrada em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Pós - graduada em Enfermagem do Trabalho. E pós - graduada em Saúde Pública.

Tema: SAÚDE: O CONTÍNUO - COMPORTAMENTO PREVENTIVO

Comportamento preventivo é definido como: ações individuais ou coletivas, executadas voluntariamente pelo indivíduo em estado assintomático em relação a uma doença específica com o objetivo de minimizar o potencial de ameaça percebido em relação à mesma. A vida ativa é um imã que atrai um conjunto de comportamentos e hábitos que, vistos individualmente, parecem muito simples para serem de valor.

Fatores Individuais:

Hereditariedade estilo de vida, hábitos alimentares, controle do estresse, atividade física, habitual relacionamentos, comportamento preventivo.
“Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas.”

Prática de exercícios físicos:

O interesse humano na busca por qualidade de vida tem impulsionado muitas pessoas a usufruírem da potencialidade dos exercícios físicos, sejam eles realizados em instalações esportivas convencionais ou mesmo aqueles realizados em contato direto com o meio ambiente natural.

Nutrição:

Comer é uma experiência que envolve o paladar, o aroma, o tato, a visão e é sem dúvida um dos grandes prazeres da vida. Embora fatores, tais como cultura e educação, presença de algumas disfunções, como o diabetes influenciem, inevitavelmente, os nossos julgamentos, as decisões a respeito da qualidade dos alimentos se apoiam grandemente em nossos cinco sentidos, além da nossa emoção.
As nossas primeiras impressões de um alimento são importantes, porque um alimento só se torna Nutrição quando ingerido. O ato de se desfrutar do alimento é cada vez mais reconhecido por sua contribuição para o bem-estar e a saúde. As maiorias das pessoas jovens são mais ativas do que as mais velhas e têm mais tecido metabolicamente ativo, assim o controle do peso não é um problema.

Tenha uma alimentação variada, inclua de 4 a 6 refeições/lanches diários, evitando refeições pesadas a noite, beba de 6-8 copos de água por dia, evite sal em excesso.

Relacionamento social familiares, amigos.
“Para que uma pessoa sedentária ou irregularmente ativa adote um estilo de vida mais ativo é fundamental o apoio da família e dos amigos.”

Controle do Estresse:

O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina.
Isso deixa o indivíduo em "estado de alerta" e em condições de reagir.

Em instantes, esses hormônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, denominados "reação de luta ou fuga".

Acalmando-se, o corpo reequilibra-se. As dificuldades de lidar com as pressões do dia-a-dia como, problemas financeiros, problemas familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes possibilitam o aparecimento do estresse.

Mantenha-se informado sobre a sua saúde:

Procure conhecer sua pressão arterial, controle seus níveis de glicose, controle seus níveis de colesterol e faça check-ups regulares. “Se não arranjarmos tempo para cuidar da nossa saúde hoje, teremos que arranjar tempo para cuidar da nossa doença amanhã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.