Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dilma confirma Afif como ministro da Micro e Pequena Empresa


Dilma confirma Afif como ministro da Micro e Pequena Empresa
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta segunda-feira (6) que o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), será o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, pasta criada há quase 40 dias. Segundo o G1, a posse está agendada para a próxima quinta (9), às 10h. Afif continuará vice-governador de São Paulo, porém renunciará à presidência do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, informou a sua assessoria. Mais cedo, Dilma já havia elogiado Afif em discurso durante cerimônia de posse das diretorias da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial paulista. 

Vaticano divulga agenda do papa no Brasil

Vaticano divulga agenda do papa no Brasil

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (7) a agenda oficial do papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 28 de julho. O pontífice será recebido no aeroporto pela presidente Dilma Rousseff, pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta; o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno; além do governador Sérgio Cabral e o prefeito da capital, Eduardo Paes. 

Francisco terá um encontro com jovens presidiários no Palácio de São Joaquim, na Glória, e irá de helicóptero até Aparecida, em São Paulo, para visitar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrar a Santa Missa. No Rio,  visita ainda o Hospital São Francisco de Assis, dedicado à recuperação de dependentes de drogas, com cerca 500 leitos para indígenas.

Também está prevista uma visita à Comunidade da Varginha, em Manguinhos, que faz parte de uma favela pacificada, onde conhecerá a casa de uma família. O Santo Padre conhecerá ainda a praia de Copacabana, a Quinta da Boa Vista, o Teatro Municipal e sobrevoará o Cristo Redentor. Estão previstas reuniões com políticos, membros e patrocinadores-benfeitores da Jornada da Juventude, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários e representantes das maiores comunidades religiosas do país.

Quase 1,7 milhão de casas deixaram voluntariamente o Bolsa Família

Quase 1,7 milhão de casas deixaram voluntariamente o Bolsa Família

Em dez anos, 1,69 milhão de famílias deixaram espontaneamente o programa o Bolsa Família porque declararam renda familiar acima do limite permitido para receber o benefício. Apesar da divulgação dos dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome não soube precisar quantas pessoas de fato saíram porque conseguiram emprego e passaram a ganhar mais ou se houve diminuição do número de integrantes da família, o que faz a renda per capita superar o limite de R$ 140.

O número representa 12% das 50 milhões de pessoas representantes das 13,8 milhões de famílias contempladas. Além dos que prestaram voluntariamente as informações, durante a atualização cadastral pelas prefeituras, a fiscalização excluiu 483 mil beneficiários flagrados com renda maior do que a permitida.

O balanço cobre um período de quase dez anos, entre outubro de 2003 até fevereiro de 2013. Desde o início do programa, 522 mil beneficiários permanecem na folha de pagamento, o equivalente a 45% do total contemplado no mês de estreia. 

Barbosa encaminha recursos do mensalão à Procuradoria-Geral da República


Barbosa encaminha recursos do mensalão à Procuradoria-Geral da República
Ao cumprir a expectativa de uma tramitação célere, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, encaminhou nesta segunda-feira (6) para a Procuradoria-Geral da República (PGR) recursos de condenados no processo do mensalão. O procurador-geral, Roberto Gurgel, terá 10 dias para analisar as alegações dos condenados e emitir sua opinião.

 O envio dos recursos ao Ministério Público faz parte do trâmite natural, mas Joaquim Barbosa, que é também relator do processo, imprime maior velocidade que o habitual, uma vez que a maioria dos embargos foi protocolada na última quinta (2).

 Todos os 25 condenados no processo recorreram da decisão. Alguns deles pediram que se dessem “efeitos infringentes” aos recursos, o que permitiria a seus clientes ter novamente analisado o mérito das acusações, em uma espécie de novo julgamento. Informações do Estadão.

Insatisfeitos com Neto, vereadores do PTN pressionam Bacelar a deixar secretaria

Insatisfeitos com Neto, vereadores do PTN pressionam Bacelar a deixar secretaria
Um pleito inusitado dos três vereadores do PTN que conseguiram renovar o mandato nas últimas eleições – Alan Castro, Carlos Muniz e Geraldo Júnior – acirraram os ânimos na reunião da legenda ocorrida na noite desta segunda-feira (6) no Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura de Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, Toinho Carolino e Tiago Correia, dois dos novos integrantes da sigla no Legislativo soteropolitano, confirmaram que o grupo está insatisfeito com a participação atual no governo de ACM Neto e não só pediu que o secretário de Educação João Carlos Bacelar – que enfrenta problemas com o Ministério Público devido à implantação do programa Alfa e Beto – avaliasse se valia à pena permanecer na pasta como ameaçaram ingressar no bloco de oposição. "Na verdade, alguns vereadores têm tensionado sobre a situação do partido no governo. Hoje nós temos uma pasta que não corresponde aos interesses dos vereadores. O argumento é que todo partido que está na base tem mais espaço. O PMDB, que entrou depois de nós, que sempre estivemos no projeto, por exemplo, tem Infraestrutura e Sucop. Os vereadores acham que estão desprestigiados. Eu, por estar no primeiro mandato, não tenho como falar qual era a participação deles no governo anterior. Ficamos de conversar novamente para definir de uma vez por todas. O que eles querem? É mais cargo? Temos que saber para levar a demanda ao Executivo", relatou Carolino ao BN. Correia, que informou que as solicitações serão levadas ao prefeito pelo presidente estadual da agremiação, Maurício Bacelar, acrescentou: "Fomos pegos de surpresa. Eu e Toinho, que temos uma ligação maior com a atual gestão, entendemos as limitações, mas são vários motivos para a insatisfação, os mais diversos". Kiki Bispo apenas confirmou a discussão, mas preferiu não entrar em detalhe.
Consultado pela reportagem, Geraldo Júnior negou que tivesse questionado a permanência de Bacelar na Smed ou mesmo ameaçado deixar a bancada governista. No entanto, ele listou o que tem requerido. "O entendimento foi no sentido de o secretário entregar uma avaliação de até que ponto a secretaria é importante politicamente para o partido, que tem a maior bancada do prefeito ACM Neto na Câmara, e ele está às vésperas de uma candidatura a deputado federal. Na verdade, os vereadores estão sendo prejudicados, pois acabaram de sair de uma campanha em que estabeleceram relações com as comunidades e os contratos de construção e reformas de campos e quadras não saem. Eu mesmo fiz um compromisso, ainda na gestão de João Henrique, para revitalizar o campo de Stella Maris, e ainda não tive resposta nem condições de atender aos moradores", admitiu. Muniz, Castro e Bacelar não atenderam aos diversos telefonemas feitos pelo Bahia Notícias. Um novo encontro entre os edis e o secretário ficou de ser marcado até esta quarta (8). Caso Bacelar reconheça que o melhor é deixar a pasta de Educação da prefeitura, ele retomará o mandato de deputado estadual, o que implicará na saída do jornalista Uziel Bueno, suplente da legenda, da Assembleia Legislativa. Em relação à Câmara, uma possível perda do sexteto implicará em sérias dificuldades de governabilidade para ACM Neto, que teria contra si uma oposição mais robusta.

