Aparecer

Aparecer

HOMEM AOS 78 ANOS CAMINHA 8 KM PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS, E CRIOU TODOS SEUS FILHOS NA ROÇA

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de dezembro de 2013

Moto roubada em Porto Seguro é recuperada no Coqueiro, em Jucuruçu

A moto foi abandonada na manhã desta sexta-feira (5), no distrito de Coqueiro, município de Jucuruçu, onde policiais militares da Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (43ª CIPM) receberam a denúncia e ao chegarem no lugar comprovaram a veracidade da informação.
Trata-se de uma motocicleta Honda Bros, NXR, MIX ES, cor vermelha, ano 2010, placa policial NTM-0325, licenciada de Porto Seguro.

Na sequência foi realizada uma consulta no Infoseg, sistema integrado de informações das secretarias de segurança pública, sendo constatado que a motocicleta possuía uma restrição de roubo. O veiculo foi apresentado à Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL) na tarde desta sexta-feira (6) e o proprietário do veículo já foi identificado e avisado para fazer a retirada da moto.

Segundo informações de moradores do Coqueiro, dois elementos desconhecidos teriam sido vistos a bordo da motocicleta e horas depois a mesma foi abandonada. As investigações em torno do caso seguem com o delegado Gean Nascimento, titular de Itamaraju e que também responde por Jucuruçu./TN

Diminui a violência contra crianças na Bahia

O número de crimes contra crianças e adolescentes, na Bahia, pode estar diminuindo. A  Delegacia Especializada em Crime Contra Criança e Adolescente (Derca) contabiliza três anos consecutivos de queda no número de denúncias. A dúvida é se esses números mostram a realidade do estado. As causas da queda não são conhecidas pelos especialistas. Para alguns deles, os números podem estar camuflando uma falta de confiança, da população, na polícia e na justiça.

“Durante a demora do estado em  agir contra o agressor denunciado, o denunciante fica na sua mira e sabe que o estado não vai protegê-lo”, apontou Waldemar Oliveira, coordenador executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-BA). Foram  4.022 denúncias, em 2011. No ano seguinte, foram 3.871, alcançando 3.210 até 14 de novembro de 2013.

Segundo a delegada Ana Crícia Macedo, este ano, dificilmente supera 3.500 denúncias.  Apesar das reservas em relação aos números,  Waldemar Oliveira, acredita que alguns investimentos no setor podem ter causado a impactos positivos na situação do estado. “Não se pode negar que o governo estadual aumentou consideravelmente o número de policiais militares, a força preventiva da violência contra a criança”, diz.Ele enfatiza, no entanto, que a força investigativa, a que pode levar o agressor a ser punido, representada pela polícia civil, está sucateada.

“Existe um sentimento da população de que não “vale a pena” denunciar. E isso é consequência da impunidade. E sem polícia investigativa, os agressores impunes continuam a agredir crianças e adolescentes” acrescentou. Baseado em pesquisas de campo, o pesquisador e estudante de direito Theodulo Dias, acredita que os números não representam a realidade. “O estado não está aparelhado para diminuir a violência contra as crianças e adolescentes.

É possível ser uma maquiagem para angariar votos”, especula. Em suas pesquisas, ele encontrou dificuldades em ter acesso a números mais elucidativos sobre a violência junto à administração pública. Percebeu também que a população reage à impunidade não denunciando os agressores.

Dias, que apresentou, ontem à noite, na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador, um seminário sobre a violência na capital baiana, acredita que, ao esconder a realidade com os números que relatam queda nas denúncias, o estado pode agravar a situação. “A população ouve sobre diminuição dos casos, mas o agressor continua ali, perto da vítima, sem nem se- quer ser procurado pelas autoridades.

Ela passa a duvidar mais ainda na segurança que é obrigação do Estado”, acrescenta. A delegada Ana Crícia Macedo, da Derca - única delegacia da Bahia especializada em crimes contra as crianças e adolescentes - não tem clareza sobre o que acarreta o decréscimo do número de denúncias. Por outro lado, ela ressalta que, mesmo com a queda, a Derca é ainda um aparelho muito pequeno para fazer frente à demanda.

Ela informou que no ano passado foram feitos 1158 termos circunstanciados e apenas 444 chegaram à Justiça. Ela acrescenta ainda que são muitos os casos que ficam emperrados pela falta de condição de cumprir com os procedimentos legais em cada denúncia.  “Às vezes, até um laudo médico é uma dificuldade”, conta, ressaltando que a equipe da delegacia trabalha dedicadamente para atender a demanda “dentro do possível”. (Tribuna)

Papa considera que internet é necessária, mas não suficiente

O papa Francisco afirmou neste sábado que considera essencial que a Igreja e os fiéis estejam presentes na internet, mas, segundo ele, isso "não é o suficiente" e é preciso "conhecer homens e mulheres de verdade". "A presença da Igreja na rede não é inútil.

Pelo contrário, é indispensável estar presente com uma abordagem de evangelismo", disse o Papa ao receber os participantes de uma reunião do Conselho Pontifício para os Leigos, cujo tema é "Anunciar o Evangelho na era digital". Francisco disse que, em muitos casos, "a internet tornou-se uma espécie de ambiente de vida para os jovens".

Na rede, a Igreja deve "despertar as necessidades do coração e indicar o caminho que conduz à resposta, que é Jesus". Mas "não é suficiente adquirir as habilidades tecnológicas, embora sejam importantes.

Temos, sobretudo, que conhecer homens e mulheres de verdade, muitas vezes feridos ou perdidos, para dar-lhes verdadeiras razões para ter esperança", declarou. "O anúncio do Evangelho precisa de relações humanas autênticas e diretas para resultar em um encontro pessoal com o Senhor", acrescentou.

O Papa também abordou as "ilusões perigosas e as armadilhas que devem ser evitadas" na internet, convocando os cristãos a "examinarem tudo com cuidado".

Onze faculdades baianas são punidas pelo MEC e não poderão realizar vestibular em 2014,entre elas a FACDESCO, de Cabrália

Treze cursos de onze faculdades baianas estão na lista, publicada nesta sexta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC), das instituições de ensino superior que terão vestibulares suspensos em 2014.

Em todo o Brasil, 270 cursos foram punidos por apresentarem conceitos insatisfatórios duas vezes seguidas em avaliação do órgão federal. Na capital baiana, não poderão realizar processo seletivo no ano que vem a Estácio FIB, Castro Alves e Faculdade da Cidade do Salvador, para os cursos de Ciências Contábeis; a Unyahna, para Direito; a Faculdade São Salvador, para Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis; e a São Camilo, para Administração.

Em Lauro de Freitas, as Faculdades Integradas Ipitanga não poderão abrir inscrições para vestibular de Jornalismo. Já em Vitória da Conquista, a Faculdade Independente do Nordeste e a FTC não abrirão vagas para os cursos de Direito.

