Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

domingo, 7 de julho de 2013

Aniversário de morte de Cazuza


"Cazuza" um cara que sabia dizer o que as pessoas precisavam ouvir.

Inacreditável como o tempo voa! O tempo não para, dizia Angenor de Miranda Araújo Neto, nosso querido Cazuza. Não para, voa, e há vinte anos parece querer mudar a face do mundo.  Mudar pra continuar igual? Um museu de velhas novidades, diria Cazuza.
Hoje, não comemoramos o aniversário da morte do poeta. Não queremos a morbidez no processo de celebração. Se Cazuza estivesse vivo teria 52 anos. Um jovem senhor, como o tempo, esse tecido que costura as nossas vidas?

Penso em Cazuza e por que não, em Ezequiel Neves, soprando ao meu ouvido mentiras sinceras do liquidificador da vida. É aí que mora o amor? Esse outro, que é também senhor e que fala de um nós que ainda urge? 
Chegou tão tarde. Tarde demais pra mim, e tão cedo pra ele, que não conheceu computador, celular, e-mail, twitter. Como ele teria gostado! Todos esses badulaques ao alcance da cabeça impressionista, mestre em frases curtas: as torres gêmeas caindo, a célula artificial, o cabelo cogumelo atômico; tudo interessava a ele, principalmente o humano. Mentiras sinceras, meu bem-meu mal, não separar o sim do não, a vida da morte, o eu do outro. Passional? Absolutamente e totalmente. Cazuza se movia além da paixão, por compaixão: “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha? Por que não me convidaram para essa festa pobre? Porque já fomos perdoados, já passou e eu já posso entender a inocência do prazer! Então fala baixo, fala baixo e sente, eu vou te dar um presente.”
Deu-nos mais do que duzentas e não poucas canções, sua presença. Nada pragmático, compunha aos borbotões. Nada tecnocientífico, no entanto, racional, sem perder a ternura. Alberto Caeiro, o alter-ego mais genial de Pessoa. Não era um porra-louca. Deixou aos 32 anos uma obra, seguindo a tradição dos grandes artistas que admirava: Allen Ginsberg, Vinicius de Moraes, Janis Joplin, Ângela Rôrô, Lupicínio Rodrigues; Clarice Lispector, só pra citar alguns.
Foi meu amigo. Uma inspiração. Com quem eu dialogava artisticamente. Quebrou minha cabeça e as minhas resistências. Quando nos conhecemos em 82 eu acabara de voltar da França, ele da Califórnia. Eu mais existencialista, ele beatnick. Cantamos juntos no palco. Ele de joelhos, literalmente, eu aos seus pés, desconsertada. Participou do meu primeiro disco solo, Délica, chegando ao estúdio atrasado. Esperei tanto que caí de pileque. Gravamos a voz juntos, alterando as falas. Eu sempre aprendendo. Entrega e controle. Ligar e desligar. Poderia parecer que não, mas ele sabia exatamente o que fazia.
Antes de ir para Boston passou no estúdio pra me ver. Tinha gostado de uma canção que eu tinha mostrado pra ele durante uma festa. A música falava dele. Mas como? Foi ao estúdio aonde eu ensaiava pra ouvir de novo. Coincidência? Empatia? Sei lá, nós nos espelhávamos e pronto. Contou pra mim da doença e viajou. Quando voltou, era uma pessoa diferente: ”Eu vi a cara da morte e ela estava viva”, dizia a letra de Boas Novas. Lembro-me de na época ter ficado muito impressionada com a força poética dessa frase: “Esse cara é foda”, pensei, “que talento pra sintetizar uma experiência, que capacidade de sublimação maravilhosa”. Chapei! Inspirada na letra de Boas Novas compus O Poeta está vivo. Sem musica ainda, mostrei a letra pra ele, meio envergonhada de pretender escrever alguma coisa à altura da sua verve e do seu sofrimento. Estávamos no apartamento da Lagoa. Ele escutou atentamente e disse: “você está escrevendo melhor do que eu”. Eu sabia que não, mas esse era o Cazuza: um cara que sabia dizer o que as pessoas precisavam ouvir.
Mostrei a letra uns tempos depois para Denise Barroso, irmã de Julio da Gang 90, amiga também do Cazuza e uma das personalidades mais importantes da nossa geração. Denise me disse: “Dulce, por que é que você não mostra pro Frejat essa letra. Quem sabe sai alguma coisa?”

Encontramos-nos, eu e Frejat, no apartamento dos seus pais no Flamengo para gravar a demo da canção. Frejat ainda dividia o quarto com o irmão Mauro e morava com os pais. A demo foi gravada e arquivada num k7 solto por aí, anos, sei lá. Não sei exatamente quanto tempo depois ela seria resgatada pelo Ezequiel, fechando o repertorio do Na Calada da Noite, o primeiro LP do Barão Vermelho após a morte do Cazuza. Inicialmente a canção ganhou o nome de Moinhos de Vento, só depois passou a se chamar O Poeta está Vivo, titulo dado pelo Ezequiel, cérebro, espírito, pai e pau pra toda obra do Barão e do Cazuza.

Momentos que tive com Cazuza: Ao lado da lareira perto do fogo, sua cabeça no meu colo; tomando conhaque antes de entrar no palco; tomando esporro por causa de namorado; na praia com os cachorros; no Baixo com Dé; no Vale Florido onde tínhamos casa; com Bineco Marinho, Iara Neiva, Waleska, Aninha Arantes, Bebel Gilberto. São tantas as lembranças que não caberiam aqui nessa lauda, nessa contagem de caracteres, assim como parece não caber nesse tempo corrido, todo o tempo que precisamos para gerar, alimentar, cuidar e fazer viver um Angenor igual ao Cazuza.

sábado, 6 de julho de 2013

Começa neste fim de semana o Campeonato Jucuruçuense 2013

 A primeira rodada será no domingo com três jogos: Pelo grupo A, Ájax e Coqueiro duelam às 09:00 da manhã, no estádio Francisco Neto (Jucuruçu), pelo mesmo grupo, ainda jogam Pão x Veteranos, 13:00 da tarde. Na complementação do grupo A, Palmópolis enfrenta o time do Fred Lanches a partir das 15:00 da tarde.
Grupo A: Ájax, Coqueiro, Pão, Veteranos, Palmópolis, Fred Lanches.
Grupo B : Água Limpa, Cruzeiro do Sul, Jucuruçu F.C, Lacorunã, New Kid's, São Domingos.