Parte da história do município de Jucuruçu, BA



Jucuruçu é vocábulo indígena que significa "cobra grande".  Nome supostamente dado pelos índios devido às curvas do rio que margeia a cidade, dando a impressão de que o mesmo é uma grande cobra. Diz à lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelos os índios, ela se transformou no rio.

"História".

A região onde hoje é o município de Jucuruçu, anteriormente pertencia ao município de Itamaraju. Os primeiros habitantes que desbravaram as matas à beira do mitológico Rio Jucuruçu foram os senhores Ramiro Rocha (casado com “Dona Florzina”) e o senhor José Rodrigues, mais conhecido como “Zé de Du” (casado com Dona Vitorina Maria de Jesus). Provenientes do sertão baiano data-se que a chegada dos primeiros moradores na região foi no ano de 1912 e que nesta época a tribo indígena anteriormente existente já havia se deslocado da região para aldeias litorâneas ou para aldeias na região de Minas Gerais.

Juntas, família Rodrigues e família Rocha, constituíram durante décadas o domínio do pequeno vilarejo que se formava com o entrelaço das famílias fundadoras, sendo cultural e trivial o casamento entre primos, o que seria benéfico pois os bens materiais ficariam na mesma família. Porém, surgem como principais fundadores do vilarejo os filhos do vulgo “Zé de Du”, os senhores Manoel Rodrigues (casado com dona Júlia Rocha, neta de Ramiro Rocha) e Dely Rodrigues (casado dona Ana Maria Jardim Dias). Proprietários de influente latifundio e extremamente respeitados na região visaram a instalação de uma pequena área de comércio na fazenda da família. Assim, Manoel e Dely doaram as terras da Fazenda Venezuela, às margens do Rio Jucuruçu para a construção de casas populares. Os moradores mais antigos alegam que o senhor Manoel de Du, como era conhecido, chegou a pagar 200 mil réis para quem aceitasse construir uma residência na área doada. A doação dessas terras para o início da cidade data no ano de 1936.

A família Rodrigues “Os Dú” como são conhecidos, ramificou-se por toda a região, hoje é a quarta maior do extremo sul baiano e a mais tradicional da cidade. Além dos senhores - coronéis Manoel e Dely de Dú, o desbravador Zé de Dú teve mais filhos, sendo os da primeira esposa: João Rodrigues, Euclides Rodrigues, os gêmeos Antônio e Antonino Rodrigues, Ana Maria Rodrigues, Cecília Rodrigues, Otaviana Rodrigues (que após casar-se assumiu o sobrenome do marido, tradição na época, se tornando Otaviana Nogueira); e do segundo casamento: Ubirajara Rodrigues, Veraldino Rodrigues, Anatólio Rodrigues, Amélia Rodrigues, Vivaldina Rodrigues, Mariquinha Rodrigues e Elisa Rodrigues.

O primeiro representante em parlamento legislativo pela região de Jucuruçu (filho do próprio lugar) foi Valdemar José Nogueira (sobrinho dos fundadores da cidade), mais conhecido como “O Americano”, que representou Jucuruçu na Câmara de Vereadores de Itamaraju por quatro mandatos consecutivos. De Fazenda Venezuela para o distrito de “Chumbo” como Jucuruçu tornou-se conhecido, sabe-se que este nome foi colocado no pequeno comércio quando os senhores Manoel e Dely Rodrigues encontraram às margens do pequeno córrego que deságua no Rio Jucuruçu um saco cheio de chumbo. O córrego ficou conhecido como Córrego do Chumbo e a zona comerciária como “Chumbo”. Alguns documentos antigos, porém, também reconhecem que o hoje município de Jucuruçu também recebera o nome de Vila Trindade, devido a primeira rua do pequeno comércio

Mais de cinquenta anos depois do início do distrito, no ano de 1989, após várias reivindicações, o Chumbo desmembrou-se de Itamaraju, ganhou emancipação política e recebeu o nome de Jucuruçu. A reivindicação se justificou porque era da região de Jucuruçu que saía a maior quantidade de verbas para Itamaraju, decorrente da pecuária e cultivo de cacau e café, e contraditoriamente era a região menos beneficiada e mais marginalizada pelos moradores e chefes do poder executivo de Itamaraju. Após a emancipação em 24 de fevereiro de 1989, o município passou a ser chamado de Jucuruçu. No mesmo ano as primeiras eleições foram realizadas, e na disputa para a prefeitura estavam os fazendeiros Porfírio Antônio Rodrigues e Antônio Rodrigues da Rocha ou "Antônio de Dely". O último canditado era filho de Dely Rodrigues, um dos fundadores da cidade.

Antônio de Dely também participou ativamente dos movimentos pela emancipação do município. Numa disputa acirrada, Antônio de Dely era o preferido, porém perdeu para o adversário. Até hoje especula-se a possibilidade de armação política, porém é fato que a popularidade do então prefeito de Itamaraju, Orlandino Lopes da Paixão, influenciou diretamente a escolha do eleitorado Jucuruçuense por Porfírio Antonio Rodrigues. Porfírio assumiu o mandato em 1989 e governou até 1992, quando novas eleições foram realizadas. Neste pleito, os candidatos foram Teodolino José Pereira, o "Dola", tendo como vice Gilberto Moitinho, tendo como opositor Ivan Lacerda.

O primeiro, um fazendeiro da região, que havia sido eleito vereador no pleito anterior e o segundo, um comerciante do município com vínculo em outras cidades. Dola venceu as eleições, se tornando o segundo prefeito da cidade. Dola governou de 1993 a 1996, deixando a prefeitura em dívida com o funcionalismo público. Alguns funcionários estavam com os salários em atraso por nove meses. Na nova disputa, Ivan Lacerda, tendo como vice Antônio de Dely, mais uma vez entra na briga pela prefeitura, tendo como concorrente o ex-prefeito Porfírio Antônio Rodrigues, que tinha como vice Helenita Moitinho, esposa do ex-vice-prefeito Gilberto Moitinho.

Porfírio consegue se reeleger em seu segundo mandato, de 1997 a 2000, o prefeito Porfírio Antônio Rodrigues sofreu denúncias de corrupção, levando o município a ficar estagnado em seus quatro anos de mandato. A revolta da população era visível, o povo clamava por uma nova liderança política que trouxesse progresso à cidade. Neste processo de mudança e aversão aos velhos coronéis, surgem dois nomes para a nova disputa. Hermes Perin, ex-vereador e Eliana Cabanas, médica que atendeu a população durante o mandato de Dola, que se tornou seu padrinho político e seu vice-prefeito. Importantes adesões, como o apoio da família Rodrigues foi crucial para sua aceitação. Eliana foi vitoriosa, e um novo ânimo surgia nos moradores.