Facdesco impedida de realizar vestibular

Em Santa Cruz Cabrália, a Faculdade do Descobrimento fica impedida de realizar vestibular para Administração e, em Itamaraju, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas não realizará processo seletivo para Direito e Administração. De acordo com o MEC, 12,9% dos 5,8 mil cursos avaliados no país foram punidos. Isso significa que o ensino superior brasileiro terá menos 44 mil vagas de ensino superior disponíveis em 2014./topatudonews 

Prefeitura de Jucuruçu dá início a pavimentação do bairro Califórnia

2013-12-06 16.40.18
Moradores do bairro Califórnia vêem sonho antigo se concretizar. A Prefeita Uberlândia Pereira foi eleita sem fazer uma promessa sequer, a não ser a de realizar o pagamento sem atrasos, e vem cumprindo religiosamente.

Apesar de não prometer, ela não mede esforços para melhorar o município. É o caso tão esperada pavimentação do bairro Califórnia iniciada essa semana. Os moradores que vinham sofrendo há 8 anos com a lama nos tempos chuvosos e com a poeira nos dias de sol, agora sentem-se reconfortados com o início da obra./jucurucuonline

Prefeitura municipal de Jucuruçu. Reconstruindo para um futuro melhor. Prefeita Uberlândia Pereira.

Jucuruçu preparadíssimo para receber os 4 médicos, eles que virão somar com a saúde do nosso povo

1471932_501028366662271_502291172_n
Os 4 médicos do (PROGRAMA MAIS MÉDICOS) chegarão neste sábado (07) eles serão recepcionados pela a população, Prefeita Uberlândia e autoridades locais.

Os médicos selecionados pelo Governo Federal desembarcaram em Salvador no último domingo (1) junto com outros 183 médicos estrangeiros.

Os profissionais passaram uma semana conhecendo a realidade local e a rede pública para melhor atender a população e chegarão ao Município de Jucuruçu neste sábado (07) junto com os profissionais da Secretaria de Saúde do Município que foram até Salvador/BA recepcioná-los.

Dentre todos os selecionados no 2º clico da 2ª etapa do programa mais Médicos, Jucuruçu foi um dos municípios baianos com maior quantidade de profissionais designados. O  nosso município que sempre sofreu com a falta de médicos, agora contará com atendimento na sede e nos distritos.

A prefeita Uberlândia, convida todos os morados da sede e de todo município, para recepcionarem os 4 médicos que estarão chegando à cidade de Jucuruçu, neste sábado (7) de dezembro, o horário da recepção dos Cubanos ainda não foi definido.  

Que os Cubanos sejam bem vindos ao nosso município./José Alves

Homem abusava sexualmente da sobrinha de 7 meses

Investigadores da Delegacia Territorial de Novo Triunfo, distante 347 quilômetros de Salvador, cumpriram, nesta sexta-feira (6), o mandado de prisão contra Jonieldes Jonas da Silva, de 29 anos, acusado pela cunhada de molestar a sobrinha, hoje com três anos de idade. “Di”, como Jonieldes é conhecido, foi apontado pela própria criança como o autor das agressões sofridas por ela.

De acordo com o titular de Novo Triunfo, delegado Maurílio de Araújo, a mãe da garota notou que a menina mostrava desconforto durante o banho, impedindo o contato em sua genitália. O bebê foi encaminhado para atendimento psicológico e, quando questionada sobre quem a havia machucado, ela respondeu que tinha sido o tio “Di”.

Indiciado por estupro de vulnerável, Jonieldes está custodiado na carceragem da DT/Paulo Afonso. O mandado de prisão cumprido na manhã de hoje foi expedido pelo juiz da comarca da cidade vizinha de Antas./Bocão New

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Para nossa tristeza, autor do famoso viral para nossa alegria, foi morto a facadas hoje em SP

1
Polícia acredita que jovem do viral “Para Nossa Alegria” morto a facada tenha sido vítima de latrocínio no Centro de São Paulo

O delegado adjunto da Divisão de Homicídios (DH), Aliryo Gonzales, informou, na tarde desta sexta (06), que há chance de a morte de Jefferson da Silva Barbosa, de 20 anos, assassinado no Centro de São Paulo, ter sido latrocínio, roubo seguido de morte. Equipes da polícia estão nas ruas em busca de imagens de segurança da região que possam ajudar a desvendar o crime. O corpo de Jefferson foi encontrado, por volta das 19h00m desta sexta.

Ele foi atingido por uma facada no peito. De acordo com a DH, a faca – de serrinha – usada no crime foi encontrada a cinco metros do corpo do jovem. Até a tarde desta sexta, quatro testemunhas já tinham sido ouvidas: dois moradores de rua, que informaram o crime à polícia, um policial militar e um homem que passava pelo local. Em depoimento, todos disseram que aquela região do Centro do São Paulo tornou-se um reduto de usuários de crack, que roubam e ameaçam a população com faca, estilete e outros objetos cortantes.

Muito abalado, a mãe do jovem, Mara, disse que, segundo a polícia, seu filho foi morto enquanto comia cachorro quente. — Ele era um filho maravilhoso. Um garoto simples, corintiano doente. Se pudesse dizer mais alguma coisa para ele, diria que o amava muito. Teria dito isso mais vezes — contou a mãe, que estranhou o fato do filho não ter mandando mensagem ao chegar na casa do amigo onde passaria a noite.

Ainda esta semana, a polícia pretende ouvir a família e os amigos que estavam com o Jefferson na festa. De acordo com a irmã do jovem, famoso com o viral “Para nossa alegria”, Suellen, de 19 anos, por volta das 21h30m de quinta, Jefferson disse que iria se encontrar com amigos do seu antigo emprego e que não dormiria em casa.

— Ele disse que ia para uma festa com os amigos e depois ia dormir na casa de um deles, para não ter que voltar para casa de madrugada — disse Suellen, muito abalada. Segunda a família, era costume de Jefferson dormir na casa de amigos nos fins de semana, após o seu sucesso como cantor.

— Meu irmão era muito gente boa, companheiro e um grande amigo. Nós tínhamos gostos diferentes, mas eu me enxergava muito nele. Parece que foi um pedaço de mim embora. O vizinho da família Marcos Matheus, de 56 anos, conviveu com Jefferson desde que ele nasceu. — Eu vi os dois na barriga da mãe. Dei banho e sempre tratei ambos como se fossem meus filhos. Estou anestesiado, é uma dor insuportável.

No próximo dia 15, Jefferson iria começar a trabalhar em uma loja de roupas em Madureira e tinha dois grandes sonhos: fazer um curso de mergulho e entrar para a faculdade de Educação Física. De acordo com a polícia, a perícia no local foi realizada assim que o corpo foi encontrado.