MP abre no RN inquérito contra NNex, BBom, Telexfree, Multiclick e Priples

Alexandre Cunha Lima é um dos promotores envolvidos na investigação do MP/RN (Foto: Leonardo Melo)

Alexandre Cunha Lima é um dos promotores que investiga atuação de empresas multinível no RN


Portarias publicadas neste sábado (6) trazem instauração de investigações.Empresas foram ouvidas pelo G1 e negam atuar como pirâmide financeira. O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou neste sábado (6), por meio de cinco portarias publicadas no Diário Oficial do Estado, inquéritos civis para investigar se as empresas de marketing multinível Telexfree, BBOM, NNEX, Multiclick e Priples estão atuando como pirâmide financeira – modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas. As investigações estão sob responsabilidade dos promotores Sérgio Luiz de Sena e Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima, ambos da Promotoria de Defesa do Consumidor da comarca de Natal. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa. O mesmo acontece com a Cidiz, cujo inquérito foi instaurado nesta sexta (5).

Todas as empresas citadas foram ouvidas pelo G1. Elas negam atuar como pirâmide financeira.
Telexfree
Segundo as portaria que trata da Telexfree, Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima relata que a empresa sempre se apresentou como uma empresa de markenting multinível, dizendo-se divulgadora e revendedora do serviço VOIP. No entanto, o promotor considera que o principal objetivo é o recrutamento de pessoas. Deste modo, ele ressaltou a necessidade de instaurar procedimento investigatório para analisar a conduta da empresa e atuação no Rio Grande do Norte e também verificar a situação dos consumidores residentes no estado.
Criada originalmente nos Estados Unidos, a Telexfree comercializa um sistema de telefonia pela internet, o VOIP (Voice Over Internet Protocol). A Telexfree no Brasil seria o nome-fantasia da empresa Ympactus Comercial LTDA, com sede em Vitória, no Espírito Santo, tendo iniciado suas atividades em março de 2012. As contas dos divulgadores de todo o país foram bloqueadas recentemente em decisão do Tribunal de Justiça do Acre.
O representante comercial Nestor Case, que é divulgador Telexfree, diz que não vê problema no fato de o MP investigar a empresa. "A Telexfree é 100% legal e cumpre com todas suas obrigações com seus divulgadores e clientes, e paga todos os seus impostos. Temos um produto, que é o serviço Voip, que não é um produto de fantasia. A postura do MP do nosso estado de não apenas investigar a Telexfree, mas todas as outras, mostra transparência e imparcialidade. E isso é bom para o MMN do Brasil", disse.
BBOM
Sobre a BBOM, o promotor Sérgio Luiz de Sena informou que no site 'Reclame Aqui' consta considerável número de reclamações por motivos diversos contra a empresa, a qual, segundo o endereço www.bbomcomofunciona.com.br caracteriza-se como empresa do ramo marketing multinível, havendo assim necessidade de verificação preventiva da regularidade de suas atividades, a fim de evitar eventuais danos aos consumidores.
O promotor ainda considerou que os serviços a serem prestados pelo consumidor/investidor dizem respeito à comercialização de supostos rastreadores veiculares, fornecendo serviços tanto de rastreamento quanto de monitoramento.
A BBOM também se pronunciou . Criada neste ano, a empresa faz recrutamento de pessoas associando à venda de rastreadores veiculares comercializados pela rede de franquias Unepxmil. Tanto a empresa de marketing multinível quanto a rede de franquias são braços do grupo Embrasystem, que segundo o site da empresa, trabalha com produtos de tecnologia há 17 anos.
Os rastreadores veiculares são adquiridos em regime de comodato por uma mensalidade de R$ 79,90. O contrato tem duração de 36 meses. "A ideia do produto é ter acesso a informações de desempenho do veículo e saber da localização do mesmo para fins de segurança", explica o diretor de marketing Ednaldo Bispo. Para ele, existe uma linha tênue entre o marketing multinível e a pirâmide financeira. "Quando se aproximam muito dessa linha, todos acabam sendo colocados no mesmo saco", afirmou. Bispo explica que a principal preocupação da BBOM é com o cliente final, aquele que adquire o rastreador veicular.

NNEX
Sobre a NNEX, que também está sendo investigada  por Sérgio Luiz de Sena, o promotor relatou na portaria que o site Reclame Aqui também mostra inúmeras reclamações contra a empresa. “A atividade básica a ser desempenhada pelos consumidores/empreendedores consiste na prestação de serviços de divulgação, publicidade e comunicação na internet, além da identificação e indicação de pessoas físicas e jurídicas para serem usuários do NNEX, auferindo comissões pelas suas atividades no NNEX, bem como pelos empreendedores digitais por ele identificados e indicados”, ressalta.
A NNEX enviou nota ao G1. Nela, a empresa se identifica como catálogo eletrônico de produtos e serviços e afirma que trabalha em duas vertentes: seleção de parceiros com produtos e serviços de interesse do público alvo da NNEX, e motivação do grupo de afiliados para consumo e revenda dos itens do catálogo. O afiliado escolhe o produto com o qual irá trabalhar e adquire um pacote de serviços que internamente é controlado por cupons, adotados como moeda interna.
De acordo com a empresa, além de serem trocados por produtos e serviços, os cupons "podem também, em conformidade com determinados critérios, se transformarem em valores financeiros, ao serem enviados ao 'Fundo de Participação Publicitária' da NNEX".
Através de cálculos que levam em conta percentual do faturamento, eficácia da atividade de mídia realizada e necessidade de investimento publicitário, é definido o valor a ser pago pelo cupom, variando de centavos até dezenas de reais.
Multiclick

Por fim, o Diário Oficial do Estado deste sábado também traz a abertura de investigação contra a Multiclick. O inquérito, instaurado pelo promotor  Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima, ressalta que a empresa diz ser uma empresa de marketing multinível, apresentando produtos relacionados à publicidade por meio de compartilhamento de anúncios via internet. Contudo, o promotor também considera que o foco mais importante é o recrutamento de pessoas e que “existe a possibilidade de o serviço ou produto ofertado ter por objetivo falsar os objetivos da empresa ou, ainda, a possibilidade da insustentabilidade do negócio resultar na transmudação da empresa para uma pirâmide financeira”.
Localizada em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, a Multiclick se identifica no site oficial como uma empresa que atua no ramo publicitário. Sobre a investigação, o consultor Myelk Dias, que é investidor da empresa no RN, acredita na obrigação do Ministério Público e polícia em apurar possíveis fraudes. "Tudo é um aprendizado, inclusive para as autoridades, que buscam regular as atividades oriundas do marketing multinível. Estamos lado a lado exercendo essa busca. Se eventualmente algo precisar de ajuste, assim o faremos".
Para Myelk, o mercado do marketing multinível precisa de regularização. "Enquanto esse mercado não estiver devidamente regularizado, é até salutar que se apure tudo, para defesa de todos os cidadãos, movimento que apoiamos, e com certeza, ao final será demonstrado todo nosso rigor e lisura", explicou.
Priples
A Priples também será investigada por Alexandre da Cunha Lima. Na abertura do inquérito, ele cita que a empresa atua no estado atraindo consumidores por meio de investimento financeiro sob a promessa de retorno rápido do capital investido e lucros altos para os padrões normais da atividade desenvolvida pela empresa.
Com sede na cidade de Recife, o Priples foi criado pelo empresário Henrique Maciel Carmo de Lima. O marketing multinível da empresa é associado à venda de espaços publicitários na internet. "Trabalhamos com publicidade, vendendo os espaços para a divulgação de produtos. Temos o diferencial de controlar o horário em que os anúncios são publicados, possibilitando à empresas anunciantes atingirem o público alvo", diz o fotógrafo Ewerton Farias, considerado número 1 da empresa no Rio Grande do Norte.
No site oficial, a empresa lista vantagens para empresários que queiram se utilizar dos serviços da Priples e para desenvolvedores do marketing multinível. "Não estamos preocupados com a investigação. Se fosse assim teriam de investigar todas as mídias sociais e sites que possuem espaços publicitários", ressalta Ewerton Farias.