De 2000 a 2004, Jucuruçu deu um salto. Ganhou mais ênfase na mídia, tornou-se mais conhecida e recebeu várias obras de peso. O município governado pela única prefeita da região foi intitulado como "a menina dos olhos da Bahia". Esses quatro anos representaram o período com mais mulheres inseridas ativamente na política, além da prefeita Eliana, a câmara teve duas presidentas, no primeiro pleito foi a vereadora Helenita Moitinho e no segundo a vereadora Uberlândia Carmos, filha do vice-prefeito Dola. Outra vereadora foi Zenaide Rodrigues, filha do ex-prefeito Porfírio Antônio Rodrigues.

Porém, apenas a sensação de evolução não agradou à população, que viu cargos públicos de linha de frente serem ocupados por pessoas de outros municípios, o acesso a prefeita era restrito, o vice-prefeito fazia oposição, a maioria dos vereadores não apoiavam a administração e a linha de frente que apoiou a prefeita voltou-se contra ela, como o sobrinho de Antônio de Dely, Ailton Rodrigues Dias, que foi coordenador de sua campanha e no momento se tornou um dos principais rivais políticos, coordenando a campanha da oposição. Jucuruçu vivenciava uma era obscura, onde o progresso misturava-se com uma política pesada e agressiva.

Logo, a prefeita tornou-se impopular, não tendo o carisma dos prefeitos anteriores. Nas eleições de 2004, Eliana concorreu a reeleição tendo como vice-prefeito Antônio de Dely, contra Dola, tendo como vice Hermes Perin. Numa disputa cheia de ataques pessoais e intrigas políticas, Dola é eleito prefeito pela segunda vez. De 2004 a 2008 o prefeito Dola procurou não cometer os mesmos erros do passado. Procurou manter a sua linha de frente, melhorando principalmente as estradas, a saúde e a educação do município. O carro chefe deste pleito foi a administração eficaz do casal de secretários de governo Josefina Gomes (Educação) e seu esposo Ailton Rodrigues Dias (Chefe de gabinete/Saúde.

Uberlândia Pereira, filha do prefeito e secretária de Administração, demonstrou desenvoltura ao ser a principal conselheira do pai. Porém, logo, o vice-prefeito de Dola se opôs as suas ideologias. A câmara de vereadores não apoiava sua administração. A ex-prefeita tornou-se o "fantasma" do seu governo, chegando a conseguir a impugnação de seu mandato inúmeras vezes, o que foi revertido posteriormente. Enquanto isso, o vereador Manoel Loyola, ex-policial e componente do legislativo desde a emancipação do município tornou-se o opositor com mais apoio de lideranças, como os ex-prefeitos Eliana Cabanas e Porfírio Antônio Rodrigues, o vice-prefeito Hermes Perim, o presidente da câmara de vereadores, Gilberto Nogueira e sua cabo eleitoral mais forte e fiel, Maria Nilza Pereira Loyola, sua esposa e principal articuladora política.

Enquanto a oposição crescia, Dola tropeçava nas decisões administrativas, não apoiando outro nome, e insistindo numa candidatura para um possível terceiro mandado. Para acompanhá-lo na chapa, o nome mais cogitado foi o de Ailton Rodrigues Dias, neto de Dely Rodrigues, que havia ocupado o comando de várias secretárias tendo um excelente desempenho em todas. Porém, no último momento da composição da chapa, Ailton é substituído por "Gilmar do caminhão", filho dos ex-vice-prefeitos Helenita e Gilberto Moitinho (expecula-se que esta substituição foi forçada por Uberlândia Pereira).

Esse fato provocou uma tensão no município e o prefeito Dola perdeu credibilidade. Por outro lado, Loyola, tendo como vice o presidente da câmara de vereadores, Gilberto Nogueira, neto de Manoel Rodrigues, disputava voto a voto com o prefeito Dola. O prefeito sofre um golpe político na última semana antes da eleição, sendo impugnado. De última hora, é substituído pelo vereador Dulinha, o que não foi suficiente para cicatrizar o golpe, levando Loyola ao êxito nas urnas. De 2008 a 2012 o governo Loyola conseguiu subir patamares e descer aos porões administrativos. Com início de governo bem avaliado, cometeu erros administrativos que proporcionaram a perca de sua popularidade e credibilidade com o município.

Dentre os benefícios, conseguiu retirar o município da inadimplência, mas em contra-partida obteve uma linha de frente fraquíssima onde o funcionalismo público vivenciou um verdadeiro desmando. A ferida mortal foi a ausência de investimentos na saúde capazes de suprir a demanda da cidade. As figuras de destaque do governo foram à primeira-dama Maria Nilza Loyola e o secretário de finanças Célio Nogueira. Concorrendo a reeleição, Loyola perdeu com pouco mais de 1800 votos para Uberlândia Pereira, uma vez que em plena campanha política os servidores estavam com seus salários atrasados onde alguns chegaram a invadir o prédio da prefeitura. A partir de sua derrota nas urnas, Loyola abandonou o município e como consequência foi pedido seu afastamento oficial do cargo de prefeito, assumindo como prefeito o então vice-prefeito Gilberto Nogueira.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mais de 3 mil casas serão entregues pelo Minha Casa, Minha Vida em Teixeira de Freitas

Através do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, mais de 1. 500 unidades habitacionais estão sendo construídas para beneficiar a comunidade teixeirense. A previsão para finalização de mais um dos empreendimentos é para o mês de agosto deste ano. O Residencial Castelinho I possui 500 casas, parte delas está em fase de acabamento, assim como o calçamento e a área de lazer já está pronta.

Além do Castelinho I, o Residencial Santos Guimarães, no bairro Colina Verde, terá mais 1 mil unidades habitacionais – este empreendimento é o primeiro em Teixeira de Freitas em que as casas serão construídas em sobrados, a previsão para entrega é setembro de 2014. Vale o destaque que além destas que já estão em construção, mais de 2 mil casas estão em fase de aprovação, nos bairros Colina Verde, Castelinho e Luís Eduardo. São os residenciais Antônio Costa Filho, Castelinho II, Padre José, Liberdade I e II.

A importância de tais obras se dá não apenas pela equalização do déficit habitacional na cidade, mas também pela geração de emprego e renda impulsionando, consequentemente, a economia local. Cada empreendimento gera de 300 a 400 empregos diretos e mais de 70% dos insumos da obra são adquiridos no comércio local. As obras estão a todo o vapor, e as inscrições para participação do programa foram estendidas até o dia 15 de junho.