Essa Noticia se espalhou pelo facebook e a gente do Kitop  postou aqui na integra para vocês , estamos tentando apurar os fatos para saber se de fato essa noticia é verdadeira ou falsa

PALMÓPOLIS: ônibus escolar usado para transportar crianças é incendiado

   Foto: Divisa Minas
1394338_722189387794323_472477359_n
Na madrugada desta quinta-feira (05), um ônibus escolar foi incendiado em Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com informações do site Divisa Minas, o crime ocorreu por volta das 04h da manhã, em frente ao hospital da cidade. O veículo ficou com a parte superior totalmente queimada. O ônibus era um dos únicos que fazia o deslocamento de crianças para a creche da cidade.
Alguns moradores estão chocados pelo ato do vândalo. Ainda não há informações do indivíduo. Estamos aguardando as investigações da polícia para mais informações./AV

Justiça manda prender acusado de envolvimento com tráfico de drogas

idalecio detido acusado de envolvimento com drogas
Mateus Idalécio foi preso por determinação da Justiça Criminal, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas

Foi preso sob força de mando de mando de prisão Mateus Idalécio, morador do bairro São Brás. Ele foi capturado numa ação conjunta, envolvendo policiais da cidade do Prado e de Itamaraju. Várias viaturas, quatro no total, percorreram as ruas da cidade do Prado até o lugar onde o acusado foi preso. Cerca de vinte policiais participaram da ação.

Com o acusado foi encontrado um revólver (calibre 38, com 06 projéteis), além de 02 trouxas de maconha. Mateus Idalécio foi apresentado e continua detido na Delegacia da Polícia Civil do Prado.

Outros mandatos foram cumpridos em Prado. Segundo a Polícia Militar, o objetivo é tirar de circulação pessoas envolvidas e associadas ao tráfico de drogas, que cresce durante o período do verão, em cidades localizadas no litoral, como é o caso do município do Prado.

A polícia espera prender outros suspeitos de envolvimento com atividades criminosas, ainda nos próximos dias./Marques Cunha

Filho de vereador é preso por latrocínio em Pau Brasil

Em uma ação conjunta, policiais civis e militares de Camacan e Pau Brasil, prenderam, na manhã desta quinta-feria (5), Anderson Souza Santos, acusado de latrocínio (roubo seguido de morte), em Itahu do Colônia, em junho deste ano.

Os policiais cumpriram o mandado de prisão expedido pelo juiz da vara crime de Itororó, Drº Rojas Sanches Junqueira.

O acusado é filho do vereador Gérson Pataxó, de Pau Brasil. Anderson estava no fórum de Pau Brasil participando de uma audiência, e os policiais o aguardavam do lado de fora. Ele não reagiu e foi conduzido imediatamente para a delegacia de polícia de Camacan./Por Robério Menezes Cunha

Cigana é executada com quatro tiros em Itabela e crime pode ter sido vingança

         Foto: Giro de Notícias
Uma cigana identificada por Neuza Cama Santos Cardoso de 47 anos, foi morta a tiros por volta da 13 horas, da tarde desta quinta-feira (05). Segundo a Polícia Civil, a vitima estava  em frente a casa  onde mora no bairro da Jaqueira em Itabela, quando foi ferida por quatro tiros disparados por  dois ciganos, que chegaram em uma moto Darfra de cor preta com placa OUP- 4452 Eunápolis /BA e dispararam contra a mulher, que morreu no local. 

Após o homicídio, os acusados teriam fugido sentido a cidade de Guaratinga. Eles foram perseguidos pela policia Militar, abandonaram o veiculo e se embrenharam no mato. O veículo foi apreendido e os criminosos estão foragidos. 

De acordo com populares, os motivos que levou a desavença entre os ciganos, foi uma discussão há alguns dias atrás, na briga a vitima Neuza teria dito que um dos Ciganos  rivais Iria morrer, coincidência ou não, o cigano que ela havia jogado “praga”, morreu em acidente, o que revoltou a família rival. 

Segundo a Polícia Civil, os elementos  até o momento não foram encontrados. “Estamos mobilizando o pessoal de toda a região para fazer as investigações”, afirma o delegado, Dr. José Hermano Costa./macuconews

Funeral de Nelson Mandela deve durar 12 dias na África do Sul

O funeral do líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu nesta quinta-feira (5) aos 95 anos em Pretória, deve durar 12 dias, segundo reportagem divulgada no site do jornal britânico “The Guardian”. A publicação teve acesso a um documento do governo da África do Sul que estabelece o calendário provisório das cerimônias fúnebres, durante 12 dias a partir do momento da morte de Mandela.

Segundo a France Presse, a data do sepultamento foi marcada para 21 de dezembro, mas algumas pessoas pedem a antecipação para o dia 16, data da Reconciliação na África do Sul, um feriado. Elaborados há mais de um ano, os papéis fornecem uma planejamento preliminar e uma visão de como as autoridades estão se preparando para um momento histórico único, destaca a reportagem do "Guardian".

Na quinta-feira, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que, "ao nosso amado Madiba (como Mandela era carinhosamente chamado), será concedido um funeral com honras de chefe de Estado".

Ainda segundo o jornal, o funeral do líder sul-africano deve entrar para a história como um dos maiores eventos já realizados no continente. A organização necessária para prepará-lo tem sido comparada à abertura e ao encerramento da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a uma posse presidencial e a uma coroação real – todas juntas. O evento deve "rivalizar" com o funeral do Papa João Paulo II, em 2005, que contou com a presença de cinco reis, seis rainhas, 70 presidentes e primeiros-ministros, além de 2 milhões de fiéis.

O equivalente britânico mais próximo pode ter sido o enterro do chefe de Estado Winston Churchill, em 1965, assinala o "Guardian". São esperados todos os ex-presidentes americanos ainda vivos, chefes de Estado de todos os lugares do mundo e celebridades que se consideravam próximas a Mandela. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também deve participar do funeral.

As informações são do G1. 

Campeão da Copa levará R$ 83 milhões de premiação

COSTA DO SAUÍPE - A Fifa revelou nesta quinta-feira os valores das premiações para as seleções na Copa do Mundo do Brasil, em entrevista coletiva na Costa do Sauípe. A confederação do país que faturar o título embolsará um total de 35 milhões de dólares (cerca de R$ 83 milhões). O vice-campeão receberá dez milhões de doláres a menos, enquanto o terceiro colocado ficará com 22 milhões. Pela simples participação na Copa, cada confederação receberá da Fifa oito milhões de dólares (R$ 19 milhões).

No total, a Fifa distribuirá 576 milhões de dólares em premiação no Mundial, o equivalente a R$ 1,358 bilhões. De acordo com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esse valor é 33% maior do que os valores pagos na Copa da África do Sul, em 2010.

Ainda segundo a Fifa, cada seleção presente ao Mundial receberá 1,5 milhões de doláres para a sua preparação. Já um montante de 70 milhões está destinado como premiação aos clubes que cederem jogadores para o Mundial. Além disso, outros 100 milhões de dólares está reservado para uma espécie de seguro, que será paga a cada clube que tiver seu atleta lesionado durante a Copa.

FUNDO
Ainda segundo Valcke, por sediar o Mundial, o Brasil terá direito a Fundo de Legado da Copa, que será administrado pela Fifa, em parceria com a CBF. Inicialmente, o País já terá direito a 20 milhões de dólares, valor que aumentará após o Mundial.