Médicos estrangeiros começam a chegar em agosto

Médicos estrangeiros começam a chegar em agosto
Médicos estrangeiros recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançado na segunda-feira (1º) começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Documento preliminar ao qual a reportagem teve acesso mostra que os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no país em agosto e, dias depois, serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas.

O projeto prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.

A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Em três anos, o governo prevê que 10 mil médicos formados no exterior cheguem ao país.

Projeto Eleições Limpas tem mais de 53 mil assinaturas

Projeto Eleições Limpas tem mais de 53 mil assinaturas
O projeto de iniciativa popular Eleições Limpas, elaborado pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) – o mesmo que idealizou a Lei da Ficha Limpa – recolheu mais de 53 mil assinaturas até esta sexta-feira (5), informa a Agência Brasil.

O cálculo considera apenas as assinaturas virtuais, sem levar em conta as que foram recolhidas em papel. Para que a proposta seja oficialmente apresentada ao Congresso Nacional e comece a tramitar é preciso do apoio de 1% do eleitorado, ou 1,6 milhão de pessoas. O projeto propõe acabar com o financiamento feito por empresas privadas e coloca um limite de R$ 700 para doações de pessoas físicas aos candidatos.

A decisão de incluir as medidas no projeto decorreram da constatação de que apenas três setores da economia fazem doações de forma significativa: as empreiteiras, os bancos e as mineradoras.  O projeto prevê ainda a eleição para o Legislativo em dois turnos. No primeiro, os eleitores votam nos partidos e é definido o número de cadeiras que cada sigla terá direito.

No segundo turno, ocorre a escolha dos candidatos em cada lista partidária. Para assinar a petição, o cidadão pode acessar o site da campanha (www.eleicoeslimpas.org.br). São válidas assinaturas feitas pelo site e também em papel. O prazo para reunir as assinaturas necessárias termina no dia 4 de agosto. Para a lei ter validade nas próximas eleições, em 2014, o Congresso Nacional precisa aprovar o projeto e publicá-lo até 4 de outubro de 2013.

Jucuruçu participará da Conferência Municipal de Cultura

Conferências Municipais de Cultura, etapa que antecede as conferências setoriais, territoriais e a estadual do setor. A responsabilidade de convocá-las e de realizá-las é do poder público de cada município, mas a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA auxilia as prefeituras e secretarias, sugerindo uma metodologia e disponibilizando um material de apoio composto pela Cartilha “Como realizar a Conferência Municipal de Cultura”.

“É importante que os gestores de cultura de cada município reúnam grupos de no máximo 40 pessoas, e trate da implementação do Sistema Municipal de Cultura e de aspectos como produção simbólica, cidadania e desenvolvimento cultural”, explica Taiane Fernandes, coordenadora das Conferências Municipais. As orientações completas podem ser consultadas na página http://culturabahia.com/conferencia-arquivos/. Os municípios que optarem por realizar a conferência municipal em conjunto com outro município, poderá- fazê-lo, de acordo com o regimento da conferência.

O regimento da Conferência Nacional prevê um prazo maior para a realização dos encontros municipais, porém, as cidades baianas devem seguir o prazo estabelecido pela SecultBA, para que possam participar de todas as etapas que antecedem a Conferência Nacional. “A expectativa é de que os 417 municípios realizem suas conferências. Até o momento, já existem 171 agendadas”, informa Taiane. O tema sugerido para as conferências municipais de 2013 é “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”.

As conferências têm como objetivos o estímulo à implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura e o diagnóstico da situação deste sistema nos municípios que já o implantaram. São metas também elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no município; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura; e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.
A Conferência é um espaço importante de consulta pública e que tem também caráter propositivo, como prevê a Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011), que institui o Sistema Estadual de Cultura da Bahia. É através dela que os municípios aprimoram sua atuação na política pública para a cultura e busca garantir esses direitos aos seus cidadãos. “É importante que o município realize a Conferência de Cultura, pois este é um excelente canal para a sociedade civil interferir e tornar a gestão cultural da sua cidade mais democrática”, completa a coordenadora das Conferências.

Governo lança Programa Mais Médicos para o Brasil na próxima segunda

Governo lança Programa Mais Médicos para o Brasil na próxima segunda
O governo vai lançar na próxima segunda-feira (8) o Programa Mais Médicos para o Brasil, que prevê a ampliação de vagas de residência médica e contratação de milhares de médicos, inclusive profissionais estrangeiros. O anúncio será feito no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma Rousseff (PT) e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo informações da Agência Brasil, os objetivos do programa, segundo o governo, são melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação dos médicos brasileiros. As propostas foram apresentadas pelo governo no fim de junho, em um pacote de anúncios para melhoria dos serviços públicos em resposta às manifestações que ocorreram no país.

A contratação de médicos estrangeiros é o ponto mais polêmico do programa e tem sido alvo de críticas de associações de médicos. Segundo Padilha, os médicos estrangeiros serão contratados para trabalhar em regiões pobres e no interior do país, quando as vagas não forem preenchidas por brasileiros.

Um morto e dezenas de feridos em acidente com ônibus em Itamaraju

Um grave acidente automobilístico ocorrido no início da noite desta sexta-feira (5), na conhecida ladeira do canequinho, avenida Brasil, região central de Itamaraju, deixou o saldo trágico de uma pessoa morta e pelo menos trinta feridos.


O acidente aconteceu por volta das 18h desta sexta-feira (5), quando o ônibus da Viação Itamaraju, que fazia a linha centro ao bairro Liberdade, teria faltado freio, descido a ladeira de cerca de um quilômetro em alta velocidade e batido contra a loja Metrocom - Materiais de Construção.,

No ônibus, segundo apuraram os policiais da Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (43ª CIPM), viajavam cerca de quarenta passageiros e o motorista, apesar do esforço para tentar tomar direção ao bairro Baixa Fria, não conseguia fazer a curva e bateu de frente contra o estabelecimento comercial.