Para se inscrever, é necessário ter renda de até três salários mínimos, morar no município de Teixeira de Freitas há mais de dois anos, não possuir imóveis e financiamento de veículos, não ter participado de nenhum programa habitacional de interesse social em qualquer parte do Brasil; e ter cadastro ou cadastrar-se no CADUNICO (Bolsa Família).

As inscrições no Minha Casa, Minha Vida, relação de documentos e outros esclarecimentos estão sendo oferecidos nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Os Cras estão localizados no São Lourenço, Rua Sargento Pedro, 199; no bairro Liberdade, Rua Canadá, 385; no Jerusalém, Rua Inácio Monteiro, 337 – ao lado o da Escola Pedro Agrizzi Neto; e no Ulisses Guimarães, Rua México, 441 – próximo ao final do ponto de ônibus. 

A sede da Secretaria Municipal de Habitação, na rua José do Patrocínio, 307, São Lourenço, também é um dos pontos de inscrição, logo atrás do posto Gef, no centro da cidade.

Infor: teixeiraagora

Vereador Audrey Correia requer calçamento da Rua Alvorada em Itanhém


O vereador pelo PR Audrey Correia, na última Reunião da Câmara de Vereadores de Itanhém, apresentou o requerimento de Nº 057/2013, que requer o calçamento da Rua Alvorada no bairro Centro em Itanhém, o requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes.

A justificativa do requerimento foi: “Estamos diante de um pedido dos moradores da Rua Alvorada, situada no Bairro Centro, sede do Município. Nesta rua há muitos anos atrás foi feito um recapeamento da mesma com uma camada de asfalto, mas esta camada asfáltica foi tão fina e frágil que pouco tempo depois começou a apresentar buracos e rupturas.

Como todos sabem hoje esta rua se encontra em uma situação lastimável, quase que intrafegável, devido a grande quantidade de buracos. Lembramos ainda que a Rua Alvorada é uma rua de entrada da cidade que dá acesso ao Parque de Exposições e em períodos de evento como a Exponhém, onde temos um alto fluxo de carros na cidade, a entrada para o Parque de Exposições de carros de passeio fica localizada justamente nesta rua.

Desta forma, peço o apoio dos colegas na aprovação desse requerimento que tanto irá beneficiar os moradores da Rua Alvorada e a comunidade como um todo”.

Iinfor: itanhemfest

Vereador apresenta projeto que prevê remoção de veículos abandonados em vias públicas

Vereador apresenta projeto que prevê remoção de veículos abandonados em vias públicas
O vereador Tiago Correia (PTN) apresentou nesta segunda-feira (6) à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador um projeto de lei que prevê a remoção de veículos abandonados em vias públicas.

A proposta pretende dar autonomia a agentes de trânsito e policiais militares para lavrarem o auto de identificação de características de abandono e realizar remoção da via pública para o pátio da Transalvador. 

Segundo a matéria, podem ser removidos veículos sem identificação de número de chassi e motor, com registro de comunicação de venda no sistema informatizado do Departamento Nacional de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) e em estado de abandono visível.

Vice-prefeita de Salvador acusa Concessionária Litoral Norte de racismo

Vice-prefeita de Salvador acusa Concessionária Litoral Norte de racismo

A vice-prefeita Célia Sacramento (PV) promete processar a Concessionária Litoral Norte (CLN) por ter sido impedida de usar o passe livre no pedágio na Estrada do Coco (BA-099), sentido Salvador, na tarde deste domingo (7). Segundo ela, o caso seria enquadrado como racismo, porque não pôde passar mesmo após se identificar e apresentar a placa oficial da prefeitura soteropolitana.

“Após 30 minutos de conversa e intervenção da Polícia Militar, pude finalmente seguir caminho. O nome disso? Racismo. Tomarei as medidas legais cabíveis”, contou a vice-prefeita em sua página no Facebook. Célia voltava de um encontro preparatório para a 6ª Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Contatada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da CLN prometeu enviar nota, mas não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Incêndio acidental provocado por criança de 07 anos destrói casa em Itamaraju


Aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (06) um trágico incêndio em uma residência próxima a agência do Bradesco, mais precisamente na rua Gloria, 32, bairro 31 de Março as informações dadas pelos vizinhos foi de que uma criança de apenas 07 anos de idade, deixada em casa sozinha, brincava com uma vela, que veio a cair sobre um colchão, provocando o incêndio. Ao perceber o fogo a criança assustou-se e começou a gritar pedindo por socorro, uma vez que sua mãe havia saído e deixado a grade da porta com cadeado, impedindo que o menor pudesse fugir do incêndio.
 Os vizinhos ao ouvirem os gritos da criança arrombaram o cadeado e retiraram o garoto, em seguida acionaram o SAMU e o Bombeiro Civil, a equipe do SAMU prestou atendimento a criança, os bombeiros com ajuda dos vizinhos conteram as chamas, mas infelizmente o fogo queimou toda mobilha da casa. A criança ficou sob os cuidados dos vizinhos, a mãe da criança poderá responder por processo por deixar menor incapaz sozinho em casa, conforme artigo 133 do código penal.
 O artigo 133 do Código Penal prevê, segundo o advogado Ricardo de Moraes Cabezón, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que "abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, é incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono" caracteriza crime de abandono de incapaz.

Infor. Radar 830

Casal é brutalmente assassinado em Posto da Mata, município de Nova Viçosa

Mulher morreu na hora e homem ainda foi socorrido, mas veio a óbito também l Fotos: Rádio Líder

O duplo homicídio aconteceu na madrugada desta segunda-feira (6) na Rua das Hortências, bairro Jardim Planalto, no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa e as vítimas foram Adriana Pereira Dias, 31 anos e o esposo dela, Hélio Dário Dias, 55 anos.

As informações acerca da dupla execução ainda são preliminares, mas segundo depoimentos de vizinhos das vítimas, foi ouvido um barulho típico de um carro e pouco tempo foi iniciada uma sequência de disparos. Adriana morreu na hora, enquanto Hélio ainda foi socorrido com vida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito.

Segundo acaba de informar o perito criminal Marco Antônio Lima, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), responsável pela perícia de local, Adriana Pereira Dias, 31 anos, foi morta com três tiros de revólver calibre 38, todos na cabeça. Já em relação a Hélio Dário Dias, 55 anos, como o mesmo foi socorrido ao HMTF e o corpo ainda não passou por necropsia, sabe-se apenas que o mesmo também foi abatido com disparos na cabeça, não sendo possível ainda precisar o número exato de tiros.

O crime teria sido presenciado por uma criança, filha do casal morto. Os assassinos roubaram dois televisores do interior da casa, para supostamente tentar enganar a polícia. O perito Marco Antônio Lima informou que pelo cenário e principalmente o número de disparos, ficou característico tratar-se de execução.