"Esse fundo vai funcionar da mesma forma que na África do Sul. Vamos trabalhar juntos as autoridades brasileiras para saber qual a melhor forma de aplicá-lo. Podemos trabalhar inicialmente com a iniciação de jovens no futebol, mas ele também poderá ser aplicado em programas de educação, por exemplo", explicou Valcke.

Com processo encerrado no STF, Valdemar Costa Neto pode ser preso a qualquer momento

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de sete anos e dez meses no julgamento do mensalão, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) pode ser preso a qualquer momento. O parlamentar foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e deverá cumprir a pena inicialmente no regime semiaberto: entrará na cadeia às 18h e poderá sair às 6h do dia seguinte para trabalhar.

Com 64 anos, Valdemar está impedido de se candidatar por nove anos. Dos 25 condenados no julgamento, Barbosa já emitiu mandado de execução da pena de 15 deles. Doze foram expedidos durante o feriado de 15 de novembro e 11 já começaram a cumprir a pena, entre eles os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, além de Marcos Valério, operador do esquema. O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato está foragido. Outros três vão cumprir penas alternativas – multas e prestação de serviços.

Dos demais sete, assim como Costa Neto, outros três condenados no julgamento já tiveram o trânsito em julgado (o fim) decretado em relação aos seus casos e aguardam uma definição sobre quando começarão a cumprir suas penas. É o caso dos ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Bispo Rodrigues (antigo PL) e de Vinícius Samarane, ex-dirigente do Banco Rural. Em relação ao deputado Pedro Henry (PP-MT), falta o Ministério Público enviar um parecer para que Barbosa decida.

Quanto a Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério, já há um parecer do procurador opinando pela rejeição do recurso e depende agora do ministro Barbosa decretar o trânsito em julgado. O ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema, também ainda não teve o seu mandado de prisão executado porque o Judiciário aguarda laudo de uma perícia médica que o avaliou nesta quarta-feira (4). Com base nesse laudo, a Justiça irá definir se ele irá cumprir a pena em regime domiciliar.

Do total, três réus ainda não podem ser presos porque têm direito a recursos em todos os crimes pelos quais foram condenados. As informações são do UOL.

Bahia é escolhida sede da campanha global de conscientização sobre HIV

A Bahia foi escolhida como sede da campanha mundial de conscientização sobre o HIV, do Programa Conjunto das Nações Unidades para o HIV/AIDS (Unaids).

O pré-lançamento da ação, batizada de, "Proteja o Gol", ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), no Forte de São Diogo, em Salvador. Ndaba e Kweku Mandela, netos do ex-presidente da África do Sul, Prêmio Nobel da Paz e referência no combate ao HIV, Nelson Mandela, participaram do evento e foram anunciados como porta-vozes da campanha.

O ator e diretor de Hollywoord Richard Grant e o prefeito de Salvador, ACM Neto, também estiveram presentes.  A campanha tem como slogan "De Soweto a Salvador" e foi iniciada na África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

De acordo com Georgina Orillard, coordenadora da Unaids no Brasil, a ação irá utilizar o "poder de mobilização" do esporte durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, para promover ações de conscientização. O lançamento oficial da campanha irá ocorrer no dia 13 de junho de 2014./Voz da Bahia

Jovem é preso por plantar pé de maconha para fazer árvore de Natal

Um mineiro de 22 anos foi preso hoje (05), em casa, por cultivar um pé de maconha na residência. Ao ser surpreendido pelos policiais, Luís Mateus da Silva alegou que a planta, de 90 centímetros, seria usada como árvore de Natal. 

O caso aconteceu em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o tenente Márcio Cirilo, responsável pela prisão, apenas a mãe do rapaz estava na casa. Ela teria confirmado a presença do pé de maconha. 

O jovem foi preso no trabalho. Ele afirmou ser usuário de drogas e alegou que a planta nasceu por acaso. “Mas estava em um vaso bem bonito com terra adubada. Dava para ver que ele estava cuidando bem da planta”, argumentou o tenente. 

Luís Mateus teria informado que pretendia pendurar enfeites de Natal e fazer da planta uma árvore de Natal. Ele foi encaminhado para a 6ª Seccional de Contagem. (As informações são do jornal O Dia) 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela aos 95 anos

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, anunciou o presidente do país, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. “Ele partiu, ele se foi pacificamente na companhia de sua família”, afirmou o presidente. “Ele descansou, ele agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.”

Foram quatro internações desde dezembro. Em abril, as últimas imagens divulgadas do ex-presidente mostraram bastante fragilidade – ele foi visto sentado em uma cadeira, com um cobertor sobre as pernas. Seu rosto não expressava emoção. Em março de 2012, o ex-presidente sul-africano havia sido hospitalizado por 24 horas, e o governo informou, na ocasião, que Mandela tinha sido internado para uma bateria de exames rotineira.

Em dezembro, porém, ele permaneceu 18 dias hospitalizado, em decorrência de uma infecção pulmonar.No fim de março de 2013, ele passou 10 dias internado, também por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada às sequelas de uma tuberculose que contraiu durante sua detenção na prisão de Robben Island (ilha de Robben), onde ficou 18 anos preso, de 1964 a 1982.
Conhecido como “Madiba” na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.

Ele ficou preso durante 27 anos e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país. Mandela é alvo de um grande culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu rosto aparece em todos os tipos de recordações para turistas.

Havia algum tempo sua saúde frágil o impedia de fazer aparições públicas na África do Sul – a última foi durante a Copa do Mundo de 2010, realizada no país. Mas ele continuou a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Mandela passou por uma cirurgia de próstata em 1985, quando ainda estava preso, e foi diagnosticado com tuberculose em 1988. Em 2001, foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado por problemas respiratórios, sendo liberado dois dias depois.

Biografia
Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no clã Madiba no vilarejo de Mvezo, no antigo território de Transkei, sudeste da África do Sul. Seu pai, Henry Gadla Mphakanyiswa, era chefe do vilarejo e teve quatro mulheres e 13 filhos – Mandela nasceu da terceira mulher, Nosekeni. Seu nome original era Rolihlahla Mandela.
Após seu pai morrer em 1927, ele foi acolhido pelo rei da tribo, Jongintaba Dalindyebo. Ele cursou a escola primária no povoado de Qunu e recebeu o nome Nelson de uma professora, seguindo uma tradição local de dar nomes cristãos às crianças. Conforme as tradições Xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental. Na adolescência, praticou boxe e corrida.

Mandela ingressou na Universidade de Fort Hare para cursar artes, mas foi expulso por participar de protestos estudantis. Ele completou os estudos na Universidade da África do Sul. Após terminar os estudos, o rei Jongintaba anunciou que Mandela devia se casar, o que motivou o jovem a fugir e se mudar para Johanesburgo, em 1941.