No local do acidente morreu o motorista do ônibus, Railton Oliveira Santos, 55 anos e 34 passageiros ficaram feridos, sendo três em estado grave, esses que foram removidos para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).


A operação de socorro aos feridos contou com uma mobilização de equipes do SAMU de Itamaraju e Prado.

Por volta das 20h30 desta sexta-feira (5) os peritos Marco Antônio Neves e Sandro de Abreu, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) chegaram em Itamaraju para realização da perícia no local do acidente. O perito criminal Marco Antônio tem trinta dias para divulgar o laudo conclusivo sobre a possível responsabilidade para a ocorrência do acidente.

Toda a estrutura mecânica do ônibus será vistoriada para saber se o veículo trafegava superlotado ou com alguma deficiência de manutenção. Essa não é a primeira vez que o transporte coletivo faz vítimas fatais em Itamaraju.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Tragédia: Acidente com ônibus desgovernado deixam mortos e feridos em Itamaraju

   Info/ IN
onibus
Um acidente com um ônibus da viação Itamaraju no centro comercial da cidade deixou um saldo de uma pessoa morta e diversos feridos, na tarde  desta sexta-feira (05).

De acordo com informações da policia, o acidente aconteceu por volta das 17;30hs, na ladeira íngreme do canequinho, quando um ônibus que fazia o itinerário Várzea Alegre/ Liberdade teria perdido o freio na ladeira atingido alguns veículos no percurso e só parando em uma passarela de uma loja localizada na Baixa Fria, centro da cidade Baixa.
onibus1
As informações ainda são desencontradas e pelo menos uma pessoa teria morrido. Diversas outras vítimas foram socorridas e encaminhadas para o HMI para realização de exames.
onibus22
O acidente ainda deixou diversas ruas da cidade sem energia. A qualquer momento mais informações sobre o caso.

Guaratinga: Adolescente aproveita viagem dos pais para fugir de casa


Uma ocorrência registrada no Conselho Tutelar de Guaratinga aponta o desaparecimento da adolescente Eudiane Carvalho dos Santos, 16 anos de idade, que teria fugido de casa, onde mora com os pais, no povoado de Monte Alegre, interior do município de Guaratinga.

As informações ainda dão conta que a garota fugiu com o seu namorado, um rapaz de prenome Eduardo.

O fato aconteceu na noite da última segunda-feira(01/07), quando a menor de idade aproveitou o momento em que seus pais estavam foram de casa, em uma viagem. A adolescente teria levado uma mochila de roupas e documentos pessoais.

Ao se deparar com a situação, o pai da adolescente, Vanderlei Pereira dos Santos acionou o Conselho Tutelar e registrou boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil de Guaratinga. Os conselheiros tutelares e policiais civis da equipe do delegado Sinésio Júnior, já  estão tomando todas as providencias cabíveis para encontrar a adolescente desaparecida.

Caso alguém saiba do paradeiro de Eudiane Carvalho dos Santos, 16 anos de idade, pode entrar em contato com o Conselho Tutelar de Guaratinga pelo telefone: (73) 8111-2982.

Homem investigado por tráfico é morto em frente escola na Urbis II

Julianderson Temisse Euclides dos Santos, 21 anos de idade, foi assassinado por volta das 21 horas desta quinta-feira, 04 de julho. O crime aconteceu em frente à escola João Mendonça na Rua 2, Urbis II, em Teixeira de Freitas.

Segundo testemunhas, a vítima andava pela calçada quando foi abordada por dois homens em uma moto. O carona desceu e atirou várias vezes na direção de Julianderson que foi alvejado e morreu na hora.

Apesar de populares afirmarem ter ouvido diversos disparos, apenas um tiro acertou a cabeça da vítima, segundo informou o perito criminal Marco Antônio, que realizou a perícia local juntamente com o perito Pablo Bomjardim, do Departamento Regional de Polícia Técnica.
De acordo com informações da Polícia Civil, Julianderson estava sendo investigado por tráfico e posse ilegal de arma. Dias atrás uma mulher foi presa  com drogas e um revólver e alegou que o material pertencia  à vítima. O delegado Wendel Ferreira, titular da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes e integrante do Serviço de Investigação em Locais de Crime (Silc), informou que já havia pedido a prisão preventiva de Julianderson.

O homicídio foi registrado na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde foi instaurado um inquérito para investigar a motivação e autoria do assassinato.

Dupla é presa transportando 52 kg de maconha; parte da droga viria para Porto Seguro

Dois homens foram presos em flagrante, na BR-166, em Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, tentando transportar pouco mais de 52 kg de maconha, nessa última quarta-feira (3). A droga estava escondida em duas malas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que realizava fiscalização de rotina, quando abordou um ônibus de viagem no KM 278, que fazia o trajeto São Paulo/Porto Seguro. Ao levantar suspeita dos passageiros, os policiais resolveram averiguar as bagagens. Duas delas chamaram a atenção pelo peso.

Na mala de Giovani de Deus, de 20 anos, foram encontrados 25,575 kg de maconha, embalada em tabletes. Outros 26,690 kg da mesma droga estavam na mala de João Monteiro de Oliveira, 59. Os homens contaram à PRF que receberiam R$ 1 mil cada um para transportar o entorpecente. A mala que estava com Giovani deveria ser entregue em Nanuque-MG., e o destino da droga encontrada com João não foi muito bem esclarecido. Há suspeita que os quase 27 quilos de maconha viriam para Porto Seguro.

Os dois presos, segundo a PRF, tentaram corromper os policiais, oferecendo R$ 8 mil para que fossem liberados juntamente com a droga. A dupla já foi ouvida e permanece presa na Delegacia da Polícia Civil de Teófilo Otoni-MG.

Vem ai 2ª conferência de cultura em Jucuruçu

       
Você não pode faltar:> 2ª  conferência de Cultura-Jucuruçu
Dia: 25 Julho - 9:00 hs Local: AUDITÓRIO MUNICIPAL
Tema: “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema 
Municipal de Cultura”

A institucionalização da cultura, através dos Sistemas de Cultura, 
é o principal tema das Conferências Territoriais, Setoriais, Estadual 
e Nacional de Cultura.

Para as Conferências Municipais de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia sugere que o Sistema Municipal de Cultura também seja priorizado. Desta forma, sugere se que os objetivos da Conferência Municipal de Cultura sejam:
• Estimular a adesão aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura 
• Diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura 
• Elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura do Município
• Estimular a implantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura
• Estimular a elaboração de políticas culturais a partir das 
dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura
• Estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais 
para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil
• Eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura
• Eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência 
Estadual de Cultura.

TV por assinatura perdeu mais de 35 mil clientes em maio, diz Anatel

TV por assinatura perdeu mais de 35 mil clientes em maio, diz Anatel
O número de usuários de TV por assinatura no Brasil caiu 0,21% em maio deste ano, com uma redução líquida de 35.260 clientes em relação a abril, e fechou o mês com 16.934.416 assinantes. No fim de abril, eram 16.969.676 assinaturas.