O caso está sendo investigado pelo delegado Samuel Martins, titular da Polícia Civil de Nova Viçosa, que tenta a partir de agora através de um inquérito policial instaurado identificar autoria e motivação para o duplo homicídio.

Dilma anuncia redução de juros de crédito para microempreendedores

Dilma anuncia redução de juros de crédito para microempreendedores

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (6) a redução da taxa de juros do crédito para microempreendedores. "Hoje nós temos 120 mil empregos criados por esses pequenos negócios.

Então, além de melhorar a sua própria renda, os microempreendedores estão contribuindo também para gerar empregos no país", declarou a gestora, ao informar que a taxa do Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (Crescer), operado por bancos públicos, passará de 8% para 5% até o final de maio.

A presidente informou que o Crescer, que oferece até R$ 15 mil a pequenos empreendedores, emprestou R$ 4,6 bilhões até o fim do ano passado. Segundo Dilma, o programa do Microempreendedor Individual (MEI), por meio do qual são oferecidos os créditos, deve chegar a três milhões de adesões "nos próximos dias". 

'É impossível zerar o narcotráfico', admite secretário de Segurança Pública da Bahia

'É impossível zerar o narcotráfico', admite secretário de Segurança Pública da Bahia

O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, apresenta, em entrevista ao Bahia Notícias, um breve balanço sobre a redução da criminalidade na Bahia – segundo ele, nos três primeiros meses de 2013, os índices de homicídios no estado caíram 20% –, enumera aquisições e contratações feitas pelo governo para melhorar a infraestrutura da área e admite que as pretensões da SSP são realistas quando o assunto é combate ao tráfico de drogas.

“O que a gente quer, na verdade, não é zerar o narcotráfico. Isso é impossível. Desde que há uma oferta há também a procura, há o mercado”, avalia. Barbosa explica a dinâmica de migração dos criminosos quando acuados pela ação policial nas bases comunitárias de segurança, se posiciona sobre a polêmica em torno da redução da maioridade penal e reclama da falta de apoio dos bancos no enfrentamento às explosões de caixas eletrônicos. 

“Eles jogam a responsabilidade para a Segurança Pública somente, e a responsabilidade tinha que ser conjunta”, declara, ao ressaltar a importância da adoção, pelas instituições financeiras, de mecanismos de inutilização das cédulas. Na conversa com o BN, o secretário comentou o caso das “dicas de como agir durante um assalto” divulgadas no site da SSP – que ganhou repercussão nacional –, fala sobre as negociações salariais com as polícias Civil e Militar e rebate as críticas feitas pelo vereador Suíca (PT) às ações da pasta no âmbito estadual. “Eu até convido o vereador a conhecer o Plano de Segurança Pública do governo, o governo dele, que eu acredito que ele não conheça”, propõe.

Maior parte das tentativas de fraude com dados roubados é de telefonias

Maior parte das tentativas de fraude com dados roubados é de telefonias

A cada 15 segundos um consumidor brasileiro foi vítima de tentativa de fraude com documentos ou dados roubados entre janeiro e março deste ano. Levantamento feito pela Serasa Experian registrou mais de 507 mil ações de criminosos que conseguem crédito ou adquirem produtos sob falsa identidade. O número foi 5,14% maior que o registrado no mesmo período de 2012, quando houve quase 483 mil tentativas.

A maioria dos casos no primeiro trimestre de 2013 ocorreu no setor de telefonia, com cerca de 196 mil casos, ou 39%. A pesquisa mostra ainda que houve mudança no comportamento dos criminosos. Em 2012, a maioria das vítimas foi lesada pelo setor de serviços, que agora representa 30% das ações ou 154 mil casos registrados em seguradoras, construtoras, imobiliárias, salões de beleza e agências de turismo. Já o setor de bancos e financeiras ocupa a terceira posição, com mais de 106 mil tentativas de fraude, o equivalente a 21% do total.

Em seguida, aparece no ranking o varejo, com 2% do total ou 8,5 mil ocorrências de compra, principalmente de aparelhos eletrônicos. As maiores vítimas são consumidores que tiveram documentos roubados e usuários da internet que registram dados pessoais sem verificar a segurança dos sites.

Cerca de 250 indígenas ocupam antiga sede da secretaria de Educação

Cerca de 250 indígenas ocupam antiga sede da secretaria de Educação

Cerca de 250 líderes indígenas de todo o estado ocupam a sede da antiga Secretaria de Educação, próxima a pasta de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) a partir desta segunda-feira (6). De acordo com o presidente da Federação Indígena Pataxó Tupinambá Extremo Sul, cacique Aruã, os representantes querem cobrar da adiministração estadual antigas reivindicações para o setor, como concurso público para professor indígena, regulamentado desde 2003. 

"Outra cobrança são ações do Plano de Trabalho Operativo do Governo do Estado (PTO), com projetos nas terras indígenas, que o governo não assumiu a responsabilidade", critica Aruã. Os índios ainda pedem, conforme o líder pataxó tupinambá, a criação de uma superintendência indígena na Secretaria de Justiça, que só tem até agora uma coordenação para o setor.

O cacique foi até o gabinete do deputado estadual Marcelino Galo (PT) para buscar intermediação nas reivindicações. Os líderes indígenas se reúnem às 15h desta segunda (6) com representantes das secretarias de Educação, Justiça, Relações Institucionais e Casa Civil. Eles também planejam uma manifestação na manhã desta terça-feira (7), na Avenida Paralela.

Prefeita Uberlândia é prestigiada em encontro de prefeitos

Foi realizado neste sábado, 04, no município de Santo Antonio de Jacinto Minas Gerais, o 1° Encontro de prefeitos, que teve a presença da prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira, seu pai o ex-prefeito de Jucuruçu, Dola, o prefeito de Santo Antonio de Jacinto, Emerson Pinheiro Ruas, representantes de Guaratinga, e vários vereadores dos três municípios.

O evento foi realizado  na academia e teve como principal objetivo firmar parcerias entre os municípios de Jucuruçu, Guaratinga e Santo Antonio de Jacinto. Uma das pautas apresentadas pelos representantes foi homenagear as conquistas e discutir melhorias para os municípios; pavimentação e consertos de algumas estradas; ampliação do consorcio de saúde, dando total apoio e acesso aos municípios e promover intercambio cultural e troca de experiências educativas.
 