Em Johanesburgo, ele trabalhou como segurança de uma mina e começou a se interessar por política. Na cidade, Mandela também conheceu o corretor de imóveis Walter Sisulu, que se tornou seu grande amigo pessoal e mentor no ativismo antiapartheid. Por indicação de Sisulu, Mandela começou a trabalhar como aprendiz em uma firma de advocacia e se inscreveu na faculdade de direito de Witwatersrand.
Mandela começou a frequentar informalmente as reuniões do Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942. Em 1944, ele fundou a Liga Jovem do Congresso e se casou com a prima de Walter Sisulu, a enfermeira Evelyn Mase. Eles tiveram quatro filhos (dois meninos e duas meninas) – uma das garotas morreu ainda na infância.

Em 1948, ele se tornou secretário nacional do Congresso Nacional Africano (CNA) – no mesmo ano, o Partido Nacional ganhou as eleições do país e começou a implementar a política de apartheid (ou segregação racial). O estudante conheceu futuros colegas da política na faculdade, mas abandonou o curso em 1948, admitindo ter tido notas baixas – ele chegou a retomar a graduação na Universidade de Londres, mas só se formou em 1989 pela Universidade da África do Sul, quando estava preso.

Em 1951, Mandela se tornou presidente do CNA. Em 1952, ele abriu com o amigo Oliver Tambo o primeiro escritório de advocacia do país voltado para negros. No mesmo ano, Mandela foi escolhido como líder da campanha de oposição encabeçada pelo CNA e viajou pelo país, em protesto contra seis leis consideradas injustas. Como reação do governo, ele e 19 colegas foram presos e sentenciados a nove meses de trabalho forçado.

Em 1955, ele ajudou a articular o Congresso do Povo e citava a política pacifista de Gandhi como influência. A reunião uniu a oposição e consolidou as ideias antiapartheid em um documento chamado Carta da Liberdade. No fim do ano, Mandela foi preso juntamente com outros 155 ativistas em uma série de detenções pelo país. Todos foram absolvidos em 1961.
Em 1958, Mandela se divorciou da enfermeira Evelyn Mase e ele se casou novamente, com a assistente social Nomzamo Winnie Madikizela. Os dois tiveram dois filhos.

Em março de 1960, a polícia matou 69 manifestantes desarmados em um protesto contra o governo em Sharpeville. O Partido Nacional declarou estado de emergência no país e baniu o CNA. Em 1961, Mandela tornou-se líder da guerrilha Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação), após ser absolvido no processo da prisão de 1955. Logo após a absolvição, ele e colegas passaram a trabalhar de maneira escondida planejando uma greve geral no país.

Ele deixou o país ilegalmente em 1962, usando o nome de David Motsamayi, para viajar pela África para receber treinamento militar. Mandela ainda visitou a Inglaterra, Marrocos e Etiópia, e foi preso ao voltar, em agosto do mesmo ano. De acordo com o jornal “Telegraph”, a organização perdeu o ideal de protestos não letais com o tempo e matou pelo menos 63 pessoas em bombardeios nos 20 anos seguintes.
Mandela foi acusado de deixar o país ilegalmente e incentivar greves, sendo condenado a cinco anos de prisão. A pena foi servida inicialmente na prisão de Pretória. Em março de 1963, ele foi transferido à Ilha de Robben, voltando a Pretória em junho. Um mês depois, diversos companheiros de partido foram presos.

Em 1963, Mandela e outras nove pessoas foram julgadas por sabotagem, no que ficou conhecido como Julgamento Rivonia. Sob o risco de ser condenado à pena de morte, Mandela fez um discurso à corte que foi imortalizado.

“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, afirmou.

Em 1964, Mandela e outros sete colegas foram condenados por sabotagem e sentenciados à prisão perpétua. Um deles, Denis Goldberg, foi preso em Pretória por ser branco. Os outros foram levados para a Ilha de Robben.

27 anos de prisão
Mandela passou 18 anos detido na ilha de Robben, na costa da Cidade do Cabo, e nove na prisão Pollsmoor, no continente – a transferência ocorreu em 1982. Enquanto esteve preso, Mandela perdeu sua mãe, que morreu em 1968, e seu filho mais velho, morto em 1969. Ele não foi autorizado a participar dos funerais.

Durante o período em que ficou preso, sua reputação como líder negro cresceu e sedimentou a imagem de liderança do movimento antiapartheid. A partir de 1985, ele iniciou o diálogo sobre sua libertação com o Partido Nacional, que exigia que ele não voltasse à luta armada. Neste ano, ele passou por uma cirurgia na próstata e, ao voltar para a prisão, passou a ser mantido em uma cela sozinho.

Em 1988, Mandela passou por um tratamento contra tuberculose e foi transferido para uma casa na prisão Victor Verster. Em 2 de fevereiro de 1990, o presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk reinstituiu o Congresso Nacional Africano (CNA). No dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país.

Prêmio Nobel e presidência
Em 1991, Mandela foi eleito novamente presidente do CNA. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993, por seus esforços para trazer a paz ao país.

Mandela encabeçou uma série de articulações políticas que culminaram nas primeiras eleições democráticas e multirraciais do país em 27 de abril de 1994.

O CNA ganhou com 62% dos votos, enquanto o Partido Nacional teve 20%. Com o resultado, Mandela tornou-se o primeiro líder negro do país e também o mais velho, com 75 anos. Ele tomou posse em 10 de maio de 1994. A gestão do presidente foi marcada por políticas antiapartheid, reformas sociais e de saúde.
Em 1996, Mandela se divorciou de Nomzamo Winnie Madikizela por divergências políticas que se tornaram públicas. Em 1998, no dia de seu 80º aniversário, ele se casou com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.

Em 1999, não se candidatou à reeleição e se aposentou da carreira política. Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa no vilarejo de Qunu, onde passou a infância, na província pobre do Cabo Leste.

Causas sociais
Após o fim da carreira política, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos.

Participou de uma campanha de arrecadação de fundos para combater a Aids que tinha como símbolo o número 46664, que carregava quando esteve na prisão.

Em 2008, a comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows em Londres, que contou com a presença de artistas e celebridades engajadas na campanha. Uma estátua de Mandela foi erguida na Praça do Parlamento, na capital inglesa.

Em novembro de 2009, a ONU anunciou que o dia de seu aniversário seria celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional de Mandela, uma iniciativa para estimular todos os cidadãos a dedicar 67 minutos a causas sociais – um minuto por ano que ele dedicou a lutar pela igualdade racial e ao fim do apartheid./G1

Tecnologia: Cobertura 4G chegou a 74 municípios, diz SindiTelebrasil

A cobertura da tecnologia 4G já chegou a 74 municípios brasileiros neste ano, informou o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Segundo o diretor executivo da entidade, Eduardo Levy, essas cidades concentram 30% da população.

Até outubro, o País já contabilizava 731 mil acessos 4G. O alcance supera o compromisso assumido pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, que era atender 50% da área urbana das cidades sede da Copa do Mundo até o fim deste ano – Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Até abril deste ano, a cobertura já havia chegado às cidades sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Segundo o SindiTelebrasil, as teles já instalaram 8.551 antenas com a nova tecnologia.