Os dados, que contrariam a tendência de expansão no setor nos últimos anos, foram divulgados na tarde desta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sem outros detalhes, o órgão regulador informou que a queda foi influenciada principalmente pelo saldo negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo Sky.

Na semana passada, a DirecTV - que controla o grupo - comunicou que uma investigação interna apontou que a Sky Brasil teria inflado a base de assinantes em cerca de 200 mil clientes, devido a práticas irregulares por alguns funcionários. Com isso, a modalidade de TV via satélite perdeu 0,38% dos clientes, mas continuou líder no mercado, com 61,9% de participação.

A TV a cabo registrou o acréscimo de 18,7 mil assinaturas e chegou a 37,8% do conjunto de usuários do serviço.

Regido por homem que diplomou Feliciano, grupo ovaciona Dilma e ACM Neto

Regido por homem que diplomou Feliciano, grupo ovaciona Dilma e ACM Neto
Vaiada na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff não foi à final do torneio, disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, provavelmente por prever o que a aguardava.

Em Salvador nesta quinta-feira (4), a petista recebeu aplausos ensaiados de um grupo que compareceu ao Centro de Convenções, para participar da cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido. Vindas da região do bairro da Mata Escura, cerca de 1,3 mil pessoas do Projeto Rural Paz e Vida ovacionaram Dilma em vários momentos de seu discurso, regidas por Elizeu Fagundes, presidente de uma entidade intitulada Federação Brasileira de Defesa dos Direitos Humanos.

A federação é conhecida por dar um diploma de “defensor dos direitos humanos” ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da comissão relativa ao tema na Câmara. Eliseu é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de estelionato e de manter uma instituição irregular que se passava por órgão federal.

Segundo o coordenador do projeto, Kléberson Silva, o grupo se deslocou até o Centro de Convenções em 160 ônibus para pedir moradias à presidente em áreas próximas à cidade. Além de saudarem efusivamente a mandatária, os integrantes do projeto aplaudiram e entoaram um coro de “ACM, ACM”, assim que a petista cumprimentou o prefeito de Salvador em sua fala.

Leitor do Radar flagra lamaçal e atoleiro em pleno centro de Itamaraju

Um leitor do Radar 830 fotografou um veículo atolado na Rua Chile, região central de Itamaraju, nessa quinta-feira, e encaminhou a nossa redação.

A indignação do internauta é devido ao barro que fora jogado na via pública pela Prefeitura Municipal de Itamaraju, a fim de diminuir os buracos existentes. “Foi jogada terra na Rua Chile para maquiar as valetas lá existentes e com a chuva virou esta pocilga como vocês podem ver ou podem se certificar visitando o local, se vierem tragam cordas e correntes para a sua própria segurança”, desabafou.

Ribeiro disse que fez a fotografia quando tentava passar pela via a bordo de seu veículo, ele afirma que se sentiu na estrada que liga os municípios de Itamaraju e Jucuruçu.

“Carro atolado, outros carros, inclusive o meu, perdendo totalmente o controle da direção devido a lama existente. Uma senhora, moradora das cercanias, me disse que no dia anterior ao andar pela "pocilga" desequilibrou e caiu.

No momento onde o asfalto é iniciado na estrada de Jucuruçu, consegue-se a façanha de transformar uma rua central em uma estrada “eslamaçada”, onde talvez, dar-se para trafegar em burros, coisa que parece que somos”, esbravejou sua revolta. 

Por Radar830/ Imagem: Carlos Ribeiro

Escolas de Teixeira de Freitas estão infestadas de cupins, baratas e ratos

Fazendo uma pesquisa rápida no site oficial do município de Teixeira de Freitas, foi possível constatar a existência de um contrato por dispensa de licitação nº. 282/2013, datado de 14/04/2013, no valor de R$ 3,4 mil, para detetizaçao no controle de ratos, baratas, cupins e insetos rasteiros em geral, para atender as necessidades de diversas escolas da rede municipal de ensino.

A empresa vencedora foi Deocleciano Moreira Tavares, CNPJ 05.395.449/0001-10, com sede à rua Grinaldo Medeiros, nº 70, bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas e os valores são provenientes do Fundo Municipal de Educação (FME)..

Ainda não foi informado se o serviço foi finalizado e se as detetizações surtiram efeito no combate integral das baratas, cupins, ratos e demais insetos rasteiros.

Grande vilã das mulheres e do ambiente doméstico, além de ser consideradas nojentas e assustadoras, as baratas ainda transmitem algumas doenças. Muitos defendem a teoria de que elas próprias não são transmissoras como os mosquitos da dengue e da febre amarela, porém em suas patas existem milhões de microrganismos que podem contaminar alimentos e objetos pessoais e transmitir doenças sérias. A hepatite A é uma das doenças que as baratas podem transmitir para os seres humanos, além da febre tifóide, gastroenterites e surtos diarréicos (blogbrasil).

Em relação aos ratos, são animais que podem vir a trazer alguns males para a saúde dos seres humanos. Existem hoje, muitas doenças transmitidas por ratos. Uma das mais sérias é a Leptospirose – doença causada por bactérias que se alojam nos rins dos ratos e são transmitidas através da urina.

Outras doenças transmitidas pelos ratos

Peste bubônica ou peste negra: uma das doenças mais antigas que se têm registros. Transmitida pela pulga do rato de telhado. Até hoje, mata pessoas ao redor do mundo.  Assim como a leptospirose, a peste bubônica também é tratada com antibióticos.

Tifo murino ou febre murina: também transmitida pela pulga do rato de telhado. Seu tratamento também é por antibióticos.

Febre da mordida do rato: como o nome diz, é transmitida pela mordida do roedor, quando ele está infectado. Também é passada através da ingestão de alimentos infectados pela saliva do roedor. Causa febre, vômitos e dores musculares. Pode evoluir para pneumonia e até infartos. O tratamento é feito com antibióticos, como a penicilina.

Hantavirose: Passada pela saliva e pela urina dos ratos. Causa uma virose que pode ser mortal se não tratada. Não há tratamento específico para a doença. Tratam-se apenas as infecções pulmonares que ela causa.

Sarnas, alergias: o pelo dos ratos e o contato com os roedores podem causar sarnas e alergias.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ministério Público do Acre pede o fim da Telexfree. Sócios tentaram desviar R$ 88 milhões

Se liminar cair, não haverá um centavo para devolver a divulgadores’, diz a promotoria do Acre. Assim que os pagamentos aos divulgadores da Telexfree foram bloqueados pela Justiça do Acre, os responsáveis pela empresa tentaram desviar R$ 88 milhões, diz a promotora Alessandra Marques. Caso isso tivesse acontecido, esse dinheiro provavelmente não estaria disponível para ressarcir quem entrou no negócio até hoje – entre 450 mil e 600 mil pessoas, estima-se.