O prefeito de Santo Antonio de Jacinto Emerson Pinheiro Ruas, disse que este encontro é o inicio de grandes ações voltadas para os municípios, onde vai ser a oportunidade de cada representante do município reunir e discutir os problemas das cidades. O prefeito ressaltou que todos sabem a dificuldade que o município de Jucuruçu se encontra, e com esta parceria toda  população dos três municípios será beneficiada.
Durante o encontro foram divididos três grupos para discussão, sendo saúde, obras e educação, onde um dos grupos abordou o ótimo atendimento que o município de Jucuruçu vem tendo na saúde, pois a gestão passada deixou o município cheio de dividas, e hoje os municípios de Santo Antonio de Jacinto e Guaratinga vêem o crescimento alavancada que o município de Jucuruçu está tendo com um novo governo.
Temos certeza que os três governos terão responsabilidade, e acredito nesta parceria, temos que ter metas e depois mobilizar a sociedade. O distrito de Monte Azul estava com um grande problema que era a falta de médico, e hoje já está tudo normalizado que atende três dias por semana, e na medida do possível o município de Jucuruçu estará junto nesta parceria, mas temos que ser verdadeiros o município não tem nada, pois quando recebemos o município não tinha nem uma bicicleta e hoje conseguiu comprar cinco veículos Uno e uma motocicleta para a prefeitura. Temos que ter o pé no chão e trabalhar com possibilidades, disse a prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira.


Informações: Rafael Gonçalves

Itamaraju: Sec. de Educação realiza 1ª Encontro Municipal de Educação Inclusiva


educação
A Secretaria municipal de Educação de Itamaraju realizou na noite da última a sexta-feira (03), o 1ª Encontro Municipal de Educação inclusiva.
  
O evento aconteceu no auditório da câmara de vereadores, com o objetivo de iniciar o processo de discussão e propostas para o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem a adesão do Município e visa alfabetizar todas as crianças do Brasil com idade até 8 anos.

O tema proposto durante o encontro foi à alfabetização inclusiva, abordando os conceitos e destacando as prioridades com alunos com dificuldade de aprendizagem nas escolas.

educação3
A programação teve a abertura com uma palestra ministrada pela especialista em educação inclusiva, Vera Lúcia Martins, que também é coordenadora do setor de inclusão escolar do município de Porto Seguro, que comemorou a participação em massa dos profissionais da educação do município.

educação2
O evento contou com a presença da Sec. de Educação Dilza Reis, Sec. Municipal de Função e Técnica, Cristiane Cardoso, diretores de escolas, coordenadores, professores e sociedade civil.  

domingo, 5 de maio de 2013

Prefeito envia à Câmara projeto de lei que pode aumentar imposto sobre imóveis, CDL manifesta

"Caso a lei seja aprovada pela câmara de vereadores, o prefeito poderá aumentar os impostos que incidem sobre imóveis comerciais, residenciais e rurais em Itamaraju".

 COMUNICADO

A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju, tomou conhecimento que tramita na Câmara de Vereadores de Itamaraju um projeto de lei que altera artigos do Código Tributário Municipal, dando poder a um servidor público para fazer avaliação nos valores dos imóveis de Itamaraju, sendo o valor definido por este avaliador o parâmetro para cálculo dos tributos municipais que incidem sobre os imóveis.

A CDL entende que o imposto é necessário para o custeio dos serviços prestados a população, no entanto, defendemos o Imposto JUSTO, algo que, na avaliação desta entidade, não acontece na emenda que o executivo municipal propõe no projeto de lei que tramita na Câmara.

Avaliando este projeto questionamos?

a) A avaliação do valor de um imóvel requer conhecimentos técnicos e mercadológicos, qual servidor estaria apto a estabelecer com justiça e veracidade, sem cair no erro da super ou da sub valorização, o valor de um imóvel em nossa cidade?

b) Quais os critérios, estabelecidos na lei, que este servidor utilizaria para avaliar o valor dos imóveis? 

c) Não seria melhor, antes de fazer esta alteração, discutir previamente com a sociedade organizada para que os resultados da lei atendam os anseios do poder público e as necessidades da população?

Diante do exposto, a CDL Itamaraju manifesta-se CONTRA a alteração destes artigos no código tributário e conclama a sociedade e toda a população a manifestar-se, sensibilizando os vereadores a NÃO aprovar o referido Projeto de Lei.

Coelba registra 4,6 mil ligações elétricas irregulares em Salvador e Região Metropolitana

Coelba registra 4,6 mil ligações elétricas irregulares em Salvador e Região Metropolitana

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) identificou 4,6 mil ligações elétricas clandestinas em Salvador e Região Metropolitana este ano. Ainda assim, o número de ligações de energia irregulares – conhecidas popularmente como “gatos” – diminuiu em relação aos primeiros meses do ano passado, de acordo com a companhia.

 Segundo reportagem do A Tarde, houve redução de 57,14% na quantidade de casos contabilizados pela Coelba. A assessoria de comunicação da empresa informou que as fraudes são observadas em grande número em todos os bairros da cidade, sem distinção.

Roberto Carlos vai processar Nicolás Maduro por uso da canção ‘Detalhes’ sem autorização

Roberto Carlos vai processar Nicolás Maduro por uso da canção ‘Detalhes’ sem autorização

O cantor e compositor Roberto Carlos vai entrar com uma ação contra Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, pelo uso desautorizado da canção “Detalhes” em uma propaganda política. O vídeo da campanha começa com as notas do teclado de “Detalhes”, em uma versão em espanhol, interpretada pelo brasileiro.

TCE apura mais de R$ 5,8 milhões de prejuízos ao município em contratos da Prefeitura de Palmas com a Delta


TCE apura possível prejuízo de mais de 5 mi em contratos da Delta com Prefeitura
Acusados, entre eles o ex-prefeito Raul Filho, terão 15 dias para apresentar defesa,inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou um prejuízo de R$ 5.813.017,28 em seis contratos da Prefeitura de Palmas com Delta Construções S.A., empresa ligada ao esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. Os contratos se referem ao período de 2007 a 2009 para serviços de limpeza pública, drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica.

Dentre os principais problemas apurados estão: procedimento de dispensa de licitação irregular, ausência de pesquisa prévia de preços, falha na justificativa de dispensa de licitação, ausência de disposições obrigatórias no contrato administrativo, falta de um servidor para acompanhar a execução dos contratos, ausência de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, falta de transparência nas medições e não cumprimento das cláusulas contratuais.

Com isso, em decisão unânime na quarta-feira, 3, os conselheiros decidiram converter a inspeção em tomada de contas especial e dar 15 dias para que os envolvidos apresentem a defesa. Conforme o TCE, após esse período, o processo vai a julgamento no pleno do tribunal e os acusados podem ser condenados a devolver o montante de quase R$ 6 milhões.

Conforme a resolução do TCE, publicada nesta sexta-feira, 5, no Boletim Oficial do tribunal, o objetivo da inspeção instaurada no ano passado foi apurar indícios de favorecimento à Delta e, em consequência, descumprimento da Lei de Licitação (8.666/1993), bem como possíveis danos ao erário.