Considerando as tecnologias 2G e 3G, a quantidade de antenas instaladas supera os 15 mil. Até maio de 2014, a cobertura 4G terá que chegar a todas as capitais e aos municípios com mais de 500 mil habitantes. A prioridade da cobertura 4G, segundo a entidade, são corredores de circulação de moradores e turistas, como aeroportos, redondezas de estádios, pontos turísticos e locais de grande concentração de pessoas. (Agência Estado)

Vereador denuncia carro Pokémon na Prefeitura de Itabuna

politica news
O vereador Ronaldo da UBI (DEM) provocou espanto na tarde de desta terça-feira (4) ao denunciar na Câmara de Vereadores que a Prefeitura de Itabuna está utilizando um veículo Pokémon, através da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).

De acordo com a polícia, esse tipo de veículo é comprado de forma premeditada para não pagar o bem adquirido. O proprietário roda com esse carro em outros municípios até acabar ou ser decretada o mandado de busca e apreensão.

Ainda no plenário, o vereador Gegéu Filho (PMN) pediu um  aparte e confirmou a denúncia, enfatizando que, o prefeito já tem conhecimento do caso e iria tomar as medidas Voz da Bahia

Secretário de Segurança de Teixeira de Freitas é acusado de agredir equipe de reportagem

Calheiros peita e xinga repórter, que permanece quieto e de braços cruzados; Calheiros, que é coronel da reserva precisou ser contido pelo vereador Souza da Associação

Na tarde desta quarta-feira (4) uma equipe de reportagem do site Teixeira Agora, após receber informações de motoristas dando conta que uma viatura da Guarda Municipal de Trânsito estaria estacionada atrás de um poste, supostamente escondida e multando condutores na rua Haiti, bairro Bela Vista, região central de Teixeira de Freitas, fez o deslocamento ao lugar e mais tarde tudo terminou em xingamentos e agressão verbal.

“No intuito de fazer o registro do fato, a nossa equipe de reportagem se dirigiu até o endereço, chegando lá, foi constatado que realmente a viatura de trânsito estava no local, multando a todos. Quando os guardas de trânsito municipais notaram a presença da impressa tentaram evadir-se do local, chegando até  jogar o veículo na direção do repórter que fazia o registro da ação irregular, como forma de intimidar a nossa equipe”, relata parte de um texto postado na sequência pelo próprio Teixeira Agora.

O repórter Ary Vieira, sócio do TA e que estava à frente da equipe, afirma que pouco tempo depois chegou ao local o tenente coronel Bartoleu Calheiros, secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, a quem os guardas municipais de trânsito são subordinados e supostamente nervoso com o fato do registro da ação secreta de fiscalização, teria agredido verbalmente ao repórter com palavras do tipo “picareta, desonesto e ladrão”. O repórter, que diz ter permanecido imóvel ao ataque, relata que a confusão só não terminou em agressão física, porque o vereador Souza da Associação teria interferido.

 “O secretario de Segurança e Cidadania do município, Coronel Calheiros, que também é coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia, veio ao local. Momento em que nossa equipe achou que tudo seria resolvido, mas não foi isso que aconteceu. Calheiros chegou ao local na companhia de dois seguranças, e já bastante exaltado. Primeiramente o secretário procurou ouvir seus subordinados, que lhe relataram uma versão totalmente distorcida do ocorrido, após isso o secretário ainda nervoso, se dirigiu aos nossos repórteres, para que os mesmos falassem.

Após ouvir a versão de nossa equipe de reportagem, que teve como interlocutor o repórter Ary Vieira, o secretário ficou ainda mais nervoso, e começou a dizer que era para multar o veiculo do site Teixeira Agora. Muito exaltado o secretário começou a proferir ameaças e palavras ofensivas e por pouco não deu um tapa no rosto do jornalista, que permaneceu sereno, ouvindo as ofensas”, diz outro trecho da reportagem.
Mesmo quando deixava o local, o tenente coronel Calheiros, conhecido por sua serenidade quando comandou o 13º BPM, continuava nervoso

“Presenciando a arbitrariedade dos fiscais de trânsito do município, o vereador Souza permaneceu a todo o momento no local, dando apoio aos profissionais de impressa. Inclusive o vereador chegou a ligar ao vivo para o Programa do Bocão, relatando a forma sorrateira em que os agentes de trânsito estavam multando os motoristas. Souza relatou também a arbitrariedade dos fiscais, em querer chamar a Polícia Militar para prender os jornalistas”, completa. Apesar da ligação, relata o sítio, a PM não foi ao local.

Não foi informado até o momento se os repórteres supostamente agredidos vão registrar o fato na polícia ou procurar o Judiciário. Se na equipe do site estiver algum profissional habilitado o caso deve ser tratado na esfera jurídica pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que pode entender o ocorrido como tentativa de cerceamento à liberdade de imprensa. O coronel Bartolomeu Calheiros, que foi fotografado xingando o repórter, ainda não falou sobre o assunto.

A medida de se esconder para multar supostamente adotada pelos guardas de trânsito, é considerada ilegal e em algumas cidades casos semelhantes tiveram que ser decididos na Justiça. É que o motorista multado não tem a condição de se defender da suposta irregularidade. As multas secretas só podem ser expedidas por dispositivos fixos, como os radares que controlam a velocidade, mas mesmo assim os locais onde ficam os equipamentos precisam ser liberados por lei.
Segundo a equipe do Teixeira Agora os guardas estavam escondidos atrás de um poste e multando motoristas

No caso específico do bairro Bela Vista, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através de um projeto novo de engenharia, fez recentemente uma série de mudanças, sem que nenhuma medida educativa fosse adotada./TN

Itamaraju: PEOT localiza veículo furtado ao lado da Delegacia

carrointerno
O caso pra lá de inusitado ocorreu na tarde desta quarta-feira (04), na rua José Bonifácio,quando um homem acompanhava o depoimento de seu irmão que teve um veículo furtado durante a madrugada, e  para surpresa também teve o seu carro furtado a pouco mais de 100 metros da Delegacia.

De acordo com informações da vítima, o mesmo estacionou o seu veículo, modelo SCORT.1.6, de cor cinza e placa final 1312, licenciada em Belo Horizonte, ano 1986, nas proximidades da Depol, enquanto acompanhava o caso de que o veiculo do seu irmão havia sido furtado em sua residência, no Bairro Cristo Redentor e na ocasião os indivíduos colidiram contra um muro no Bairro Santo Antônio do monte.

Ao deixarem a Delegacia e ir ao encontro do veículo foi notado que o mesmo teria sido levado por indivíduos ainda não identificados. Revoltados as vítimas retornaram a Depol e prestaram outro Boletim de ocorrência para que as devidas providências sejam tomadas. A Polícia Militar foi informada sobre o caso e o PEOT está em diligências a fim de localizar o veículo.
carro interno
Em uma rápida ação, cerca de 40 minutos o Pelotão Especial da Policia Militar localizou o veículo aproximadamente 350 metros na rua Pedro Alvares Cabral, no centro de Itamaraju, abandonado. O veículo foi encaminhado para a Depol, para os procedimentos legais, onde posteriormente foi entregue ao seu proprietário.IN

Ministério da Saúde amplia em sete vezes investimento em pesquisas para o SUS

Ministério da Saúde amplia em sete vezes investimento em pesquisas para o SUS
O Ministério da Saúde ampliou em sete vezes o investimento na área de saúde em 2013. Comparado a 2011, quando o gasto com o setor foi de R$ 35,5 milhões, este ano apresenta investimento de R$ 248,7 milhões, principalmente em desenvolvimento de pesquisas. 