Promotores Danilo Lovizaro e Alessandra Marques, do Ministério Público do Acre: Provras da tentativa de desvio de dinheiro. 

A devolução é um dos objetivos da ação civil pública apresentada pelo MP-AC na última sexta-feira (28) ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). O bloqueio temporário, obtido por liminar, também havia sido pedido pelo órgão como forma de evitar os vazamentos. “Quando a juíza determinou o bloqueio dos recursos, 24 horas depois eles [ responsáveis pela empresa ] conseguiram entrar numa conta e desviar R$ 40 milhões para uma outra conta que não era da Telexfree.

Outros R$ 48 milhões foram para outra conta”, diz Alessandra, uma das responsáveis pelo inquérito em que a empresa é acusada de ser uma das maiores pirâmides financeiras do País. As verbas foram recuperadas.

A ação civil pública foi proposta na sexta-feira pelos promotores Nicole Arnoldi, Marco Aurélio Ribeiro e Danilo Lovisaro. A Telexfree sempre negou qualquer irregularidade . Procurada por meio de seu advogado Horst Fuchs, a Telexfree não comentou a ação civil pública até o momento. Questionado em 25 de junho sobre eventual descumprimento do bloqueio de bens, Fuchs refutou a informação.
Novo julgamento

Na próxima segunda-feira (8), a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) analisa o segundo recurso da empresa contra a decisão. O primeiro foi negado no dia 24 de junho pelo desembargador Samoel Evangelista.

“Se cair a nossa liminar, aí só [ haverá novo bloqueio ] depois do julgamento do mérito da ação, quando não vai ter mais nenhum centavo. Em 24 horas, eles desviaram quase R$ 100 milhões” afirma Alessandra. “ A segurança para os consumidores investidores é que o dinheiro permaneça tutelado pelo Judiciário.”

O Tribunal tem sido pressionado a derrubar a liminar: a juíza Thaís Khalil, que a concedeu, foi ameaçada de morte , e divulgadores – que ficaram sem os pagamentos – têm feito protestos em várias capitais . O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que não tem o poder de alterar decisões sem que haja provas de irregularidade na conduta do magistrado, recebeu mais de 18 mil mensagens em favor da Telexfree .

Na última terça-feira (2), a sessão da Assembleia Legislativa do Acre foi interrompida para a recebimento de um grupo de divulgadores da Telexfree. O deputado Helder Paiva (PR) propôs que uma comissão de parlamentares seja recebida pelo Tribunal de Justiça com “urgência”.

“Talvez alguém não esteja compreendendo quando eu disse peça [ para a comissão ser recebida ] porque nós não podemos mandar [ na Justiça, mas ] os que são juristas compreendem”, disse o deputado Paiva, em vídeo disponibilizado pela TV da Assembleia. “E eu tenho certeza que esse pleito será atendido e que, daqui a alguns dias eu e tantos outros estaremos fazendo parte desse projeto [Telexfree ].”

Extinção da empresa

Na ação civil pública, a promotora Alessandra também pede uma multa de R$ 7 milhões à Ympactus Comercial LTDA, razão social da Telexfree, por “prejuízo causado ao sentimento de confiança” da população nas empresas. O dinheiro deverá ser revertido para o Fundo Estadual de Diretos Difusos.

Além disso, Alessandra pretende propor a extinção da empresa, medida, segundo ela, que busca permitir a utilização dos bens dos sócios para ressarcir os divulgadores, caso as verbas em nome da própria Telexfre não sejam suficientes. A promotora acredita que não serão. “O interessante é buscar o patrimônio deles porque sabemos da dificuldade de ressarcir todos que investiram”, afirma.

Caso o pedido de devolução seja aceito, diz a promotora, os consumidores que tiverem como provar o investimento de dinheiro no esquema poderão exigir o ressarcimento em suas próprias cidades. Para isso, deverão ingressar na Justiça com ações de execução baseadas na decisão dada no processo do Acre.

Cerca de 49 mil crianças não foram vacinadas contra polio

Faltando um dia para o término da campanha de vacinação contra poliomielite, cerca de 49 mil crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos ainda não foram imunizadas.

A ação começou em 8 de junho e foram aplicadas cerca de 108 mil doses, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vacinação pode ser realizada até esta sexta, 5, nos postos de saúde municipais.

O atendimento é das 8 às 17 horas. A imunização é a única forma de prevenção da poliomielite.

O Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre do vírus. Mas a SMS ressalta que é importante realizar as campanhas de vacinação para manter o país livre da doença, já que o vírus ainda circula em outros países. 

Adolescente tenta atirar em ex-cunhado e mata a irmã de cinco anos

Maria Eloise Silva da Hora estava dentro do carro quando foi atingida no peito pelo tiro. O adolescente tentou matar o ex-cunhado após uma desentendimento. Um adolescente de 16 anos é acusado de matar a irmã de apenas cinco anos na cidade de Feira de Santana, que fica a 107 quilômetros de Salvador. Segundo informações da polícia, o garoto atingiu a irmã quando tentou matar o ex-cunhado.

O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (3) por volta das 21h na rua Belo Horizonte, no bairro Jardim Acácia. Segundo a polícia, o adolescente culpava o ex-cunhado pelo suicídio da irmã mais velha na época que os dois namoravam e decidiu se vingar.

O rapaz apontado como alvo do atentado, estava dentro de um carro com a menina. O adolescente disparou dois tiros contra o carro do ex-cunhado que estava estacionado perto de casa. Um dos disparos atravessou a porta e atingiu a menina.

Maria Eloise Silva da Hora foi baleada no tórax. Ela foi socorrida por um tio para o Hospital da Criança, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

O irmão de Maria Eloise fugiu após efetuar os disparos e ainda não foi apreendido. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana e deve ser também encaminhado para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Lula sugere a Dilma corte de ministérios

A proposta de reduzir o número de ministérios, feita pela oposição e encampada pelo PMDB, já havia sido sugerida à presidente Dilma pelo ex-presidente Lula como uma medida para sinalizar austeridade num momento de turbulências na economia.

Segundo a Folha apurou, Lula, em conversas com interlocutores, também disse que defendeu mudança nas principais áreas do governo, como articulação política e equipe econômica.

Dilma rebate oposição e vê desgaste da classe política
Jaques Wagner compara queda de popularidade de Dilma a de Lula durante mensalão

Dilma chegou a indicar, segundo petistas próximos a Lula, que iria analisar a possibilidade de mudar a equipe ministerial durante o recesso do Congresso, em julho.

Só que o surgimento da onda de manifestações nas ruas fez a presidente mudar o foco de sua agenda e, segundo assessores, adiar as trocas.