Dos mais de R$ 5,8 milhões, a inspeção encontrou prejuízo de R$ 390.164,17 sobre o contrato nº 239/2008, decorrente de pagamento total do contrato antes do término de sua vigência. Nos contratos de 2009 a 2011, os danos apurados somaram R$ 5.422.853,11 por causa de pagamentos acima do valor contratado.

Entre outros, são citados: o ex-prefeito Raul Filho (PT), o ex-secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jair Corrêa Junior; os ex-gerentes de Limpeza Pública (responsável por assinar as medições), Benedito Fernandes Júnior e Raimundo Gonçalo; o ex-diretor da Agência de Serviços Públicos, Luiz Marques C. Damasceno; o ex-iretor de Parque e Jardins (responsável por assinar as medições), Marcos Antônio da Silva Vargas; e a Empresa Delta Construções S/A

Parceria municipal busca recuperação de estrada

Da redação JN

Aconteceu na ultima quinta-feira, dia 02 de maio, importante reunião na sede da Prefeitura de Jucuruçu, entre os prefeitos dos municípios de Itanhém (Bentivi), Vereda (Dinoel Souza Carvalho e Jucuruçu) (Uberlândia Carmos Pereira), juntamente com representantes de proprietários rurais e vereadores dos três municípios, visando à realização de parceria para recuperação da estrada que liga os três municípios).


Prefeito de Itanhém (Bentivi) prefeita de Jucuruçu (Uberlândia Pereira) prefeito de Vereda (Dinoel Souza). 

A reunião foi um ato inédito na região, pois revelou o amadurecimento de três lideranças municipais, que viu na parceria a solução para um grave problema que vem afetando os três municípios. A estrada que liga Jucuruçu aos municípios de Vereda e Itanhém é importante rota de escoação da produção regional e tráfico de passageiros que necessita de recuperação total com obras de canalização de águas fluviais e cascalhamento.


Os três municípios entrarão com a oferta de equipamentos (Caçambas, Patrol, Tratores e Pá Carregadeira, além de combustível e pessoal), para recuperação da referida estrada. Destacou-se ainda na reunião a presença do representante do DERBA João Alexandre Teixeira de Matos, que além de colocar o órgão à disposição dos prefeitos para auxiliar na realização da obra, muito elogiou a iniciativa dos gestores, em unir forças para buscar solução para um grave problema que afeta as três municipalidades.


Ao final da reunião ficou acertado que a obra já iniciará na próxima semana, com previsão para conclusão no final da primeira quinzena do mês de junho.

sábado, 4 de maio de 2013

Seca: Bahia tem 8 mil toneladas de milho disponíveis para ração animal


A indisponibilidade de milho para ração animal começa a ser superada na Bahia. Segundo informações Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 8 mil toneladas de milho, para venda a preços subsidiados, estão disponíveis nos 13 polos de venda do estado.

O Programa Venda em Balcão é uma inciativa do governo federal, por meio da Conab, e está inserido nas ações emergenciais de convivência com o semiárido. O grão pode ser encontrados nos polos localizados nos municípios de Irecê, Santa Maria da Vitória, Entre Rios, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi, Paulo Afonso, Seabra, Conceição do Coité e Jequié.

O secretário estadual da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, Rui Costa, destacou que esta é mais uma conquista, fruto de um trabalho em parceria. “Graças ao esforço conjunto entre os governos estadual e federal, conseguimos ampliar a disponibilidade de milho.

O desafio, agora, é comercializar todo o milho disponível, para que mais grãos cheguem e os rebanhos se mantenham supridos de alimento. Precisamos fortalecer cada vez mais a agropecuária e o pequeno produtor”, declarou Rui.

Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa

Jô Soares manda Galvão Bueno calar a boca em programa

O apresentador Jô Soares recebeu em seu programa na madrugada deste sábado (4) o comentarista esportivo Galvão Bueno e o ex-arbitro Arnaldo Cézar Coelho. No meio da conversa, sem conseguir fazer uma nova pergunta ao comentarista, Jô o mandou calar a boca.

Tim afirma que Anatel não conseguiu comprovar queda proposital de chamadas

Tim afirma que Anatel não conseguiu comprovar queda proposital de chamadas

A Tim afirmou em comunicado nesta sexta-feira (3) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não conseguiu comprovar que a empresa derrubava ligações de clientes de maneira proposital. Confira a notícia na Coluna Mercado. 

Operação apreende seis toneladas de carne em Barreiras

Operação apreende seis toneladas de carne em Barreiras

Operação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Vigilância Sanitária de Barreiras apreendeu seis toneladas de carne clandestina, na madrugada deste sábado (4), na cidade do oeste baiano. As carnes, que são de gado, porco e carneiro, foram encontradas em diversos pontos e estavam sem certificado de origem e inspeção sanitária. O material teria sido encaminhado para o lixão da cidade.

Lobão faz as pazes com Mano Brown: 'Vamos tocar juntos'

Lobão faz as pazes com Mano Brown: 'Vamos tocar juntos'

O cantor Lobão resolveu fazer as pazes com o rapper Mano Brown. Os artistas discutiram através do Twitter por conta de citações que Lobão fez em seu livro sobre Mano, chamando-o de “braço armado do PT”. Confira a notícia na Coluna Holofote. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Iniciada obra do asfalto em Jucuruçu


A empresa Torre Empreendimentos deu inicio nesta segunda-feira, 29, ao inicio de uma das obras mais esperadas pelos moradores de Jucuruçu e cidades vizinhas, a primeira etapa do asfalto que irá de Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria esta vindo a todo vapor.
Nossa equipe de reportagem pode presenciar nesta quinta-feira, 02, a equipe trabalhando, onde começaram com medição da estrada, patrolamento e corte das estradas. Para aqueles que querem ir no município parte da estrada até a divisa de Itamaraju a Jucuruçu já está patrolada facilitando ainda mais o acesso.
Esse trabalho vem sendo desenvolvido e fiscalizado pela prefeita Uberlândia Pereira, preocupada com a população ela vem a cada dia acompanhando as obras da estrada.
Segundo a equipe da Torre Empreendimento, os engenheiros deram inicio na medição da estrada para poder colocar as duas vias, logo em seguida o corte e patrolamento em quase vinte quilômetros da estrada.

Informações: Rafael Gonçalves

Prefeita busca melhorias para Jucuruçu



Preocupada com o município de Jucuruçu, a prefeita Uberlândia Pereira, junto com o deputado estadual Timóteo Brito, realizou uma audiência junto com o governador, afim de buscar melhorias para o município.
Segundo a prefeita Uberlândia, relatou a nossa equipe de reportagem que a visita ao governador foi para pedir calçamento para algumas ruas de Jucuruçu, alem de melhorias nas estradas.