O objetivo é encontrar soluções inovadoras para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como melhorar a assistência ao usuário. “As pesquisas têm grande relevância para o SUS. Elas influenciam fortemente as decisões estratégicas do Ministério da Saúde e a consolidação das políticas públicas", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha na abertura do evento "Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS: integração entre conhecimento científico e políticas de saúde", realizado na terça-feira (3). 

Ele ainda ressaltou a importância do valor gasto: “Os pesquisadores devem ter profunda dimensão do impacto que seus estudos têm para o desenvolvimento do país. Nenhum país do mundo se tornou rico e sem pobreza sem ter um forte esforço de investimento em inovação tecnológica e pesquisa. 

Nos últimos 10 anos, o setor público brasileiro passou a ser competitivo mundialmente. Hoje, o investimento do nosso país em pesquisa proporcionalmente ao PIB brasileiro é equivalente às grandes nações do mundo”, finalizou. Ainda será assinada uma parceria com um instituto britânico para aperfeiçoar a metodologia brasileira de avaliação de tecnologia em Saúde.

Lá se foi o empreguinho de Dirceu...

Lá se foi o empreguinho de Dirceu...
José Dirceu arranjou um emprego de rei no Hotel Saint Peter, com salário fora da realidade hoteleira – R$20 mil – e deu publicidade ao feito com publicidade, em rede de televisão, revelando à sua carteira profissional assinada, tudo nos conformes, embora jamais se soubesse que ele, Dirceu, o rei do lobby, tivesse carteira como outro trabalhador qualquer. 

A imprensa investigativa entrou em campo e descobriu uma estranha maracutaia: o sócio do hotel no Brasil fazia-se representar com uma participação de apenas R$ 1, exatamente isso, um real, e se tratava de um irmão presidente do PTN, partido que atua na base de sustentação da presidente Dilma Rousseff. 

Já o presidente da organização mora no Panamá, em uma rua modesta onde ele próprio lava seu carro e pouco sabe do acontecido. Só faltou dizer ao repórter que era melhor tomar informação no posto Ipiranga. Na verdade, trata-se de um “laranja”. Enquanto isso, os advogados do grande 

Dirceu pediam pressa ao Supremo para que ele iniciasse o mais rápido possível o seu trabalho. Diante do revelado, o STF pôs o pé no freio e pediu calma ao santo porque o andor é de barro. Não vai ter rapidez nenhuma. É preciso esclarecer direitinho tal maracutaia porque a Justiça não vai cair no conto do vigário. Assim, Dirceu já vê, ao longe, seu empreguinho milionário graças a mil e uma safadezas. Melhor ficar quieto na Papuda, porque a “quentinha” melhorou./BN

Jucuruçu: comerciantes almejam novidades em sua empresa

Áudio da palestra.
Aconteceu nesta quarta feira 4 de dezembro as 19h: 2013, no auditório Valdemar José Nogueira, a primeira reunião da (A.C.I.P) ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES, INDUSTRIAIS E PROFISSIONAIS LIBERAIS DE JUCURUÇU – BA. Muitos comerciantes de Jucuruçu participaram, e eles acreditam nesta união por ser um meio legal de se organizar e poder oferecer um melhor atendimento aos seus clientes no dia-a-dia.
  
Introdução: O cenário atual reserva muitas oportunidades para os empresários em nosso país. O aumento de renda da população, em especial das classes C E D, bem como a estabilidade e crescimento econômico, geram, conjuntamente com outros fatores, condições favoráveis para o desenvolvimento das empresas.

Contudo, ao lado das oportunidades estão inúmeros desafios que exigem cada vez mais cuidados dos micro e pequenos empresários, que almejam a estabilidade e o crescimento em um mercado tão competitivo.

Em nossa cidade os desafios são visíveis, por diversos fatores diferentes como:

Falta de estradas;
Falta de rede bancária;
Comunicação (telefonia e internet) precária;
Distância dos grandes centros;
Inadimplências de consumidores;
Dentre outros.

Tornam a atividade comercial um grande  desafio para os empreendedores locais.

Os desafios não se limitam aos que atuam na atividade comercial, mas a todos que atuam na atividade econômica, como é o caso dos industriais e profissionais liberais, que também compõe esta associação.
Como COMERCIANTE, para efeitos desta associação, entende-se por todo aquele que comercializa mercadorias terceirizadas, mercados, lojas, vendedores ambulantes, farmácias, enfim, todos que praticam ‘compra e venda’.

Como INDUSTRIAL, entende-se como todos que fabricam e comercializam seus próprios produtos, independente de qual for.

Já os PROFISSIONAIS LIBERAIS, são aqueles que vendem serviço, ou seja, são os prestadores de serviço, não vendem um produto, mas vendem uma habilidade específica, como é o caso dos pedreiros, carpinteiros, mecânicos, advogados, dentistas, engenheiros, etc.

Os desafios existem, e são postos para serem superados. É este o principal motivo que nos impulsiona a associarmos uns com os outros, com a finalidade de não somente crescermos de forma individual, mas sim colaborarmos para o crescimento do comércio local como um todo, tornando as empresas de JUCURUÇU mais competitivas em relação às de cidades vizinhas.

Nesse contexto, a cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas.

Os desafios  são  muito  grandes  e  as  oportunidades  também.  É cada vez mais óbvia a conclusão de que as empresas que se mantiverem isoladas, agindo sozinhas, terão maiores dificuldades  em  enfrentá-los  e  em  se manterem competitivas. Isso é particularmente verdade para as MPEs, que acessam com mais dificuldade as linhas de crédito e apresentam carências nos campos gerenciais e tecnológicos.
A fonte de solução para os desafios de hoje em dia é justamente conseguir crescer estando aliado a outros empreendedores.

Aprender a trabalhar em conjunto, estabelecendo e mantendo relações de parceria, passa a ser uma nova fronteira para ampliar a competitividade das MPEs.

O que é Associação?

A associação então é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas – físicas ou jurídicas – para a realização de objetivos comuns.  Esquematicamente, podem-se representar as associações como
Sendo:
Os princípios do associativismo reconhecidos em praticamente todo o mundo são:
Adesão voluntária e livre
Gestão democrática pelos sócios
Participação econômica dos sócios
Autonomia e independência
Educação, formação e informação
Interação
Interesse pela comunidade
Incentivo à atividade econômica.

Estes são os princípios basilares da ACIP.

Finalidade

Tipos de Associação

Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns.

• Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações subvenções etc.
• Seus fins podem ser alterados pelos associados.
• Os seus associados deliberam  livremente.
• São entidades do direito privado e não público
No caso da A.C.I.P, trata-se de uma Associação de classe:
Representando os interesses dos membros das classes comercial, industrial e dos profissionais liberais.

Vale ressaltar que o objetivo desta associação não é a função social, nem assistencialista, mas sim, a defesa e o fortalecimento do comércio local.

Atuar na defesa dos direitos das Pessoas ou de classes específicas de trabalhadores e/ou empresários.
Roteiro de Criação da A.C.I.P
Idéias Para a A.C.I.P.

Organização do comércio;
Criação do cadastro de inadimplentes;
Serviço de cobrança judicial para os associados;
Destaque empresarial anualmente;
Parceria com SEBRAE/SESI/SESC/SENAI dentre outros órgãos parceiros do comércio;
Empenho coletivo para fortalecimento da estrutura local;
Cursos de capacitação comercial;

Campanhas promocionais em datas especificas (Natal, São João, Dia das Mães,...)

Palestrante: Italo Lacerda


jovem jucuruçuense de 21 anos se torna primeiro Cientista da Computação de Sua Cidade

Corpo docente da faculdade
Júnior Placido e Israel José

"Superando os limites impostos pela vida"

No dia (03), o menino que estudou no Colégio Municipal Cecília Meireles, na Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, o mesmo que foi taxado como pobre, sem condições, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, juntamente com o amigo e colega de sala Israel José, onde foram aprovados com êxito e hoje é o primeiro Cientista da Computação de Jucuruçu.

Aos 14 anos, ainda sem computador, pude ouvir de um primo que existiria um curso na área de informática que se chamava Ciência da Computação, ali começava tudo, a partir daquele momento eu já sabia onde eu queria chegar, comentava com tudo e com todos, e em um destes comentários, eu disse a um cidadão de Jucuruçu que “tinha um sonho e este era fazer uma faculdade que me permitisse mexer em computadores”, e neste comentário pude ouvir uma das coisas mais desanimadoras da minha vida, este cidadão retrucou dizendo: – ” Júnior, coloque-se no seu lugar, computador é para quem tem dinheiro, você não tem você é pobre! Desista!”. Mesmo assim, continuei lutando, passando por altos e baixos.
corpo docente da faculdade
Corpo docente da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas

Aos 17 anos, tive que enfrentar um momento difícil na minha vida, deixei a minha família e fui morar em Teixeira de Freitas. Com o apoio de toda minha família, iniciei o curso de Ciência da Computação na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas, ainda no primeiro semestre retornei à Jucuruçu onde fiz uma palestra abordando Pedofilia e Crimes Digitais. Nestes 4 anos de curso passei pela Secretaria da Fazenda da Bahia, sendo estagiário, e pela Conect Brasil Sistemas, empresa em que atuo hoje como Administrador de Banco de Dados.

Parabéns, Júnior Placido, por ser exemplo de dedicação e mostrar que com muito esforço perseverança e principalmente fé, nenhum sonho é impossível./jucurucuonline

Comissão da Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos federais

Comissão da Câmara aprova cotas para negros em concursos públicos federais
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei que reserva um quinto das vagas em concursos públicos do governo federal para a população negra. A proposta, de autoria do Executivo, foi enviada ao Congresso Nacional no início de novembro. 

O texto prevê que 20% dos postos disputados na administração federal, de autarquias, fundações públicas e empresas sob o controle da União, deverão ser reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). 

Em tese, a matéria ainda deve ser analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Constituição e Justiça. Por tramitar com urgência constitucional, no entanto, ela não pode seguir direto para o plenário. Com informações da Agência Estado. 

Trabalho em Conjunto entre as Polícias apreendem quase 50 kg de maconha



Teixeira de Freitas: Em um trabalho de rotina realizado pelas Polícias Rodoviária Federal, coordenado pelo Policial Rodoviário, Liomário, CIPE-MATA ATLÂNTICA, comandado pelo Major Anacleto França, e Polícia Militar, comandado pelo Tente Coronel, Paulo Silveira, prenderam na noite desta quarta-feira, (04/12), Nailza Santos de Souza, 36 anos de idade, natural de Eunápolis/BA. Nailza Santos foi fraglanteada no ônibus da viação São Geraldo, da linha São Paulo/Porto Seguro, transportando em duas malas, quase 50 kg de maconha prensada, que seria entregue ao um homem responsável pela receptação das drogas, no ponto de apoio da empresa Viação São Geraldo em Teixeira de Freitas/BA. 
Ao ser abordada no Posto-03 da PRF, na BR 101, Nailza Santos, foi conduzida até o ponto de apoio da viação São Geraldo, acompanhada pelos policiais  á paisana. Chegando no ponto de apoio, o receptador das drogas, Rodrigo Soares dos Santos, 30 anos de idade, foi abordado e fraglanteado no momento da receptação das drogas. Ambos foram  conduzidos para DTE (Delegacia de Tóxicos Entorpecentes), para serem ouvidos pelo delegado Dr.Wendel Ferreira. Toda a droga teria como destino o município de Porto Seguro/BA. Todo o trabalho contou com o apoio do cão farejador (Nina Dejawspaws).

cão farejador (Nina Dejawspaws)
Por: Teixeira Verdade/PORTALN3

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Policiais da 4ª Companhia prendem traficantes e apreendem drogas no bairro Campinho, de Santa Cruz de Cabrália

Foto:
Por volta das 21h00min do dia 02/12/2013, a Guarnição Policial quando em ronda no Bairro do Campinho, momento em que avistaram três elementos suspeitos e ao realizarem a abordagem foram encontrados com os mesmos 12 buchas de maconha, 10 papelotes de cocaína, 9 pedras de crack, um estojo de munição 9mm e R$30,00 (trinta reais).
Os elementos foram identificados como Ueslei Silva Sodré, Bruno Silva Sodré e Breno Silva Sodré, todos irmãos, sendo então conduzidos juntamente com a droga apreendida à Delegacia local, onde encontram-se a disposição da autoridade policial./Topa Tudo News

Sandro Régis ironiza número de assaltos e indica a Bahia ao Guinness Book

A Bahia ocupa o quinto lugar no Brasil em número de assaltos a bancos, segundo pesquisa do Sindicato dos Bancários. De acordo com o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis (DEM), o Estado registrou cinco ocorrências somente na terça-feira (03).

“Fizemos um levantamento e constatamos que em nenhum lugar do mundo houve esse índice em um único dia. Gostaria de, infelizmente, indicar a Bahia para o livro dos recordes mundiais”, ironizou o parlamentar se referindo ao Guinness Book.

Ainda segundo a pesquisa do Sindicato, dados apontam que de janeiro até outubro deste ano, 154 ocorrências de assaltos, arrombamentos e tentativa de assalto foram registradas contra agências bancárias e caixas eletrônicos na Bahia. O Estado fica atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking com 492 casos, Minas Gerais, que ocupa o segundo lugar com 301 ocorrências, Paraná 214 e Mato Grosso 185./Alô Bahia

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.