Recentemente, Lula queixou-se a interlocutores que a presidente é "teimosa" e não queria "fazer ajustes" no governo, considerados por ele necessários para reverter o clima de pessimismo na área econômica e política.

Oficialmente, a assessoria de Lula diz que o ex-presidente não tratou desse tipo de assunto com Dilma, afirmando que "é atribuição da presidente definir ministério". Informou ainda que o petista faz palestras no exterior.

Petistas ligados ao ex-presidente disseram à Folha, porém, que a sugestão era, inclusive, o governo fazer uma redução de 39 para cerca de 30 ministérios e assumir um discurso de maior rigor fiscal.

Quanto ao discurso na área fiscal, Dilma decidiu no mês passado, depois de se reunir com Lula num hotel em São Paulo, determinar que o ministro Guido Mantega (Fazenda) assumisse compromisso com a meta de superavit primário de 2,3% do PIB.

A proposta de reduzir o número de ministérios já havia sido feita à presidente pelo empresário Jorge Gerdau, membro da Câmara de Gestão da Presidência da República.

Dilma tem hoje 39 ministros. São 24 ministérios, dez secretarias e cinco órgãos com status de ministério. Ela criou duas novas pastas, a Secretaria de Aviação Civil, cujo titular tem status de ministro, e o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Seu antecessor deixou para ela 37 ministros.

Lula herdou do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 24 ministérios. Ele converteu em secretarias com status de ministério várias áreas ligadas até então a outras pastas, como Portos, Direitos Humanos e Pesca. FHC chegou a ter nove secretarias, sem status de ministério.

Lula fez também, recentemente, críticas à estratégia política do Planalto, depois negadas oficialmente por ele. Na semana passada, reservadamente, ele classificou de "barbeiragem" a articulação do governo para a instalação de constituinte exclusiva para a reforma política.

Câmara extingue multa de 10% para patrão que demitir sem justa causa

Pressionada por representantes do empresariado nacional, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto que acaba com uma cobrança adicional de 10% do FGTS paga pelos empregadores em demissões sem justa causa.

A votação impõe uma derrota ao governo, que é contra a extinção da tarifa extra, fonte de uma receita extra de R$ 3 bilhões por ano ao caixa do FGTS. A proposta segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Segundo líderes governistas, não há compromisso com o projeto, que pode ser vetado.

Alguns aliados, no entanto, avaliam que existe dificuldades para o veto tendo em vista que o governo está fragilizado e sofre pressão do empresariado. O projeto extingue a multa a partir de junho de 2013 e, de acordo com parlamentares, poderia causar efeitos retroativos. Durante a votação, PT, PC do B e PSOL votaram pela derrubada do projeto, que é uma demanda dos empresários.

O projeto foi aprovado com 315 votos favoráveis, 95 contrários e uma abstenção.

ROMBO: A contribuição foi criada em 2001 para ajudar a pagar o rombo de R$ 42 bilhões devido a milhões de trabalhadores lesados nos planos Verão e Collor 1. Com a medida, a multa do FGTS paga pelas empresas nas demissões sem justa causa passou de 40% para 50%.

O trabalhador continuou recebendo os 40% e o restante foi para cobrir o rombo. Segundo os empresários, a dívida foi quitada em julho de 2012 e as parcelas pagas indevidamente já somam mais de R$ 2,7 bilhões. A verba, dizem os empresariados, estaria abastecendo a conta do Tesouro para o superavit primário.

Desde 2002, só o adicional de 10% da multa rendeu R$ 18 bilhões ao caixa do fundo, segundo documento encaminhado pela Gerência Nacional do Passivo do FGTS da Caixa, obtido pela Folha. 

Prefeita Mayra Brito enfrenta protesto popular em Prado

Após seis meses à frente da Prefeitura do Prado, a prefeita Mayra Brito (PP) ainda não caiu nas graças da população, especialmente pela postura adotada para tentar anular um concurso púbico feito pelo ex-prefeito Jonga Amaral (PCdoB), falta de habilidade política para lidar com os pradenses, além dos sérios problemas na área da saúde pública, desde fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), falta de medicamentos nos postos de saúde e mortes consideradas estranhas ocorridas no Hospital Municipal Jonival Lucas, que apesar de não ser gerido pelo município, funciona graças a uma parceria com o Executivo.

E na tarde desta segunda-feira (02/07), a exemplo do que vem acontecendo em todo o país, manifestantes saíram às ruas do Prado em um ato de protesto. Pouco tempo depois os manifestantes, inclusive com faixas e cartazes apresentando dizeres contra a chefe do executivo local, bloquearam a rodovia BA-489, a mesma que liga a sede do município a Itamaraju. Segundo informações do ex-vereador Edmundo Santos (PT) a rodovia estadual ficou interditada por cerca de quatro horas e só foi liberada após uma longa negociação da Polícia Militar. Os manifestantes queimaram galhos de árvores e pneus velhos para interditar as duas faixas da pista.
O manifesto só terminou por volta das 19h desta terça-feira (02), dia em que se comemorou a Independência da Bahia e de acordo com as palavras de ordem proferidas pela liderança do protesto, os pradenses precisavam ir às ruas para demonstrar indignação contra as medidas adotadas pela prefeita Mayra Brito. Mais segurança e esclarecimento de homicídios ocorridos no município também estavam entre as reivindicações.
Duas mortes

Até os dias atuais ainda gera desconfiança da população duas mortes ocorridas durante procedimentos médicos no Hospital Municipal Jonivel Lucas, em Prado. Primeiro, em 8 de abril último, Elieuza Bier da Cruz, moradora de uma comunidade conhecida por Morro da Fumaça, nas proximidades do distrito de Cumuruxatiba, morreu após dar entrada na unidade hospitalar. A paciente teria passado mal em casa, recebeu atendimento de uma enfermeira de Cumuruxatiba por volta das 20h e ainda chegou a ser socorrida por uma ambulância do SAMU. Pouco tempo depois, já nas dependências do Hospital Municipal, ela não resistiu e veio a óbito. A causa da morte ainda é desconhecida.

Poucos dias após essa morte a assessoria da prefeita Mayra Brito (PP) rechaçou a informação de atendimento inadequado ou falta dele e ainda ameaçou que o setor jurídica do município estaria “formulando uma representação junto à Justiça local no sentido de responsabilizar alguns sites da cidade”, esses que denunciaram a desconfiança nos procedimentos médicos na época..

No dia primeiro de maio deste ano de 2013, menos de um mês após a morte de Elieuza, a jovem Luciene Tavares de Lima, 29, moradora do bairro São Brás, na sede, deu entrada no Hospital Jonival Lucas em estado de parto. Durante todo o dia daquela quarta-feira (01/05), Luciene permanecia internada e sentido contratações.

Segundo informações do médico Frank Campos, divulgadas em forma de nota pela assessoria de comunicação do município, durante o dia foram feitos pelo menos cinco exames de toques, quando o quadro da mãe sempre apresentou como normal para serviço posterior de parto.