Informações: Rafael Gonçalves

Homem é preso acusado de estuprar criança de 2 anos em Feira


Um homem de 58 anos foi preso nesta quinta-feira, 2, no município de Feira de Santana (a 108 km de Salvador), acusado de estuprar uma criança de 2 anos. De acordo com informações da polícia, o pedreiro Claudionor Alves dos Santos contou que estava bebendo em sua residência, no bairro de Mangabeira, quando a mãe da menina a deixou com ele.

Após a saída da mulher, Claudionor teria passado a mão nas pernas da criança e introduzido um dos dedos em sua vagina. Ele foi detido por populares e preso por agentes da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além de ser autuado em flagrante por estupro. A criança foi socorrida para uma clínica e transferida em seguida para o Hospital Estadual da Criança. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. As informações são do site Acorda Cidade. 

Inflação semanal tem queda em três das sete capitais


O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no fechamento do mês de abril, na comparação com a terceira semana do mês.

 O índice nacional fechou o mês em 0,52%. Divulgado hoje (3), o balanço nas capitais mostra que ocorreram reduções em Brasília, onde a inflação passou de 0,47% para 0,41%; no Rio de Janeiro, de 0,74% para 0,65% (a mais acentuada entre as cidades pesquisadas); e em Porto Alegre, de 0,54% para 0,47%.

 Já em São Paulo, houve aumento de 0,04 ponto percentual, e a taxa subiu de 0,37% para 0,41%. A FGV também verificou aumento da inflação no Recife, de 0,43% para 0,45%, e em Belo Horizonte, de 0,68% para 0,69%. Os preços em Salvador ficaram estáveis e foi registrada inflação de 0,65%. (Agência Brasil).

Dupla é flagrada com arma e muita droga em Eunápolis



Dois jovens foram detidos nesta quinta-feira (2), na zona norte de Eunápolis, com muita droga e uma arma de fogo. Walace dos Santos Souto, 19 anos e um adolescente de 15 foram flagrados por agentes da Polícia Civil no Caminho 27 do bairro Alecrim II.

Os policiais estavam no local investigando a morte de uma cabelereiro, ocorrida de madrugada, no Pequi. Segundo o delegado Eridelson Bastos, coordenador da 23ª Coorpin e titular da Delegacia Territorial, a dupla estava em atitude suspeita.
Durante revista pessoal, os investigadores encontraram na mochila de Walace mais de dois quilos de maconha, 10 gramas de cocaína e meio quilo de crack, além de um revólver calibre 38, quase R$ 400 em dinheiro e quatro telefones celulares.
Os dois acusados foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente deve ser liberado.

Walace já tinha passagem pela polícia. Em 2010 ele foi preso no bairro Alecrim II, com diversas munições calibre nove milímetro, de uso restrito das forças armadas. Na ocasião ele alegou que encontrou um pacote com as balas no meio da rua.

ACM Neto é homenageado pelos contabilistas

Prefeito e Vice, ACM Neto e Célia Sacramento, com Wellington Cruz, presidente do conselho

Ao som dos acordes do “Hino do Senhor do Bonfim”, o prefeito ACM Neto foi homenageado na manhã desta sexta-feira como “contador honorário” pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, entidade fundada há quase 70 anos. Ao agradecer a honraria, o prefeito lembrou que, como deputado federal, trabalhou para implantar a Lei 12.249, que trata das sociedades anônimas. “Na prefeitura também procuro seguir à risca uma das máximas da contabilidade, que é gastar apenas o que temos.” Ainda em seu discurso, o prefeito ressaltou que encaminhou à Câmara Municipal um projeto de reforma tributária que pretende dar mais eficiência econômica ao município. 

“A aprovação deste projeto não é essencial para viabilizar a administração de ACM Neto e da professora Célia [Célia Sacramento, vice-prefeita, também presente ao evento]. A aprovação é essencial para o futuro de Salvador”, afirmou o prefeito. Em seguida, ACM Neto falou que, apesar das dificuldades financeiras da prefeitura, conseguiu realizar alguns avanços na gestão. “Está tudo bem encaminhado em relação ao PDDU e Louos e, nos próximos dias, vamos avançar em relação ao projeto da orla”, acrescentou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Wellington Cruz, elogiou a postura do prefeito. “As medidas que foram tomadas no início da administração são fundamentais para dar mais dinâmica à gestão.” Ao final, o prefeito também recebeu uma escultura do arquiteto e design André Moreno. Cerca de 500 pessoas participaram nesta sexta-feira do seminário em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, evento realizado no Hotel Fiesta. No Brasil, existem cerca de 500 mil contabilistas na ativa, dos quais 20 mil na Bahia. Os contabilistas ainda aproveitaram o evento para homenagear as mães presentes ao hotel. A psicóloga Rosário Magalhães, mãe do prefeito, ganhou um arranjo de flores.

Prefeitos da região se reuniram nesta quinta feira no gabinete da prefeita de Jucuruçu


Nesta quinta feira 02/05/2013 estiveram em Jucuruçu o prefeito de Itanhém Bentivi (PSB) o prefeito de vereda Dinoel (PSD) e o engenheiro do derba Dr. João Alexandre Teixeira de Matos, o vereador e presidente  da câmara de Jucuruçu Mizin o vereador Vevei o vereador Elson da Prata o vereador Talim, vereador Boy Muniz, e também o vereador do município de Vereda Sinsin, e secretários dos três municípios.
O objetivo desta reunião foi unicamente para tratarem o assunto da manutenção dos 58 quilômetros da estrada que interligam o município de Jucuruçu a cidade de Itanhém e Vereda.  Essa pacereria entre os três municípios e o derba é de grande importância, pois sabemos da dificuldade que á entre Jucuruçu Itanhém e Vereda devido à dificuldade de acesso, pois esses 58 quilômetros de Jucuruçu a Itanhém sempre causaram transtornos de locomoção.
A prefeita Uberlândia Pereira (PSD), juntamente com o prefeito de Itanhém Bentivi (PSB) o prefeito de Vereda Dinoel (PSD) e o Dr. João Alexandre Teixeira de Matos, se uniram para que faça um trabalho de qualidade na estrada que ligam esses municípios, será feito um trabalho nunca visto nesta estrada como, por exemplo, escoamento da água das chuvas e manilhamento onde over necessidade.
Será usado também um tipo de cascalho bem melhor que se usava antes, será feito um trabalho de compactação do solo, pois deixará a terra bem compactada e preparada para receber a camada de cascalho, serão usados maquinários compatíveis para que o melhoramento dessa estrada seja bastante duradouro, e assim dará mais resistência e consistência esse trajeto.
O inicio dessa obra ficou marcada para a próxima segunda feira 06/05/2013.
Na reunião os perfeitos  disseram que vão fazer de tudo pra que essa estrada esteja sempre passando por restauração.

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.