Ainda segundo a nota, já por volta das 19h, quando Luciene teria passado pelo 5º exame de toque, a mesma apresentava dilatação necessária para realização de um parto normal. “Às 19h30 a grávida foi levada para a mesa de parto. O quadro dela era normal, não apresentava nenhuma complicação como pré-eclampse e diabetes. O ultrassom mostrava a criança na posição correta para o nascimento. Na hora do nascimento, Luciene chegou a ter dificuldades para colocar a criança para fora, fizemos manobras e aplicamos medicações para facilitar a saída do bebê. Cerca de duas horas depois, às 21h45, a criança nasceu, porém sem nenhum sinal vital. Levamos a criança para mesa, fizemos por 40 minutos trabalho de reanimação, mas o bebê não apresentou nenhuma reação”, informou na nota o médico Frank Campos.
A avó do bebê morto lamentou o fato ainda dentro das dependências do Hospital Municipal de Prado

Mesmo diante dessas informações alguns procedimentos geraram estranheza em familiares e outros moradores do Prado. Primeiro o tempo de internação para que fosse realizado o procedimento de parto e depois, se foi feito o exame de ultrassom e as condições do bebê estavam normais, porque o óbito não foi constatado com antecedência. Por último, também não convence a informação que uma criança que já estava em óbito no nascimento, permanecer por 40 minutos recebendo todo o atendimento possível para reanimação.

Até o fechamento dessa reportagem a secretaria municipal de Saúde do Prado, não informou se alguma sindicância foi aberta para investigar o caso, que a partir de agora pode parar no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Na época do caso foi divulgada uma informação considerada esdrúxula, dando conta que a mãe de Luciene e avó do bebê morto, Maria Domingas, 55 anos, apesar de levar para caso a criança em um caixão, ainda “agradeceu ao médico pelos esforços”.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Governador sanciona leis beneficiando professores universitários e médicos

wagner 21012
O governador Jaques Wagner sanciona, nesta quarta-feira (3), às 11h, na Governadoria, em Salvador (BA), dois projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa, beneficiando professores.

das quatro universidades estaduais e médicos do serviço público estadual. Entre outras conquistas, os professores universitários terão um ganho real médio de 46% e os médicos, de 32%, ao longo do atual governo.

Acordado com as Associações dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, o projeto de lei 20.353/2013 estabelece que a gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos professores do ensino superior será incorporada completamente ao vencimento básico até dezembro de 2013.

O projeto de lei 20.366/2013 reestrutura as carreiras de Médico e Regulador da Assistência em Saúde, dos Serviços Públicos de Saúde, e institui o Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos (PCCV). Assim, além de ganhos reais, a categoria terá progressão de carreira, qualificação profissional e recuperação dos valores das aposentadorias com reajuste de até 200%. Secom

William Bonner quer seguir passos da esposa e ter programa só seu

William Bonner quer seguir passos da esposa e ter programa só seu
Era para ser segredo, mas a história vazou. William Bonner quer seguir os passos da mulher, Fátima Bernardes, e ter seu programa próprio na Globo. Flashland apurou que, para pessoas próximas, o comandante do "Jornal Nacional" revelou o desejo de deixar a bancada e se dedicar a um projeto só dele. Confirmando a história, Bonner, recentemente, assustou-se com o vazamento da informação. 

Sensor que ‘sente humor’ do usuário é desenvolvido pela Microsoft

Sensor que ‘sente humor’ do usuário é desenvolvido pela Microsoft
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Microsoft, inicialmente testada para funcionar em celulares, pretende identificar como se sente o usuário no momento. Chamado de MoodScope, o “sensor de humor” mediria o estado mental através da luz e aceleração dos movimentos e classificaria os status como feliz, triste, calmo, tenso, animado, cansado ou estressado, para em seguida compartilhar automaticamente esses sentimentos nas redes sociais. “Sensores de humor podem permitir que os usuários se comuniquem digitalmente de forma mais apurada como ocorre na vida real.

Para compartilhar o humor, um sensor automático não apenas melhoraria a usabilidade, como também diminuiria as barreiras sociais em dividir uma informação como esta: nós geralmente não dizemos diretamente a alguém como estamos nos sentindo, apesar de não escondermos muito nosso humor em determinado momento”, disse a Microsoft em nota.

Um teste feito pela desenvolvedora do MoodScope com 32 pessoas mostrou nível de acerto de 95%, embora a empresa tenha garantido precisão de 66%. Outros serviços também poderão contar com a tecnologia, conclui a Microsoft. “Sistemas de recomendação de vídeos e músicas como o Netflix e Spotify poderiam se beneficiar desta tecnologia em seus algoritmos.

Ao saber o humor do usuário, estes serviços poderiam recomendar conteúdos diferentes para determinadas situações”.

3 de julho: dia de São Tomé

 São Tomé pregou a Boa Nova do Evangelho em várias partes do Oriente. As Escrituras contam que ele duvidou da Ressurreição do Senhor, e por isso, teve que tocar com seu dedo as chagas do Corpo de Jesus Cristo para poder crer. São Tomé, que tem seu dia comemorado em 3 de julho, foi um dos após tolos de Jesus Cristo. Mais conhecido como ‘Tomé o Incrédulo’.

É citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epistolas envolvendo Tomé .Chamado por João Didymus, Grego para gêmeos, ele aparece em três momentos especiais. Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo ,dizendo no caminha para Bethany “Vamos morrer com ele”(João 11:16).

Depois quando ele diz a Jesus: “Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?” E prontamente Jesus responde ” Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim”.

Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que ele haviam visto Jesus ressuscitado: “Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado ,eu não acreditarei (Lu 20:25)”. Mas ele grita “Meu Senhor e meu Deus ” quando fica face a face com o Senhor. Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente sugerida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor duvida, que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase “Vamos morrer com ele” foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus.

São Gregorio, o magno, em uma de suas homilias diz claramente: “O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.”

Pouco é conhecido sobre sua vida posterior a morte de Jesus embora Euzébius da Cesárea confirmou na sua “Historia Eclesiástica” que Tomé pregou entre os Parthias no Leste. Esta assertiva confirma as varias lendas e tradições de São Tomé teria sido um missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras, uma descrição a qual é prescrita nos “Atos de Tomé”, escrito em Syriaco durante o terceiro século e influenciado os Agnósticos. Outros escritos atribuem a São Tomé o Evangelho de São Tomé , o Atleta , que outros consideram apócrifo. Suas relíquias estão supostamente guardadas em um santuário em Ortona, na Itália. Seus símbolos são a lança , o machado e o esquadro de carpinteiro.

São Tomé é padroeiro dos geólogos, geógrafos, geometristas, dos arquitetos, dos construtores e das pessoas em dúvida.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.